Vodafone faz primeira ligação 5G em Portugal com smartphone
A aposta na tecnologia de comunicação 5G por parte das empresas tecnológicas e operadoras é cada vez mais evidente. É verdade que esta tecnologia ainda não chegou aos clientes finais mas, no caso das operadoras, começam a ser apresentados os primeiros protótipos.
A Vodafone Portugal apresentou hoje, pela primeira vez no nosso País, o protótipo de um smartphone 5G ligado a uma rede pré-comercial da Ericsson.
Esta demonstração representa um avanço tecnológico sem precedentes no percurso que as duas Empresas têm vindo a desenvolver na preparação do lançamento comercial da rede móvel do futuro, tendo sido possível ver no ecrã de um smartphone, pela primeira vez em Portugal, o ícone de rede 5G.
Para esta demonstração foi usada uma solução end-to-end pré-comercial da Ericsson – com uma antena de última geração Massive MIMO Air 6488 na faixa dos 3,6 GHz –, e o protótipo do smartphone da Qualcomm com chipset Snapdragon™ X50.
Com esta demonstração, a Vodafone dá mais um significativo passo tecnológico no que diz respeito ao futuro da inovação em Portugal. Além de apresentar o protótipo de um telemóvel 5G, esta demonstração concretiza os standards 5G Non-Standalone (NSA) fechados pela Indústria para a comercialização desta tecnologia.
Primeira videochamada 5G, em ambiente de Realidade Virtual
A par do protótipo do smartphone 5G foram ainda apresentados mais dois exemplos do estado atual desta tecnologia, nomeadamente a primeira videochamada, em ambiente de Realidade Virtual, realizada entre Lisboa e Orlando, nos Estados Unidos da América, e um jogo VR multiplayer.
Com o evento hoje realizado, a Vodafone Portugal e a Ericsson demonstram, uma vez mais, as potencialidades do 5G. Estas demonstrações aconteceram durante a final do Big Smart Cities, competição de empreendedorismo promovida pelas duas Empresas, e que este ano teve o seu foco no 5G.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Deus disse: amai-vos uns aos outros e livrai-vos das tecnologias.
Concordo completamente com a evolução da tecnologia de comunicação e o caminho que se tem vindo a praticar e de termos sorte em sermos primários na utilização das tecnologias de ultima geração.
Agora há que não esquecer a necessidade de efetuar um reforço da cobertura de rede existente e um plano de investimento para que seja possível expandir e melhorar a qualidade do serviço.
Cada vez existem mais dispositivos a utilizar a rede móvel o que leva a sobrecarga de certas antenas e a tecnologia 2G está a ser desactivada em Portugal o que está a levar com que a cobertura em lugares sem aglomerados populacionais se esteja a tornar inexistente. E atualmente a solução femtocell está vedada apenas para operadores de rede e deixou de ser possível de a utilizar por qualquer utilizador onde apenas consistia na ligação de um cabo de rede para poder levar rede a lugares mais difíceis.
daqui a 5 anos teremos redes 5G (o estado ainda n lançou o concurso para as frequências), até lá que se preocupem em reforçar e em melhorar a rede 4G, para a maioria a rede 4G chega, eu disse para a maioria.
Até lá ainda haverão vilas e aldeias com 2G no interior do país, e com fraco sinal.
“Asdrubal”,vilas e aldeias com 2G ?? Há cidades com tão fraca cobertura que só existe mesmo o 2G.Cidades !!
onde?
Cidades…2g?só se estiver em casa numa wc fechado numa área muito densamente populacional ou construção muito permeável.basta fazer uma pesquisa e verá que isso não é verdade
Existem teorias (conspiração ou não, é preciso provar) de que a rede 5G foi responsável pela morte de cerca de 3 centenas de pássaros durante testes de 5G na Holanda…
No entanto e como já foi dito, sou da opinião que primeiro deveriam melhorar a rede atual.
… de pássaros a sério, bolas!!!! mas como aconteceu??
https://www.snopes.com/fact-check/5g-cellular-test-birds/
Sarcasmo é porreiro mas quando decidirem montarem uma antena ao lado da tua casa e descobrires que se mata pássaros porque são mais sensíveis imagina os efeitos a longo prazo no corpo humano…se for comprovado que foi essa a causa, claro.
Marco, não sei se essa do sarcasmo era para mim, mas estava a falar a sério, é lamentável essa cena dos pássaros!!
Antes do 5G, queremos o eSim.
Pplware, quando está previsto o suporte do eSim pela Vodafone?
Tentem saber pf
É exactamente nesses ambientes controlados que eles conseguem velocidades recordes e depois anunciam “ah e tal o 5G atinge “xexentos Gbps”, vamos a ver num ambiente real não passa de 2 ou 3Mbps, depois é vê-los a vender pacotes de net com essas velocidades a preços exorbitantes, depois se um gajo reclama dizem logo “ah e tal é até…”. Bandidos
Não posso concordar. Com LTE Advanced no Surface, consigo ter uns 170Mbps. Não é em todo lado, claro. Mas com boas condições consegues puxar bem no 4G. Imagino no 5G!
Hehe 5G.
4G já começa a falhar muito, paragens de 20-30 segundos.
3G foi a mais estável.
Se a 5G funcionar diferente de 4G em termos de atribuição de ID(IP) poderá ser a melhor solução, mas até lá, podiam mas era melhor o 4G.
Mas pronto enquanto uns andam de vaivém outros vão a pé e a rastejar, o que interessa e o vaivém, o resto mesmo ser a maioria, não interessa.
nao trada nada temos o 6G
Se 4G ainda está longe de ser um sinal decente para 60-70% de qualquer país saltam para 5G para atingir uns 50% ou menos do território para quê?
Mal posso esperar para ter net 5G da vodafone e poder usufruir de todos os conteú
Bem estava aqui à procura do meu comentário anterior mas parece que foi apagado, simplesmente porque disse que isto é a copia do press release da vodafone e que nao foi escrito por vós… Enfim.
O telemovel que usaram para testar a rede 5G parece dos anos 2000 dear god!
“o protótipo de um smartphone 5G ligado a uma rede pré-comercial da Ericsson.”
está no artigo que n leste ou n percebeste.
Nada contra a evolução tecnológica…. o que não concordo é que ainda temos Internet ADSL com baixas taxas de velocidade nas aldeias, sendo que já tudo nas cidades com fibra etc…. Acho que se deviam preocupar em equilibrar um pouco
na aldeia da minha avó há fibra Vodafone, eu na cidade n tenho fibra, nem cabo.
5G velocidades estonteantes … limite trafego 50 gigas …
Pessoal a ver se nos entendemos o 5G só é bom por causa das latencias, porque de resto vai necessitar de mais antenas para se ter a mesma cobertura que se tem no 4G.