Robô da Mitsubishi detém recorde mundial de velocidade de resolução de um cubo mágico
Há uma coisa em que provavelmente nunca parou para pensar: a quantidade de tempo que passamos com os olhos fechados. Pestanejamos uma média de 15 a 20 vezes por minuto e cada pestanejo dura em média 300 milissegundos (0,3 segundos). Não nos apercebemos disso, mas 0,3 segundos dão para fazer muita coisa - como um cubo mágico, por exemplo.
Resolução de um cubo mágico num piscar de olhos, literalmente
A Mitsubishi Electric tem um robô que é normalmente utilizado para ligar os cabos aos motores dos eletrodomésticos, como os aparelhos de ar condicionado. Este robô acaba de ganhar um recorde mundial do Guinness por ser o robô mais rápido a completar um cubo mágico.
Conseguiu-o em apenas 0,305 segundos, menos 0,075 segundos do que o robô do MIT que, desde 2018, detinha o recorde.
Neste vídeo, podemos ver o TOKUFASTbot (este é o nome abreviado do robô, que na verdade se chama "TOKUI Fast Accurate Synchronized motion Testing Robot") a completar este popular cubo num piscar de olhos, primeiro à velocidade normal e depois em câmara lenta.
Problemas e soluções por trás do antigo recorde
Este recorde foi possível graças ao mecanismo de rotação, que permite efetuar uma volta de 90 graus em apenas 0,9 milissegundos. Este mecanismo depende, em parte, de servomotores e de um algoritmo de inteligência artificial para reconhecer as cores.
Como explica a equipa responsável pelo projeto, o aperfeiçoamento da máquina trouxe consigo um problema inesperado: o cubo mágico tinha dificuldade em acompanhar o robô, ficando preso à sua velocidade. De facto, na primeira tentativa, o cubo ficou preso. Foram necessárias duas tentativas para completá-lo.
E os humanos? Também eles são bastante rápidos. O recorde atual, batido em junho de 2023, pertence a Max Park, um veterano. Park conseguiu completar o cubo (no modo clássico, 3x3x3) em apenas 3,134 segundos. Não é um piscar de olhos, mas é uma melhoria significativa em relação ao recorde anterior de 3,47 segundos, recorde de Yusheng Du.
Leia também: