PplWare Mobile

Porque empresas chinesas de robótica pagam três vezes mais do que a média nacional

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    E quanto pagam a quem operar os robots humanóides por telecomando?
    Caso já não se lembrem, Musk apresentou o robot Optimus no evento We Robot, de 10/10/2024. “Esqueceu-se” foi de dizer que muitas das ações mais complexas, como gestos e respostas imediatas, estavam a ser controladas por operadores humanos. Só se descobriu depois.
    Sabe-se que têm projetos de robots humanóides: Tesla (Optimus), Boston Dynamics pertencente agora à Hyundai (Atlas), Agility Robotics (Digit), Figure AI (Figure e Helix), Honda (ASIMO), a indiana Addverb, e as chinesas: Ubtech (Walker), Xiaomi (CyberOne), Foxconn, e duas fabricantes de veículos elétricos, Xpeng e Zhiyuan apoiada pela BYD. Fica-se com a ideia que são as montadoras de automóveis as mais interessadas.
    Que haja escassez de competências nesta área – é na China e nos outros lados. A menos que se roube os segredos dos outros, tem que se aprender a fazer …fazendo. No caso do Atlas, começou em 2013, como um robot hidráulico mas só em 2024 atingiu uma versão elétrica, com sensores avançados e autonomia. Está prevista a sua aplicação comercial, em 2025, nas fábricas de automóveis da Hyundai. Na Tesla é que é tudo rápido (a anunciar) e está previsto o fabrico, em 2025, de 5.000 a 10.000 Optimus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.