Qualcomm: Transferência de dados a 7Gbps em smartphones…
…tablets e outros recursos computacionais
A Qualcomm tem sido uma das empresas mais inovadoras no segmento dos chipsets, sendo que muitos dos periféricos presentes em smartphones e tablets pertencem à empresa Norte-Americana.
Recentemente, a empresa confirmou a compra da startup israelita Wilocity ( líder no desenvolvimento de chipsets multi-gigabit streaming, que operam na banda dos 60 Ghz, e que são baseados no standard 802.11ad - WiGig), pretendendo assim lançar brevemente uma plataforma tri-band que permitirá transferir grandes volumes de dados quase de forma instantânea.
No segmento do wireless, o standard mais recente é o 802.11ac, que opera na frequência dos 5 Ghz. Três vezes mais rápido que o anterior standard N e com uma maior eficiência energética e uma segurança robusta, o 802.11ac é a forma perfeita de acelerar uma rede doméstica multimédia e resolver os congestionamentos causados por vários dispositivos ligados à rede.
Com a aquisição da Wilocity, a Qualcomm espera brevemente lançar equipamentos com chips tri-band. Estes chips terão suporte para o standard 802.11ad (também designado de WiGig). Este “novo” standard dá a possibilidade de se transferir grandes quantidades de dados quase instantaneamente, usando a frequência dos 60 Ghz. Além das velocidades “ultra-sónicas” (7Gbps teoricamente), o standard 802.11ad garantirá também um uso mais eficiente da energia. Além do 802.11ad, os chips terão também suporte para o standard 802.11ac (nos 5 Ghz) e também o antigo standard 802.11b/g/n (na frequência dos 2,4 Ghz).
De acordo com a empresa, “quando os standard 802.11ad e 802.11ac operarem em conjunto, criar-se-ão soluções mais poderosas e eficientes”.
Amir Faintuch, presidente da divisão Qualcomm Atheros acrescentou que a adopção do WiGig será fundamental na própria estratégia da Qualcomm já que suportará serviços/aplicações de alta velocidade, em pequenos dispositivos, como é o caso dos vídeos 4k.
Este artigo tem mais de um ano
7Gbps ???? livra e eu que estou feliz por andar a 90mb ……
60GHZ? Isso não faz mal a saúde não?
Preferiria eu melhores investimentos na tecnologia cablada ethernet a 10-Gigabit, que já existe à muitos anos mas que ainda é cara de usar, porque não está a ser massificada.
Onde digo 10-Gigabit, leia 100-Gigabit, se estiver a ler isto depois de 2020.
No entanto a tecnologia apresentada tem potencialidades. Mas tanta radiação mete-me medo. Para uso casual está bem. Só temo o uso sistemático 24h/dia /dias/semana.
Sem dúvida que eu prefiro por cabos e coloco em dúvida o Wireless.
Acho surreal investirem nesta tecnologia quando o standard “n” e “ac” apenas transferem realmente 1/3 a 1/5 do seu valor teórico. Eu tenho todos os aparelhos “n”, router “n”, portátil de topo com “n” 300 mbps, router “n” 300 mbps e em transferencias a 1.5m do router… reais consigo máximo 8-10 MBps (cerca 100 mbps, 33% da velocidade teórica). E isto já testado com TODOS os aparelhos desligados, só o PC e router.
A única vantagem: WiDi a 4k a 60Hz
O standard N (IEEE 802.11n) permite várias opções.
Na opção mais “barata” a velocidade permitida é 72 megabits por segundo. Em situações ideias.
O meu router+wifi (incluido no hub da zon/nos)só fornece essa opção, tal como os meus PCs, e outros que experimentei.
Consigo velocidades comparáveis aos 72 mbps teóricos.
300 mbps é, claro, uma possibilidade, mas todos os componentes têm de ter um levado grau de compatibilidade e opções apropriadas. Com aparelhos “vendidos nas grandes superfícies” isso não é fácil, se possível.
600 mbps são possíveis. :-), e se calhar mais.
Opa, eu achei o caso täo estranho que me lembrei que tenho uma PEN USB TP-LINK 300 Mbps, e o meu router é o TP-LINK 1043ND 300 Mbps. A 1m de distancia e ligacäo com máxima forca, e a 300 Mbps, em transferencia de dados continuos (e näo pequenos ficheiros), a velocidade oscila em 8 – 12 MBps a que corresponde uma ligacäo de cabo RJ45 de 100 Mbps …
Em suma: redes wireless para navegar na net ou transmitir video (Full HD de Bluray só em “n” ou superior) säo 5 estrelas, tudo o resto (transferencias massivas de dados, NAS, etc) é para esquecer.
Eu ja fico satisfeito com 30 mb quanto mais 9 GB!!