Renault EZ-GO: Robô-veículo para a mobilidade urbana partilhada
A Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o seu concept de um robô-veículo, de mobilidade por medida, com um design emblemático que se harmoniza perfeitamente com o ambiente urbano. O objetivo é promover novas formas de deslocação nas cidades congestionadas.
O Renault EZ-GO é o primeiro concept de robô-veículo elétrico, autónomo e partilhado, que permite aos utilizadores deslocarem-se desde um local identificado - uma estação - ou geolocalizado por uma aplicação.
Para a Renault, a implementação deste tipo de serviços, ligados às infraestruturas urbanas e associados a sensores inteligentes, a análises de dados, a serviços conectados ou ainda a sistemas multimodais, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro.
Renault EZ-GO em vídeo...
Graças a uma arquitetura inovadora e ao design que lembra uma célula de sobrevivência, o veículo alarga ao máximo o campo de visão dos sensores do sistema autónomo e permite que a luz do dia invada todo o habitáculo, graças ao teto panorâmico de vidro. A altura contida deste robô-veículo em nada interfere com a vista dos peões na cidade.
Uma vez conectado à sua paragem, o veículo oferece uma plataforma ampla dotada de uma rampa, para permitir a entrada a bordo com toda a simplicidade tanto de pessoas sem dificuldades de mobilidade como de pessoas em cadeiras de rodas.
O EZ-GO é o primeiro modelo de uma série de concept-cars elaborados pela Renault no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços de mobilidade. Esta série será revelada ao longo de 2018. O EZ-GO surge na sequência do sucesso do lançamento do SYMBIOZ, o concept elétrico, conectado e dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4 destinado a particulares.
Via Renault
Este artigo tem mais de um ano
Isto é uma das coisas mais feias que um ser humano alguma vez desenhou e produziu.
É uma das coisas mais belas e futuristicas que o ser humano ja desenhou/construiu
O conceito é o de um autocarro pra 4 pessoas :(! Não gostei.
Até podem vir a ser inventores futuristas, mas se as oficinas concessionarias da Confiauto continuarem a serem incompetentes, a terem mecânicos alcoólicos, a dizerem aos clientes que tem defeitos em certas peças dos veículos e depois dizerem que as substituirão quando não o fazem, a deixarem o carro num canto para que depois possam cobrar mais uns dias ao cliente..etc etc etc etc a mim não me apanham mais nem Renault e muito menos NISSAN…
e o prazer por dirigir fica como?
No futuro fica igual ao prazer de andar a cavalo. Um hobbie para um nicho.
O conceito foi desenhado como os barcos táxis de França cujo o objetivo é com que os turístias difrutem da paisagem em veículos são amigos do ambiente ,mas o design foi mal consedido pois a máxima velocidade é 50km/h e é um espaço reduzido. Mas isto só se trata de um conserto não um carro comercializado.
Conseito não conserto
É “catita” não vejo outro adjectivo para descrever.
Não obstante, gostava de o ver a circular em Lisboa… Que é cidade porreira sem lombas, tampas de esgoto…