Quantcast
PplWare Mobile

Olho biónico permite homem cego ver a esposa 10 anos depois

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Gato Preto X says:

    Espetáculo!

    Para os “copo meio vazio” deste mundo, deviam pôr olhos nisto!

    Mas Apple, Google, Microsoft, Samsung, etc… que gastam milhões só em publicidade, deviam contribuir mais para esta tecnologia, mesmo que não vejam retorno financeiro!

    • Vítor M. says:

      Concordo consigo, contudo têm eles também desenvolvimentos nesta área e noutras. Refiro dois exemplos: no que toca a acessibilidade para pessoas com algum handicap, a Apple lidera e transformou a incapacidade em mobilidade nos seus sistemas. Np que toca a tecnologia para combater directamente problemas relacionados com a visão, a Google está a desenvolver uma lente de contacto inovadora. Dois pequenos exemplos de como essas marcas também trabalham na área da tecnologia para a saúde e ciência.

      Se podiam fazer mais? Muito mais!

      • Pedro Nunes says:

        Sim, concordo plenamente! Mas neste momento as empresas querem vender e ganhar mercado. A saude não é a area principal da apple/android e as outras todas. Existem outras empresas agora sim viradas para a área da saúde que utilizam a tecnologia desenvolvida pelas gigante já referidas para avançar nos estudos/inovação.
        Não se esqueçam que são investidas grandes quantidades de dinheiro nas universidades para pesquisa.

  2. Diogo Ribeiro says:

    Brutal este video, a felicidade é um direito básico do ser humano, já se criou tanta coisa boa na ciência… Espero sinceramente que daqui a uns anos a cegueira não seja um problema, e que os meus filhos me perguntem: ui como era possível as pessoas não conseguirem ver? espero que esta barreira da mobilidade seja ultrapassada num futuro próximo.

  3. Raimas says:

    Estamos a viver numa era fenomenal. À velocidade que a tecnologia avança é difícil imaginar o que ainda vamos testemunhar durante o nosso tempo de vida. O futuro é hoje.

  4. chicosoft says:

    Adoro este tipo de Tecnologias…

  5. João Cordeiro says:

    Bom dia,

    De facto é uma noticia, um vídeo e uma tecnologia de encher o coração.
    A propósito, não quero deixar de referir a noticia pplware, e também da televisão portuguesa, sobre o pilotar/controlar um avião apenas com o pensamento. Confesso que me emocionei com este avanço tecnológico e quando pensei no momento em que teremos o controlo de próteses (braços, pernas, etc) apenas com o pensamento e, muita tecnologia ao serviço do homem.
    Infelizmente, senti pavor logo a seguir, quando pensei que a mesma tecnologia podia/seria aplicada ao controlo de armas apenas com o pensamento…

  6. Marc Solèr says:

    Muito bom! Faz me lembrar aquele vídeo da miuda surda que conseguiu ouvir pela primeira vez

  7. Daniel says:

    Malditas cebolas :))

  8. Gustavo Vera says:

    Boas ppware, gostava de saber mais informação acerca da noticia? O gadget está acessível a qualquer um? Ou está inserido em algum programa de investigação universitário?
    (tenho a minha mãe numa situação similar)

  9. André Alves says:

    Por favor façam alguma coisa para dar para ver vídeos na app Android do pplware

  10. Jorge says:

    Gostaria de obter o contacto, devido a um amigo que invisual ao saber da noticia.

    Se acaso alguém do o contacto ou um endereço sobre esta situação, deixo aqui o meu endereço de email:

    jorgemanuelabreu@gmail.com

    Muito obrigado.

  11. Tiago Silva says:

    Boa tarde, é bom opplware ir colocando alguma snotícias na área da acessbilidade.
    Como recém-cego, esta é uma área que me interessa.
    A notícia, penso ter a ver, com um protótipo desenvolvido nos EUA como o nome “Argus II” e está aos poucos a ser comercializado. É fabrico pela second vision

    Deixo aqui 2 links:
    http://www.wired.co.uk/news/archive/2013-03/18/bionic-eyes-argus-ii-approved-fda
    http://en.wikipedia.org/wiki/Argus_retinal_prosthesis

    Penso que só se aplica a pessoas cegas com problemas na retina, porém o melhor é esmo contactar um especialista.
    O que me foi explicado na altura, é que é uma tecnologia muito recente, que consiste (explicação para leigos, mim incluídos= no implante de micro camaras na retina, que depois transmitem sinais eléctricos para o nervo óptico e cérebro.
    Também foi-me dito e é fácilmente constatável, que este olho biónico, nos casos que resulta, devolve uma visão funcional, isto é, há percepção de sombras e é necessário fazer um treino para interpretação da mesma (o Sr. refere isso no video, vou ter que treinar muito).
    É um grande avanço, e um dos caminhos a trilhar paraque as pessoas cegas voltem a ver. Ao que sei, na variante tecnológica é a solução mais eficaz.
    é extraordinário!

    Pelas investigações que fiz, um brinquedo desses, atençãoque nem todos estão aptos para têlos, custará à volta dos 7000 dollars.
    Não conheço nenhum português que já esteja a usufruír desta tecnologia.

    + 2 pontos já aqui abordados:
    a Apple, a microsoft, sobretudo estas duas grandes empresas tecnológicas, com sistemas operativos próprios, embora disponibilizem um leitor de ecrã, sendo que no caso da microsoft é uma anedota mas poderá-se instalar software (jaws por exemplo, nvda gratuíto e aberto), no caso da apple, o leitor de ecrã que vem nativamente (voiceover) por exemplo não é totalmente compatível com todo o software apple.
    Há muito coisa a fazer e a melhorar.

    ps – no texto está escrito “olho óptimo”, mas deveria ser “olho óptico”.
    esta até um cego vê!

    abraço

  12. Tiago Silva says:

    Como complemento deixo o seguinte link:
    http://www.technologyreview.com/news/423216/a-bionic-eye-comes-to-market/

    “…Second Sight’s device, the Argus II, will cost around $115,000 and be available only through a small number of clinics in Switzerland, France, and the
    U.K. The company hopes to receive approval from the ….”

  13. Tiago Silva says:

    “nervo óptico” por “neevo óptimo”

  14. dajosova says:

    Trabalhe-se a tecnologia mas antes o coração do Homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.