Pague com o coração, esqueça as passwords
Estamos a atravessar uma fase incrível no que toca a dispositivos "vestíveis" que permitem ao ser humano acções jamais imaginadas.
Agora não precisa de usar passwords, escusa de passar o dedo, mostrar os olhos ou falar para aceder ao seu mail, para fazer pagamentos ou mesmo ter acesso à sua casa. Surpreendido?
Vamos conhecer então a Nymi Band.
A empresa Nymi, juntamente com a MasterCard e o Grupo TD Bank, deram o pontapé de saída a um programa que visa criar um dispositivo "wearable", que permita autenticar um utilizador num pagamento recorrendo à actividade eléctrica do coração.
Autenticação com a actividade eléctrica do coração?
É verdade. Tudo é possível pois a banda Nymi, faz uma leitura da actividade cardíaca de cada pessoa utilizando, para isso, um sistema que se chama HeartID. Este sistema utiliza a assinatura cardíaca única de cada pessoa (ou ECG) como identificador biométrico.
Este é o primeiro dispositivo "vestível" com autenticação biométrica. Vem como uma bracelete de pulso estilizada que permite fazer pagamentos e "comprovar" a identidade do indivíduo através do "bater do seu coração".
Já foi testado o Nymi?
A banda de leitura cardíaca, mas que é colocada no pulso, está em testes durante este verão para verificar a sua precisão nos pagamentos. Neste teste piloto, a empresa colocou nas cidades de Toronto, Ottawa e Regina, no Canadá, 100 pessoas com esta pulseira que podem fazer pagamentos nos dispositivos do grupo bancário associado ao projecto. Segundo a empresa, durante este ano, mais identidades bancárias entrarão para o projecto.
Que tecnologia wireless é utilizada?
O protótipo em teste recorre à tecnologia NFC que faz a ponte entre o software dos terminais e o software de autenticação do utilizador. Desta forma uma pessoa pode fazer um pagamento usando a sua conta MasterCard, via tecnologia sem fios Tap & Go, existente nos terminais já disponíveis em muitas lojas espalhadas pelo mundo.
Esta banda combina segurança e conforto, não é intrusiva nem exige que ande com um smartphone, como é o caso da tecnologia da Apple, agora também muito em voga e já usada noutras empresas, como é o caso da Samsung, Google, entre outras.
O objectivo da Nymi é mudar fundamentalmente a forma como a autenticação é tratada para movimentar a indústria para um modelo de identidade mais segura e conveniente. Ao trabalhar com parceiros como a TD e MasterCard, estamos efectivamente a demostrar que a autenticação contínua pode ser uma forma mais segura e confortável de fazer pagamentos no retalho.
Referiu Karl Martin, CEO e fundador da Nymi.
A Nymi colaborou com a NXP, empresa líder mundial em chips de segurança para pagamento, no intuito de criar o protótipo da Nymi Band com tecnologia NFC com base na tecnologia SmartMX, propriedade da NXP. A Nymi, MasterCard e Grupo TD Bank têm planeado um esforço conjunto para inovar dentro da tecnologia de pagamentos na área financeira.
Definitivamente, o mundo está a viver um período de grande criatividade tecnológica.
Este artigo tem mais de um ano
E numa situação que o batimento cardíaco esteja alterado? Como por exemplo após ter percorrido um distância a correr…
Não tem problema porque detecta a nossa “assinatura” cardíaca. Logo independentemente de estar acelerado ou não funciona.
O batimento cardíaco é uma coisa a actividade eléctrica cardíaca é outra.
Neste artigo misturam os dois conceitos como se fossem o mesmo.
O Heartid faz uso de um eletrocardiograma (ECG), ou seja, fazendo uma leitura da actividade eléctrica cardíaca.
Os batimentos cardíacos não têm nada que ver com o caso.
Que confusão. Péssimo artigo.
Bem, não mistura nada. Se lesses bem, com olhos de ver, verias que está devidamente escrutinada essa separação. Aliás, está logo nas primeiras frases. basta saber ler, o que nem sempre é a realidade de quem comenta.
Abraço HB.