Os objetivos da SpaceX continuam bem sólidos e, em conjunto com a NASA, prepara agora um teste de emergência à sua cápsula Crew Dragon. Com o teste, deverão ser alcançados progressos na missão de levar astronautas norte-americanos à ISS sem precisar de colaboração da Rússia.
O teste será feito nos próximos dias na Flórida, anunciou a empresa liderada por Elon Musk.
A Crew Dragon é a cápsula da SpaceX que foi concebida para transportar humanos para o Espaço. Numa primeira fase, a missão passa por levar astronautas até à Estação Espacial Internacional (ISS), mas o seu desenvolvimento ainda não acabou.
Com uma capacidade para até sete pessoas, nos moldes atuais, esta cápsula foi desenvolvida no âmbito do projeto Commercial Crew Program da NASA. Assim sendo, a agência norte-americana colabora com a SpaceX nos testes realizados.
Elon Musk está bastante confiante no seu projeto. A confiança é tal que o CEO da SpaceX já partilhou a sua visão de como será um missão até à ISS.
Teste de emergência à Crew Dragon da SpaceX será feito em breve
A empresa de Elon Musk, ao longo de 2019, efetuou vários testes à sua cápsula. Os testes efetuados estudam sempre elementos específicos de cada vez, de modo a garantir que no final tudo funciona como é plenamente suposto.
Após o teste em abril que não correu nada bem, a SpaceX tem conseguido desenvolvimentos interessantes. Estes serão elevados a um novo nível já no próximo sábado, dia 18 de janeiro às 13:00 – hora de Lisboa.
Static fire of Falcon 9 complete – targeting January 18 for an in-flight demonstration of Crew Dragon’s launch escape system, which will verify the spacecraft’s ability to carry astronauts to safety in the unlikely event of an emergency during ascent
— SpaceX (@SpaceX) January 11, 2020
A NASA e a SpaceX planeiam testar os mecanismos de segurança que a cápsula Crew Dragon tem em casos de emergência. Como o nome indica, estes mecanismos são acionados caso a operação corra mal. Neste caso em específico, serão testados os mecanismos para o lançamento.
Caso tudo corra como suposto, a empresa de Elon Musk dá assim um passo importante na sua ambição de, em conjunto com a NASA, levar astronautas para a ISS num futuro próximo.