Saiba o que é a Hiperconvergência e as suas vantagens
Uma infraestrutura hiperconvergente é a combinação de componentes virtuais e físicos de uma infraestrutura.
Além de integrar os diferentes elementos da infraestrutura que impulsionam as TI, como servidores, dispositivos de armazenamento de dados, funções de sistemas de rede, virtualização, software de gestão e aplicações, tem ainda equipamento dimensionável que permite modernizar o datacenter com gestão simplificada e desempenho aprimorado, resultando num único dispositivo controlado por software.
Com a hiperconvergência, as principais funções do datacenter são executadas numa camada de software altamente integrada, simplificando o fornecimento de serviços que antes exigiam hardware específico. Oferece uma elevada escalabilidade e agilidade nos negócios, permitindo que as empresas comecem com dimensões reduzidas e aumentem de forma flexível.
Este tipo de tecnologia traz ainda o desempenho, a confiabilidade e a eficiência exigidos para dar suporte a cargas de trabalho tradicionais e nativas da nuvem, em datacenters modernos.
A infraestrutura hiperconvergente permite que as funções de computação, armazenamento e rede sejam dissociadas da infraestrutura subjacente, melhorando a eficiência da infraestrutura e reduzindo os custos.
Quais as vantagens da Hiperconvergência?
- Agilidade
- Soluções que podem permitir ter até 6x menos tempo no retorno do investimento.
- Simplicidade
- Simplificar e unificar as operações, facilitando a implementação, o consumo energético e gestão de recursos.
- Rede Integrada
- Proporciona vantagens adicionais em termos de desempenho contínuo na escala empresarial, sem nenhuma latência ou impedimento devido à sobrecarga de rede.
- Flexibilidade
- Permite projetar e implementar datacenters com base em aplicações e ainda controlar o seu orçamento e crescimento, adicionando unidades de modo gradual. Outra vantagem é a capacidade de ajustar os recursos com base nas necessidades de cada negócio.
Com a implementação destes e outros recursos e ferramentas, os resultados dos negócios podem aumentar e maximizar o valor para toda a organização. Se o seu intuito é combinar recursos, plataformas diferentes e gerir os mesmos a fim de torná-los mais simples e integrados.
O Pplware agradece à empresa Decunify pela elaboração deste artigo.
Este artigo tem mais de um ano
Eu devo estar mesmo cansado porque não consigo perceber o que é isto da “Hiperconvergência”. Alguém pode fazer a caridade de o explicar como se eu tivesse 5 anos?
😀
No meu entender, utilizar o mínimo de hardware para cumprir o máximo de funções possível recorrendo a hiyervisors barematal.
+1
Pesquisem por HPE Simplivity, por exemplo.
Qual a vantagem desse quemencionas-te em relação a por exemplo um cluster ESXi?
Com a resposta dada pelo Jose Rodrigues fiquei esclarecido
(após 45 minutos a aguardar “moderação”, nova versão sem link web
)
Simplificando : uma solução hiperconvergente é aquela que junta às funções de um hypervisor do tipo 1 (por exemplo VMware ou Proxmox) que já virtualiza os recursos de computação e de networking, uma SDS (software defined storage) fazendo com que cada nó (computador fisico) tenha em si todos os recursos.
Um bom exemplo são os sistemas SYNETO que acrescentam ao software VMware uma SDS e um interface de gestão simplificado para todos os recursos, usando as API’s da VMware.
Ok, faz sentido ter debaixo de um mesmo sistema a gestão de todo o HW (LAN, SAN, backup, servidores fisicos?), VM’s, Gestão de Capacidade e DR, penso que esse será o próximo grande passo na gestão de Datacenter.
Relativamente ao Syneto, não tem (ainda) capacidade para tal. Gerir até 50 VM’s (info no site da Syneto) é francamente pouco, muito pouco…
Obrigado entre a tua resposta e a do ze carlos fiquei 100% esclarecido
Para uma solução de Datacenter, muitos operadores estão a mudar para Openstack devido à sua flexibilidade embora traga uma complexidade extra na altura da instalação. É altamente resiliente, e combina um hypervisor de tipo1, com um VIM (Virtualized Infrastructure Manager), tendo um deployment automatizado, e desde a release Queens, já possui os seus serviços a correr em Containers. Tem também differents modos de storage, podendo os mesmos serem locais ou centralizados e de gestão simplificada. Se a isso somar-mos uma layer de SDN com automatismos, então estamos assim presentes numa solução que é de mais fácil gestão e operação.