SUN2WHEEL é uma garagem solar auto-suficiente
Os veículos eléctricos são hoje um sonho que conseguiremos num futuro próximo concretizar. 2017 será o ano em que o mercado verá estes carros nas estradas e a preços possíveis de pagar. Mas um sonho ainda maior é podermos produzir a nossa energia eléctrica verde e não depender de ninguém... apenas do sol.
Com estes dois focos bem presentes no horizonte, uma empresa suíça desenvolveu uma garagem solar auto-suficiente para alimentar e dar vida ao seu futuro carro eléctrico.
Os sonhos de muitos de nós são desafios para a empresa suíça Protoscar, que desenvolveu o projecto SUN2WHEEL, uma garagem muito especial. Esta garagem foi projectada para acomodar 3 carros eléctricos num espaço com 60 m² cobertos por painéis fotovoltaicos no telhado e baterias de armazenamento orientadas para armazenar a energia solar e alimentar as baterias dos veículos.
Os responsáveis admitem que o investimento inicial é alto, mas, dependendo do local de instalação, pode ser amortizado em 10 anos, um período que parece aceitável, dada a vida útil de um carro elétrico.
Para conseguir um fornecimento de energia renovável e independente aos carros, o SUN2WHEEL combina-se perfeitamente com os fundamentais elementos deste conceito: a produção fotovoltaica, baterias de armazenamento, os reguladores, carregadores carros elétricos bidirecionais e armazenamento para fornecimento ou revenda de eletricidade excedente, gerada continuamente.
Como podemos ver na tabela em baixo, tudo é pensado para aproveitar a tecnologia que hoje já está ao dispor do consumidor comum:
Com a promessa de massificação dos veículos eléctricos e com os governantes a estipularem já datas para o fim da circulação e produção de carros alimentados a combustíveis fósseis, a empresa tem já o primeiro protótipo instalado em Rovio, Suíça. Este edifício e a tecnologia envolvente está desde o outono passado a produzir energia e a alimentar os respectivos veículos.
O edifício é constituído por uma base de betão e a fachada é de madeira. O telhado de 60 m2 oferece espaço para painéis fotovoltaicos e produz mais de 7.000 kWh por ano, o suficiente para 40.000 km. Há duas outras instalações em construção em Luzern e Stuttgart.
Este artigo tem mais de um ano
Era engraçado arranjarem carregamento sem fios para os carros, um bocado como existe com os telemóveis. Tipo entrar na garagem e o carro começa logo a carregar, ou então carregar num interruptor (como fazemos para ligar a luz) e o carro começa a carregar sem termos de andar com os cabos atrás 🙂
já existe, por exemplo (http://www.motorauthority.com/news/1070298_nissan-leaf-goes-wireless-charging-mat-under-development).
Não sei é se é viável, pois, por exemplo, em vez de 8h de carregamento provavelmente levaria umas 24h
Estas tecnologias tendem a ficar mais eficientes num espaço de tempo muito curto. Basta serem adoptadas pelo público inicial.
Saiu uma notícias há uns dias que é precisamente isso. Ainda é muito cedo para ir procurar o artigo, mas já é possivel 😉
Será impressão minha, ou são lâmpadas fluorescentes no tecto?
E umas lâmpadas Led…?
E também concordo com o crisonike.
Temos de dar ideias a estes Suíços… não é só terem dinheiro…
As lâmpadas com certeza são de Leds. Substituí as minhas por uma iguais de leds sem arrancador.
Há lâmpadas de LED com o formato das fluorescentes.
JB
Ideia sem sentido.
Painéis solares nos telhados que injectam, eventualmente armazenam localmente energia podem fazer sentido. A ideia em torno de uma garagem bla bla bla, é complicar para nada.
A solução que descrevi e proposta na base desta garagem já existe e pode ser feita no telhado de uma garagem ou outra coisa qualquer e pode fornecer energia a um carro eléctrico ao à batedeira lá de casa.
Normalmente os carros não estão em casa durante o dia, usar energia solar em casa para o efeito não será muito interessante na maioria dos casos.
O armazenamento de energia (baterias) é muito caro, a injeção de energia na rede é o caminho a seguir – para tal é preciso que essa energia seja paga a um valor justo – coisa que não acontece em Portugal, mas que pode ser modificado com leis adequadas e justas.
Não consegui saber o preço proposto desta solução é também não percebi porque a solução não é escalável, porque não uma garagem de 40m2?!