Revolução: baterias de iões de lítio mais eficientes e seguras
A evolução das baterias de iões de lítio (Li-Ion) é um dos maiores desafios da indústria da tecnologia. São indispensáveis para todo um universo de produtos, mas a sua evolução parece estar estagnada e são inúmeras as alternativas que já se andam a investigar.
Agora, o trabalho de investigadores espanhóis poderá ser a solução que se procurava para as baterias de iões de lítio.
Investigadores da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) e do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) patentearam um novo método de fabricação de novos elétrodos cerâmicos para baterias de iões de lítio que irão tornar as baterias mais eficientes, mais baratas, mais resistentes e também mais seguras que as convencionais.
Alejandro Várez é a pessoa que coordena esta investigação e refere que:
Os novos elétrodos em cerâmica que patenteámos são muito mais seguros e permitem trabalhar numa faixa de temperaturas mais alargada
Estas baterias consistem basicamente numa ou mais células eletroquímicas, sendo que cada célula é constituída por um eléctrodo negativa (cátodo) e positivo (ânodo) separados por um eletrólito que permite que os iões se desloquem entre os elétrodos.
Segundo o investigador, "esta técnica permite fabricar elétrodos de morfologia plana ou tubular, podendo ser aplicados a qualquer tipo de bateria de iões de lítio".
Com esta técnica, o risco destas baterias se degradaram ou inflamarem a temperaturas a cima dos 100ºC é muito mais reduzido, algo que acaba por ser de extrema importância para o sector automóvel, onde os veículos elétricos estão mais expostos a este risco.
Além disto, esta nova técnica poderá levar a um aumento da capacidade das baterias para a mesma área das com tecnologia atual.
Fonte: UC3M
Este artigo tem mais de um ano
Todos os dias surgem novas soluções mais eficientes que as atuais mas ainda não vi nrnhum anúncio de implementação pelas marcas por exemplo de telemóveis. Isto não interessa aos fabricantes. Vivemos num mundo em que as coisas são feitas para usar e jogar fora passado pouco tempo.
É inegável que as baterias têm melhorado, mas o salto de gigante que foi já anunciado centenas de vezes nunca aconteceu. Portanto espero para ver…
Tem havido progresso mas nao se nota tanto porque os equipamentos, nomeadamente os Smartphones, consomem cada vez mais energia devido aos ecras maiores e processadores mais potentes.
Parece mais evolução que revolução. Mas todas as evoluções são bem vindas
Efeciencia e duração aumentada das baterias é noticia quase todos os meses, no entanto as que aparecem no mercado são sempre iguais 😀
Baterias muito longas e ROM cozinhadas são inimigas das vendas de aparelhos novos lol
Por vezes a visão de “salto” de quem desenvolve é diferente da visão de “salto” do consumidor.
Além de software que tem de acompanhar as novas especificações do hardware para ser mais produtivo, nem todos usamos as coisas de maneira igual.
É óbvio que o “salto” é pequeno quanto olhamos para trás 1 ano mas aumentando o espaço para 5 anos (p.e.) o “salto” já se torna brutal.
O salto não pode ser grande demais senão mexe com muitos interesses.