ONU alerta para o perigo dos implantes cerebrais de IA: “Podem manipular as pessoas”
A corrida tecnológica está a acontecer em várias frentes e serão poucas as que não representam riscos e perigos. Hoje, falamos dos implantes cerebrais, na sequência de um alerta da Organização das Nações Unidas (ONU).
É ambição de algumas empresas desenvolver chips para serem implantados no cérebro das pessoas. Ainda que o objetivo apregoado seja notável e, diga-se, louvável, há riscos associados. Afinal, embora impressionante, estamos, literalmente, a entrar na cabeça das pessoas.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) organizou uma conferência, em Paris, para debater as preocupações éticas que surgem com o desenvolvimento de neurotecnologia. O evento alerta para o risco que este tipo de tecnologia representa para a liberdade e a privacidade dos pensamentos das pessoas.
Conferência explora os riscos dos implantes cerebrais
Do leque de empresas que está a desenvolver implantes cerebrais baseados em IA, há muitas a preocupar a ONU. A mais recente chamada de atenção está relacionada exatamente com a sua aplicação na neurotecnologia. Especificamente, com o risco de implantar chips de IA no cérebro dos seres humanos.
Segundo Mariagrazia Squicciarini, economista da UNESCO, utilizar a IA "é como colocar esteroides na neurotecnologia". A agência organizou a conferência, abrindo espaço para o debate sobre as implicações éticas da tecnologia no tratamento de problemas neurológicos.
A conclusão é que existe uma total falta de proteção; de facto, não se pode imaginar menos proteção para os dados do cérebro.
Disse, durante a conferência, Rafael Yuste, investigador do Centro Nacional de Neurotecnologia de Espanha e da Universidade de Columbia, que participou num estudo no qual foram analisados os acordos entre consumidores e utilizadores de 18 das principais empresas de neurotecnologia do mundo.
Neurotechnology is a fast-expanding field!
If left unregulated, it can pose risks to our very own humanity.
At @UNESCO we believe that progress & innovation can thrive through solid #NeuroEthics frameworks. Discover what we are doing about it: https://t.co/Xa6mPmPeCz pic.twitter.com/uNBP8hypxP
— UNESCO 🏛️ #Education #Sciences #Culture 🇺🇳 (@UNESCO) July 13, 2023
De facto, a neurotecnologia pode ajudar a resolver muitos problemas e a melhorar, de forma considerável, a vida das pessoas. No entanto, "também pode aceder e manipular o cérebro, produzindo informação sobre as nossas identidades e emoções", conforme recordou Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.
Em 2021, a UNESCO desenvolveu um manual de recomendações sobre a ética da IA. O documento, que foi adotado por 193 Estados-membros, centra-se em quatro pilares: direitos humanos, garantia da paz, diversidade e inclusão, e ambiente. A UNESCO defende que este poderia ser o ponto de partida para a criação de um quadro regulamentar internacional.
Por sua vez, a ONU partilhou que apela à expansão e diversificação da investigação sobre neurotecnologia e inteligência artificial. Afinal, para já, mais de 80% das publicações no domínio da neurociência foram produzidas por apenas 10 países, e apenas seis detêm 87% das patentes de neurotecnologia.
Este artigo tem mais de um ano
É o fim!!
O tal “fim” já veio a imenso tempo, só agora é que vêem? Porque é que acham que os telemóveis têm impressão digital até embutido agora nos ecrãs?
Acham mesmo que a impressão digital não é guardada nos servidores e posteriormente guardado numa base de dados? Ah isso é impossivel! As big data agradecem pelo contributo.
eu nunca uso o indicador na impressão digital do smartphone. E no cartão cidadão tenho 2 dedos e o dedo que uso no smartphone é diferente e dizia-te mais porque tenho 5 dedos e ficas a imaginar o que faço com os outros 2 lol
Depois admiras-te de o pessoal te recomendar usar o chapéu de alumínio.
