SpaceX revelou os fatos preparados para os passeios espaciais e que serão usados em Marte
A SpaceX tem apostado na ideia de preparar as próximas grandes conquistas do espaço para a Humanidade. A empresa de Elon Musk tem criado todas as condições para viajarmos até Marte num futuro próximo e os passos estão a ser dados. Agora, a SpaceX revelou os seus fatos preparados para os passeios espaciais, que vão ser usados até em Marte.
A SpaceX revelou fatos para passeios espaciais
A SpaceX revelou o seu novo fato espacial para atividades extra-veiculares que pode ser ampliado para missões na Lua e em Marte. Estes fatos são mais um passo para a criação das estruturas que a empresa de Elon Musk usará para as suas viagens, quer na órbita da Terra, quer em planos futuros mais ambiciosos.
A Polaris Dawn, a primeira das três missões, deve ser lançada em órbita não antes do verão de 2024. Durante a missão de cinco dias, a tripulação realizará a primeira atividade extra-veicular da SpaceX. Esta também será o primeiro passeio espacial comercial de astronautas. Este marco histórico será também a primeira vez que quatro astronautas serão expostos ao vácuo do espaço ao mesmo tempo.
The SpaceX Extravehicular Activity (EVA) suit → https://t.co/z2Z9iVpt6x #Maythe4thBeWithYou pic.twitter.com/peETlLCcDP
— SpaceX (@SpaceX) 4 de maio de 2024
Design escalável para estas novas propostas
A apoiar a tripulação durante a caminhada espacial estará o fato EVA da SpaceX, uma evolução do fato de IVA (atividade intra-veicular). Este é usado atualmente pelas tripulações a bordo das missões de voo espacial Dragon. Desenvolvido com a mobilidade em mente, a SpaceX incorporou novos materiais, processos de fabricação e novos designs de juntas. Oferecerá maior flexibilidade aos astronautas em cenários pressurizados, mantendo o conforto em cenários não pressurizados.
O capacete impresso em 3D incorpora uma nova viseira para reduzir o brilho durante o EVA. Tem ainda o novo Heads-Up Display (HUD) e câmara que fornecem informações sobre pressão, temperatura e humidade relativa do fato. Este também incorpora melhorias de confiabilidade e redundância durante uma caminhada espacial, adicionando vedantes e válvulas de pressão. Estes vão garantir que o fato permanece pressurizado e que a tripulação permanece segura.
Only one way to make this EVA suit even more real…wear it in space!! SpaceX suits team has achieved something incredible with the design, development, creation, testing, & cert of a new EVA suit in just 2 yrs! Something that hasn’t been accomplished in +4 decades. Proud to… pic.twitter.com/yveve8Xat7
— Kidd Poteet (@KiddPoteet) May 5, 2024
Planos de Elon Musk continuam rumo a Marte
Todas as melhorias no traje para AEV fazem parte de um design escalável, permitindo que as equipas produzam e dimensionem para diferentes tipos de corpo, à medida que a SpaceX criará uma maior acessibilidade ao espaço para toda a humanidade.
A apresentação deste fato e os seus testes que se vão seguir são um passo importante nos planos da SpaceX. Este será um dos equipamentos vitais para as próximas viagens à Lua e que depois deve culminar com os planos traçados para as viagens a Marte.
Que se saiba, o fabrico dos fatos espaciais para a Artemis III, a próxima missão prevista para pousar astronautas na Lua, está entregue à Axion Space.
O que a Space X tem previsto em termos de missões tripuladas é levar uns turistas à volta da Lua (não confundir com a missão da NASA Artemis II que levará astronautas à volta da Lua).
Estes fatos da SpaceX não são autosuficientes como os fatos da Axion, pelo que só permitem uma breve saída fora da nave e não caminhadas na Lua. Mas a SpaceX foi contratada para levar astronautas à Lua com a Starship HLS.
Artemis 3 (officially Artemis III) is planned to be the first crewed Moon landing mission of the Artemis program and the first crewed flight of the Starship HLS lander
Estes fatos não serão usados em Marte, de forma alguma. São fatos com ligação umbilical, e permitem apenas uma saída da nave Dragon, em que a pressão interna da nave será reduzida gradualmente para despressurizar, e todos os astronautas irão vestir esse fato, pois o interior da nave será completamente despressurizado. Após fecharem a escotilha, depois a pressão será gradualmente reposta. Através de umbilical ligado na perna, é que é efetuado o fornecimento de oxigénio e comunicações.
“While Polaris Dawn will be the first time the SpaceX EVA suit is used in low-Earth orbit, the suit’s ultimate destiny lies much farther from our home planet. Building a base on the Moon and a city on Mars will require the development of a scalable design for the millions of spacesuits required to help make life multiplanetary.”
Diz a SpaceX
E aí diz que vão usar esse fato em Marte? Não… A não ser que quem vá a Marte queira só colocar a cabeça de fora, pois com um umbilical na perna, não vão muito longe.
Ou então é possivel usar uma mochila ao mesmo tempo que o fato e usar a mesma ligação… Pode até ter a vantagem de poderes mudar a fonte seja a mochila ou usar um buggy e ligar ao proprio buggy e por ai fora…
O fato é o mesmo claro que em marta terá de ter a “mochila” com todos os suportes de vida em vez do umbilical levam tudo as costas mas ultimamente o fato é mesmo tal como o spacex disse este fato vai permitir evoluções e adaptações para cada cenário, nesta 1 etapa não faz sentido colocar a mochila