PplWare Mobile

“Os óculos mais avançados que o mundo já viu”: Meta revela os Orion AR e outras novidades

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Aves says:

    Pelo que diz o post:
    – Os óculos Orion AR – são de realidade aumentada
    – Os óculos Quest 3S VR – são de de realidade virtual
    Os Vision Pro da Apple referidos no post são mistos, mas como AR não são para andar na rua.
    Dos AR da Google (os Google Glass) é que nunca mais se ouviu falar, desistiu.

    • Vítor M. says:

      Olhas para os Orion e o que te perece, o que consegues perceber do design e hardware?

      • Aves says:

        Óculos de realidade aumentada, mas qual é a dúvida?

        • Vítor M. says:

          Como mostram as imagens, tem realidade aumentada e virtual. Qual é a dúvida? Aliás, eles próprios dizem. E como prot´ºotipo, veremos mais adiante que faz todo o sentido eles terem as duas vertentes. Ou o designam e hardware seria diferente.

          • Aves says:

            – As imagens mostram uns óculos de realidade aumentada.
            – E o nome: Orion AR também.
            – E Zuckerberg no vídeo refere-se claramente a hologramas projetados no mundo físico.
            Mundo físico => realidade aumentada
            Mundo virtual => realidade virtual

          • Vítor M. says:

            Nada disso. Aliás, diz mesmo no site do produto “That’s why today, we’re unveiling Orion, which we believe is the most advanced pair of AR glasses ever made. Orion bridges the physical and virtual worlds, putting people at the center so they can be more present, connected and empowered in the world. ”

            E como classificam o tema?

            Categories: Meta Product News Technology and Innovation
            Tags: Artificial Intelligence and Machine Learning Augmented Reality Smart Glasses Virtual Reality

          • Aves says:

            Meta: “Introducing Orion, Our First True Augmented Reality Glasses
            Orion combina a aparência de um par de óculos comum com as capacidades imersivas da realidade aumentada – e é o resultado de invenções inovadoras em praticamente todos os campos da computação moderna.”
            Não há dúvida que a Meta diz com todas as letras que se trata de óculos de realidade aumentada. Não diz em lado nenhum que se trata de óculos de óculos mistos, que podem ser usados no modo de realidade aumentada ou no modo realidade virtual, como é o caso dos Apple Vision Pro.
            Então onde é que a Meta desencanta o mundo virtual para os Orion AR? Nesta frase: “hoje estamos a revelar o Orion, que acreditamos ser o par de óculos AR mais avançado já feito. Orion une os mundos físico e virtual, colocando as pessoas no centro para que possam estar mais presentes, conectadas e capacitadas no mundo.” Pelo que diz no resto do artigo o mundo virtual são os holograma, incluindo écrans, que se podem projetar no mundo físico e não um mundo virtual, imersivo, que carateriza a realidade virtual.
            https://about.fb.com/news/2024/09/introducing-orion-our-first-true-augmented-reality-glasses/

          • Vítor M. says:

            Diz sim, eu revi em cima que diz e está classificado como tal. O facto se denominarem AR não implica, como eles próprios referem, ser também VR. Aliás, diz nesse mesmo link que colocaste. Os Orion usam a realidade aumentada e virtual. Eles não chama de computação espacial, apesar de também o ser, pelas características que apresentam. Mas, na denominação do produto, eles apenas falam na AR, não implica, claro e basta uma leitura simples e olhar para os vídeos, que se trata de realidade mista. Simples.

            We’ve been hard at work for years to take the incredible spatial experiences afforded by VR and MR headsets and miniaturize the technology necessary to deliver those experiences in a pair of lightweight, stylish glasses.

          • Aves says:

            A comparações a fazer não é com os Vision Pro 2 sugerida no outro post. É com o Holo Lens 2 – “Um dispositivo holográfico autónomo, ergonómico e sem fios com aplicações preparadas para empresas e para aumentar a precisão e o rendimento do utilizador.” A Microsoft chama-lhe chama-lhe “realidade mista”.
            Nem a Microsoft (com o Holo Lens 2) nem a Meta (com o Orion AR) dizem que são óculos de realidade virtual. O que a Meta faz é uma operação de marketing com a tal “união dos mundos físico e virtual”. Para realidade virtual a Meta lançou os Quest 3S.
            Os Vision Pro é que têm um modo para realidade virtual e outro para realidade aumentada, separados.

          • Vítor M. says:

            Está implícito. É o texto da marca diz isso mesmo. E refere taxativamente a tentacularidade à realidade virtual. Em termos de comunicação, estratégia, falam em AR, mas partilham a função VR. O texto que escrevi na legenda está corretíssimo.

          • Aves says:

            Esperemos então para descobrir as 7 diferenças entre as projeções holográficas do Orion AR e do Holo Lens 2.

          • Vítor M. says:

            Faremos até uma review aos Orion 😉 deixa só chegar que tratamos disso.

  2. sergio m says:

    Eu tenho óculos rv “Quest 3”, e acho que o “Quest 3s” é apenas uma versão mais “barata” para pessoas que não possam pagar muito caro, daí o termo “acessível”.
    mas comparados com o Quest 3 são lixo, as lentes são “fresnel” em vez de “pancake” e a resolução do ecrã LCD desce para quase metade, ou seja as pessoas vão notar pior resolução e mais píxeis na imagem (o chamado screen door effect).
    EVITEM o Quest 3s

  3. Anónimo says:

    Eu acho que isto já é demais. Vamos todos ficar maluquinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.