Os dados da impressão digital são guardados e só no aparelho. Há um chip que é responsável por guardar essa informação de forma segura.
Isso torna o telemóvel 100% seguro? Não, mas escusas de inventar novas teorias…
Nao é impossível, no entanto não há qualquer tipo de evidencia que qualquer fabricante esteja a fazer isso.
Dado que os fabricantes são descortinados até ao limite, já teria sido descoberto caso o estivessem a fazer.
De qualquer forma, acho engraçado que estejas preocupado com isso, ou que fosse algo que os governos estivessem a esconder.
Em Portugal e na maioria dos países, existe uma base de dados de impressões digitais, a tua está lá.
Mas isto e para que ? E “eles” tambem vao ter esses implantes instalados ? Esta gente tem os dias contados, ja nao estao ca a fazer nada.
O corpo é meu eu faço o que eu quiser com ele! Quem é a ONU para dizer a um homem o que ele pode ou não pode fazer com o seu próprio corpo?
Mete um chip, mas da mesma forma que meteres um chip / implante também já não mandas mais em ti… lol, isso é garantido.
Lol. Aqui é só anti sistemas. Na vida real não ha manifestações e ainda esta no sangue do português criticar as manifestações pelos direitos de todos que se fazem noutros paises
Onde nasci, alertar não é ordenar. Estás à vontade, podes colocar 30 nesse cérebro já semi torrado. Depois não digas é que ninguém te alertou lol.
Quer dizer, podemos ser manipulado pelos politicos para termos a merda que temos. Pode ser que sejamos manipulado para votar com juizo.
Peço desculpa pplware, mas este não merece ficar sem resposta. Ao seres manipulado achas que vais ser manipulado por 1 apenas? Qual deles é que será? Ridiculo essa tua argumentação… Nem sabes quem te controla. Como é que vais saber em que vais “votar com juizo” se um implante é precisamente e eventualmente dar ordens?
Respondam sempre, não deixem de dar a opinião. Usem a elegância, educação, mas troquem e esgrimam argumentos. Mais ainda num tema que promete muita discussão nos próximos anos.
Agora os anti-teorias vão vir que nem loucos… do gênero..
“Não, não… Isto é um tema muito sério! Se a ONU diz, é porque é verdade… temos que ter cuidado, vamos tomar medidas, temos que tomar medidas”
Pessoas a avisar disto a imenso tempo, a olhar para este tipo de comentários e dizer: Mas que ovelhas!
Isto é para os anti-teorias que tanto andam ai a cantar de galo e peito aberto a pensarem que a humanidade é toda genuína, simpática, sem maldade. É mais uma prova (as pessoas que são mente aberta já sabiam disto)
As pessoas mente fechadas (anti-teorias) que se recusam em acreditar em teorias e/ou conspirações, ou pelo menos tentar investigar e ver se faz sentido pelos SEUS próprios meios, não. Preferem que seja uma organização a admitir ou omitir que realmente faz algo mal.
Não é de hoje! É só para rir com os anti-teorias nos comentários do Facebook e outras redes sociais.
Aproveitem e leiam George Orwell 1984, um bom livro para começarem a “repensar” naquilo que realmente é real ou até nem pode ser 😉
Não metas no mesmo patamar o livro 1984 com as “teorias” da conspiração que nem chegam a qualificar como teorias, são apenas fantasias sem qualquer ligação á realidade mas que servem agendas e exploram os ignorantes.
para burros que não saibam ver os “sinais”, 1984 nunca fará sentido, pois não.
Várias coisas do livro se tornaram reais. Desde serviços de inteligência e redes sociais que espiam os nossos dados e os vendem (“big brother” é sinónimo para isso). Drones e câmeras a vigiar ruas. Liberdade de expressão condicionada por algoritmos (muito do que escreveres pode ser censurado online), etc.
