Xtion, sensor de movimento de corpo inteiro para PC
Xtion é o nome do dispositivo apresentado como o primeiro sensor de movimento de corpo inteiro desenvolvido exclusivamente para PC. Este novo «brinquedo» utiliza sensores sofisticados para controlo preciso dos movimentos com uma interface intuitiva que possibilita experiências on-line, multimédia e de jogos verdadeiramente interactivas e divertidas. Vários jogos oferecem já compatibilidade total com o Xtion, com outros mais a chegarem em breve. A Xtion Store dedicada dispõe de uma variedade de jogos e aplicações exclusivas e os consumidores que adquirirem o dispositivo recebem uma oferta de três jogos exclusivos.
Gestos num novo mundo de entretenimento O Xtion funciona com qualquer PC via USB, tornando-o acessível a todos os utilizadores de desktops, notebooks e ultrabooks. Este novo dispositivo pretende oferecer uma experiência completamente intuitiva, o Xtion reconhece gestos de toque, ondas, entre outros, permitindo através dos gestos um acesso rápido a jogos, filmes, fotografias e navegadores de Internet. A simplicidade de utilização da Xtion torna-o assim numa interface divertida e conveniente para todas as faixas etárias, dispondo ainda de uma navegação simples e de ícones grandes no ecrã que permitem maior nitidez.
As aplicações de Facebook, Picasa e Flickr foram especialmente desenhadas para o Xtion de modo a tornar as redes sociais e a partilha de conteúdos mais entusiasmantes e pessoais através da interacção de corpo inteiro. O Xtion inclui ainda uma aplicação do YouTube dedicada que utiliza os controlos dos sensores de movimento.
A Asus trabalhou em estreita colaboração com a Hillcrest Labs para trazer o navegador Kylo para o Xtion. O navegador, que utiliza movimentos, inclui links directos para mais de 30 websites, podendo os utilizadores interagirem e escreverem através de um ecrã virtual no ecrã. Ele permite ainda que todos os conteúdos de internet compatíveis possam alvo de zoom in e zoom out e de rotação através de gestos do utilizador.
Jogos de PC controlados por gestos para divertimento com a família e amigos Vários jogos de PC oferecem já hoje compatibilidade com a Xtion. Com a utilização activa da totalidade do corpo, os jogos tornam-se mais entusiasmantes e permitem maior envolvimento e cooperação com os outros jogadores. O design do Xtion torna-o numa experiência multijogador excelente, com a imersão completa nos jogos da família e amigos.
Neste dispositivo, não existe necessidade de hardware ou controladores adicionais e a lista de jogos compatíveis irá continuar a crescer e a incluir algumas das principais marcas. A lista inclui o Virtua Tennis 4 da Sega, Need for Speed: Hot Pursuit da EA’s, Street Fighter 4 da Capcom, Fruit Ninja da Halfbrick Studios e o famoso Angry Birds da Rovios’s.
Xtion Store dedicada oferece jogos e aplicações exclusivas Directamente integrada na interface de utilização do Xtion e desenvolvida em colaboração com a appside, a Xtion Store dispõe de uma oferta alargada de entretenimento com jogos e aplicações, desenhadas para aproveitar ao máximo a interacção com corpo inteiro no PC. Além dos jogos de acção, há ainda jogos de desporto, fitness e simuladores de dança.
A Xtion, de momento, traz consigo uma oferta especial constituída por três jogos exclusivos desenvolvidos especialmente para este novo produto. O Beatbooster – jogo de corridas - e o DanceWall – competição de dança – oferecem ambos a opção multi-jogador. Já o MayaFit simula aulas de ginástica permitindo programar rotinas de exercícios e regimes de treino individuais.
Especificações:
Homepage: Asus
Este artigo tem mais de um ano
Há alguma vantagem em relação ao Kinect?
A meu ver o Xtion é nativo para o PC enquanto o Kinect precisa de algumas artimanhas para funcionar no PC. De qualquer das formas o sistema é muito similar, contudo podemos ter em conta que no PC a evolução pode ser superior, especialmente a nível gráfico num futuro mais próximo.
Nada disso, já saiu a versão para PC do Kinect: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=549613
Alo, melhor ainda, alguma concorrência significa mais e melhor desenvolvimento!
Se a Microsoft se chamasse Apple, já estaria a processar a Assustek. Lol
Hahahaha, acho bem, lá vêm os haters atacarem, imagina tu teres uma empresa que cria um produto, e as outras empresas tentam sempre copia-lo o que tu farias?
“sempre”… RIIIIIGHT…
Como se nada do que a Apple tem no iOS tivesse sido copiado do Android e de outros sistemas operativos…
Não estou a defender nenhuma marca, porque TODAS ELAS se copiam umas ás outras sem excepção.
Só para win que mal
kinect vs Xtion???
vantagens e desvantagens? =)
Uma desvantagem que vejo a partida é a mobilidade, uma consola leva-se para qualquer lado enquanto o computador e algo mais pessoal e mesmo sendo portátil temos que ter uma televisão recente para ligarmos o portátil para onde formos para puder usufruir do xtion.
Discordo dessa questão da portabilidade porque à semelhança do que acontece com a consola basta ter os cabos certos nada mais – e hoje em dia há todo o tipo de cabos para as mais diversas ligações.
De resto levar o PC ou a consola, na minha opinião, é exactamente igual, talvez até uma ligeira vantagem para o PC 😉
E a consola, também não ligas a uma TV?!
Um portátil, em pleno parque da cidade, xtion.
Faz isso com uma consola.
axo que te enganas te na comparaçao, uma consola é que necessita obrigatoriamente de uma tv, e xbox nao é nada pequena nem portatil
Tambem podiam por o link para o SDK e o preco no mercado 😉
pikax, o preço está bem explícito acima, o SDK pelo que vi ainda não é publico…
será que da para fazer o mesmo que um TrackIR 5 ? =\
Se der para fazer desenvolvimento como o kinect.
Não seria uma mau preço para usar para projectos finais nas faculdades.
vou pensar seriamente em usar um.
Já repararam que a cada dia que passa estamos mais perto do que se vê em Relatório Minoritário?
Kinect, Xtion … são passos nessa direcção. O futuro está a surgir bem diante dos nossos olhos.
Relativamente ao tópico, creio que é como o Mário diz, uma vez que foi desenvolvido especificamente para PC, poderá também ser melhor explorado nessa plataforma e assim sendo, trazer muito mais e melhor. E não falo apenas de jogos. Falo mesmo em coisas tão simples e que damos diariamente como adquiridas, como por exemplo, o simples manuseio dum rato e teclado.
Nao ah nada que bata o teclado em termos profissionais, ja o rato e um serio candidato a ficar em desuso, mas eu diria q sera em 1 fase ao multitouch.