Vodafone apoia surdos com serviço Serviin
Por Rui Silva para o PPLWARE.COM
E se agora fosse possível ligar para um determinado serviço em videochamada usando a Lingua Gestual Portuguesa?
Como todos nós já sabemos, as novas tecnologias têm tendência a facilitar e ajudar toda a população, incusivé as pessoas portadoras de deficiência. Nesse sentido, foi apresentado um serviço destinado aos surdos, em parceria com a Vodafone, unicamente para seus clientes. Ou seja só poderá usufruir dele a preços mais acessíveis, quem tiver um número da Vodafone, se tiver um número de outra operadora, poderá utilizar o serviço mas a preços tabelados para as chamadas de dados. Vamos conhecer este serviço.
Chama-se Serviin – Serviço de Vídeo Intérprete e funciona da seguinte forma:
A pessoa liga para o 12472 e é atendido por uma operadora de telefone que domina a Lingua Gestual Portuguesa. É estabelecida uma conversa entre a pessoa que ligou e a operadora.
Entretanto, este serviço serve para entrar em contacto com outras empresas ou instituições que aderiram a este serviço e manter uma conversa a três entre a pessoa que ligou, o intérprete (operadora de telefone ao serviço da Serviin) e a empresa a quem se deseja contactar.
Quem é que já aderiu ao serviço e que instituições posso já ligar usando este serviço?
- Liberty Seguros
- Hospital Santa Maria
- Emergência Médica
- Comércio Local
- Táxi
Como é feita a taxação do impulso de uma chamada?
- Tem o custo de 0,01€ / min.
Onde e como é que posso usar este serviço?
Para usar este serviço, deverá usar um dos dois requisitos:
- Possuir um telemóvel 3G equipado com câmara frontal e ter o serviço de videochamada activo na sua rede operadora ou então nas instituições acima referidas, no balcão de atendimento ao público, o surdo poderá usar o vídeo-telefone para aceder ao Serviin.
Homepage: Portal do Cidadão Surdo
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa iniciativa, o mais complicado será arranjar no dia-a-dia um apoio para o telemóvel que consiga captar a gesticulação.
TFAE, não percebi o seu comentário. Já há bastante tempo que existem no mercado e agora cada vez mais acessíveis, telemóveis com câmara frontal que permitem efetuar videochamada.
É através desta funcionalidade que este serviço consegue funcionar.
Acho que tfae estava a se referir ao facto dos telemóveis não trazer nativamente suporte para se aguentarem fixos numa posição enquanto gesticulas alguma coisa.
Exacto, também me pareceu isso. Dantes ainda havia o Nokia N97 que era perfeito para isto. Agora a alternativa é encontrar uma capa que traga incorporada um “pézinho tipo moldura”.
Exacto.
É que segurar no telemóvel enquanto se gesticula a Língua Gestual não deve dar lá grande jeito…
Ah! 🙂 Sim, nesse caso, é realmente um “extra” que apesar de até ser um interessado, não acho que deva vir incluído como parte do produto (a menos, claro, que o fabricante faça questão!).
Penso que é algo como as capas ou os teclados que se ligam por cabo: deviam era fazer um adereço adaptável a qualquer telemóvel, algo tipo “moldura” em que encaixas o telemóvel e este fica de pé (vertical ou horizontal).
Isto é interessante mesmo para outras coisas… como por exemplo, para ter ao lado do portátil enquanto trabalhamos e controlamos o telemóvel pelo portátil… dá jeito estar de pé.
Excelente iniciativa.
Isso é que seria uma excelente aplicação, captar a gesticulação e interpreta-lá.
Só é pena que funciona de segunda a sexta e entre às 9h-17h.
Ao menos tem um custo justo.
A notícia tem uma incorreção. Não é Linguagem Gestual Portuguesa, mas sim, Língua Gestual Portuguesa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_Gestual_Portuguesa
Rui Pinheiro,
De facto, é verdade, é sim “Língua Gestual Portuguesa”. Obrigado pela atenção. Pedimos desculpa pelo mau hábito da confusão entre “Linguagem” e “Língua”. Como tal já procedemos à sua correcção.
OFF TOPIC:
Olá Vitor M. para quando um tutorial de como usar o back to my mac? desde routers diferentes etc? configurações…
Imac + macbook air através de time capsule perfeito e simples, agora ligar de outro router hummm difícil…
Cumprimentos.
Muito obrigado pela divulgação do Serviin.
Grupo First