Funcionários num sistema laboral que escraviza e o salário que recebemos vai para dezenas de impostos diferentes, ficas com menos de 10% para comprar alimentos, etc.
Mas enfim, os cegos nunca conseguirão ver.
Quem pensa que estes chips conseguem ler o que pensamos é um completo alucinado. Quanto muito podem ser usados para curar algumas doenças ou melhorar os sintomas de algumas delas. Agora ler pensamentos e melhorar a inteligência? Nem daqui a 1000 anos!!!
Acho que estamos mais perto de provar que Deus existe do que de um chip de AI que leia pensamentos…
A tecnologia para ler as ondas cerebrais e converter em texto ou num comando já existe. Se extes implantes o poderá fazer nao se sabe mas partindo do principio que a tecnologia esta sempre um pouco mais á frente do que é publico… Fantastico em termos medicos mas assustador em termos de privacidade
Sim, o Stephen Hawking usava algo semelhante, mas acho que não tinha implante no cérebro (ACHO)…
A diferença é que o aparelho que ele usava para falar não lia o que ele pensava, lia o que ele ia falar, é diferente, mas dá que pensar…
Não dá que pensar nada. O “aparelho” era literalmente controlado por ele. Fim.
Dizes tu e pensava ele. Muito se fala de algo que ninguém tem a certeza. lol
Dá que pensar…
Certeza de quê? Essa informação é pública. Se preferes ignorá-la é outra história.
Os filmes MATRIX fazem algum sentido. Em breve seremos controlados pelas máquinas :-))
Obvio que sera ruim. Neurotecnologia com IA devia ser proibido o desenvolvimento dela a nivel mundial, assim como foi proibido armas quimicas. Empresas como neuralink nao devia existir. Veja os macacos torturados por ela. Obvio que perdera privacidade e identidade, causara dor ao humano ou animal. Eu nao faco isso nem com meus cachorros, quem dira um ser humano. Por isso exijo respeito. Diga “Nao a invasao de privacidade”
O inconsciente coletivo, engenharia social, agenda 2030, nova ordem mundial e outros medos propagados pela comunicação social controlada pelos grupos económicos já são formas de manipulação postos em prática.
Sou a favor das pessoas serem livres de fazer o que quiserem com o seu corpo e a ONU não tem nada que meter o bedelho nisso.
Agora se eu metia um chip no meu cérebro, nunca na vida.
É bem provável que já nem sejam necessários implantes e que dispositivos como smartphones e routers já o consigam fazer à distância. Nós somos uma antena ambulante capaz tanto de emissão como recepção rádio. Se a tecnologia voice-to-skull já existe, foi testada com sucesso e patenteada salvo erro pela primeira vez em 1972/3, com o avanço tecnológico estará agora muito mais avançada e o reverso também já será possível (tipo skull-to-device) um dispositivo capaz de captar há distância e converter pensamentos (tudo ondas electromagnéticas) em texto/imagens. Então mais de 85~90% já foram e estão manipulados desde há décadas. Por esses não há nada a fazer, são os npc, os “zombies” dos Cranberries, os “vegetable” dos Supertramp etc, quem está na matrix não apanha uma de tão bom que foi o programa.
Aqueles ainda na dúvida tentem escutar o que Yuval Harari tem vindo a repetir tanto desde 2017 que já chateia. Não digam é que o Yuval está a mentir ou a inventar, esse personagem nem fala por parábolas e mais explícito não podia ser, além de estar em boa posição para saber do que fala.
Até já estou a imaginar uma lista de espera com muitos milhares de ansiosos por ter um neural link enfiado até à medula que lhes permita aceder à rede de olhos fechados e/ou adormecer sonhando antecipadamente estarem onde queriam estar. Que nem o final de repo men mas já sem os glitches.
Sou contra e serei sempre contra a meter um chip no cérebro por as seguintes razões:
– gosto de manter o que eu penso em privado
– sou contra a ditadura