Waymo, a empresa da Google, apresentou o seu carro autónomo
O investimento da Google na criação de carros autónomos é muito grande e leva já bastantes anos. É das poucas empresas que tem carros em desenvolvimento e a única que criou um veículo de raíz para esta nova vertente de transportes.
Mas, a Google, resolveu autonomizar esta sua área de desenvolvimento e, para isso, criou a Waymo. Esta empresa apresentou agora o seu primeiro veículo, a carrinha Chrysler Pacifica Hybrid.
Este novo carro é o primeiro produto a sair da parceria com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), anunciada em Maio deste ano.
Esta carrinha, que agora foi apresentada, tem por base o modelo Pacifica Hybrid da Chrysler e incorpora já todos os sensores e computadores que a Google tem usado nos seus outros carros, nomeadamente os Lexus e os próprios carros que desenhou e construiu.
Esta carrinha tem a capacidade de ser completamente autónoma, e esta autonomia permite-lhe deslocar-se aproximadamente 50km. Ao todo vão ser 100 as carrinhas que a Waymo vai colocar nas estradas, já durante o próximo ano de 2017.
A construção destes carros foi feita de forma conjunta e aproximada com a FCA, tendo sido usada uma fábrica especial onde ambas as equipas se complementaram. Ao contrário do que seria esperado, esta construção decorreu de forma paralela.
Estas carrinhas foram alteradas para acomodar toda a tecnologia necessária de modo a que os carros possam ser autónomos, o que mudou radicalmente a sua estética, quer exterior quer interior. O planos da Waymo e da FCA é agora avaliar a reacção dos consumidores a estes novos carros, preparando as suas estratégias de marketing.
Este é mais um passo que é dado no sentido de tornar mais acessíveis os veículos autónomos, tornando-os mais próximos dos nossos carros do dia-a-dia, o que facilitará a sua adopção. Para já, as 100 carrinhas Chrysler Pacifica Hybrid da Waymo e da FCA vão circular pelas ruas da California e de outras cidades norte americanas, contribuindo para os testes que a Waymo continuará a realizar.
Este artigo tem mais de um ano
Eu ia dizer que era uma ambulância, mas voltando 26 anos atrás, os telemóveis pareciam autênticos tijolos com antena!!!
Viva a evolução, viva ao desemprego, viva ao mundo moderno e liberal.
Viva, viva….
Quando estas máquinas dominarem o mundo, voltaremos a ver o exterminador novamente, concordo com a utilização da tecnologia como um apoio às nossas funcionalidades, mas rejeito completamente a utilização desta na substituição das nossas funcionalidades, this is the first step to the end of humanity…
https://www.youtube.com/watch?v=eFE7VvFZAks
Ao ler o teu comentário onde dizes que isto é o primeiro passo para o fim da humanidade, dei por mim a pensar que comentários idênticos aos teus devem ter sido feitos quando apareceram os automóveis.
O problema é que nesse tempo não havia automação. Hoje o risco de desemprego é real e não podemos ser todos programadores de maquinas. Haverá gente sem lugar no mercado.
Trata-se apenas das pessoas que nao tiverem vontade de evoluir e de se adaptar ao que os rodeia…
Se me vieres falar dos velhinhos e afins, sim tens razao, mas sabes que isto nao será 100% para a nossa geracao(30-40anos), logo provavelmente nao causara grande impacto nas geracoes anteriores e que ainda estao cá.
A automação tirou muito postos de trabalho, facto, mas os trabalhadores também não acompanharam essa mudança, que provavelmente foi radical, mas toda a automação precisa de manutenção, configuração e construção. Tira-se uns postos e criam-se outros.
entendo o que dizes.
isto esta a ficar cada vez mais matrix… ahahhahahaha
agora a serio, na holanda eles ja andam a preparar-se para isso. estao a “desenvolver” um subsidio que vai ser dado a todos os cidadãos (desempregados e empregados) para “testar” uma forma sustentável de manter as pessoas basicamente a viver de borla.
Na Holanda?Onde viste isso?
Chama-se Universal Basic Income.
É uma ideia para resolver futuros problemas relacionados com o desaparecimento de trabalhos simples. Mas ainda está na fase de conceito e alguns países estão a fazer testes.
De momento não existem soluções para o pessoal que depois fica em casa sem fazer nada por exemplo.
“mas rejeito completamente a utilização desta na substituição das nossas funcionalidades, this is the first step to the end of humanity…”
Que visão mais distorcida, é o que dá ver tantos filmes e séries. Temos gente com uma mente fértil, mas completamente incapazes de prever o futuro. Talvez por isso esta ser a geração do chapa ganha, chapa gasta.
Evolução natural. O mundo devido à evolução da técnica eliminou doenças, aumentou as condições de vida, aumentou a esperança média de vida o que levou à sobre população. Esta sobre população não é auto sustentável. Se calhar está mesma evolução da técnica levará a uma hecatombe e uma regulação natural da população.
Saiu o novo Fiat Multipla!!!!!
Aquilo depois abre a mala, sai de lá um propulsor e levanta voo.
parece mesmo uma ambulancia
tem material para s n espetar como os tesla..veremos
Espero que seja mais inteligente que os milhares de condutores idiotas que andam nas estradas deste país, e que se espetam nas mais absurdas condições, e tiraram já milhares de vidas.
+1
Quem fala assim não é gago! :clap clap clap:
Já viram o vídeo do Tesla em condução autónoma?
https://youtu.be/avr5MnhAzqE
Aquilo sim é inovação, esse aí na imagem é uma ambulância cheia de sensores….
Esta “ambulancia cheia de sensores” e 100% autonoma ja o tesla não é 100% autonomo. O proprio nao aconselha deixar ele ir sozinho, e sempre ter a atenção.
ja nao vai ser preciso carta, nao vai haver multas..nada