ODROID – a primeira consola portátil Android
Já aqui lhe tínhamos demonstrado o potencial do Android, como uma plataforma atractiva para desenvolvimento de jogos com algum nível de detalhe. Bem, parece que não somos os únicos a acreditar num mercado para o Android nesta área de entretenimento.
A flexibilidade típica de um sistema operativo móvel baseado em Linux, em conjunto com um hardware à altura pode-se tornar na combinação perfeita para uma nova geração de consolas portáteis.
Não foi por isso, que recebemos com muita surpresa o anúncio da ODROID, a primeira consola portátil baseada no Android. A empresa HardKernel por detrás deste conceito é uma empresa oriental relativamente desconhecida no mercado. Mas caso consiga comercializar em grande escala este seu novo "gadget", poderá ser aquilo que o Android necessitava para marcar uma posição de relevo como uma plataforma de lazer.
Mas será só o software que usa que faz desta consola portátil um caso de popularidade? Claramente que não, já que as especificações ao nível de hardware são de "encher o olho". Veja de seguida os componentes desta verdadeira máquina diabólica portátil:
- Processador Samsung S5PC100, ARM Cortex A8 a 600 MHZ, com extensões para aceleração 3D e Java.
- Ecrã Touchscreen de 3.5 polegadas e resolução de 320 x 480 pixeis
- Conectividade Wifi b/g e e Bluetooth 2.x EDR com A2DP para uso de auscultadores wireless
- Saída HDMI para reprodução e gravação de vídeo em alta definição em 720p
- Conectores para microfone e auscultadores
- Expansão de memória, via cartão SD ou microSD
- Bateria de iões de lítio com capacidade de 1320 mAh (amovível da consola)
- Conector USB 2.0
- Acelerómetro permitindo uma experiência mais natural e facilitada
- 512 MB DRAM e 2GB ROM (Transflash)
- Peso 165 gramas (bateria incluída)
Destaco das anteriores características, o mesmo e veloz processador que equipa o iPhone 3GS, bem como a saída HDMI que é invulgar de ver em consolas portáteis. O peso também me parece bastante aceitável para o recheio bastante "musculado" que esta consola trás montada.
Do meu ponto de vista quanto à consola como hardware apenas aponto dois inconvenientes. O tamanho do ecrã parece-me um pouco reduzido, embora uma habituação ao mesmo e a generosidade das restantes funcionalidades possa fazer esquecer este pormenor. O outro factor menos positivo, é o de que obviamente comparando esta consola com outras do mercado ao nível estético, fazem-me crer que neste campo os autores poderiam ter conseguido um design mais elegante.
A HardKernel apesar de pretender atrair programadores para a sua plataforma de jogos no site oficial, mostra já pequenas pré-visualizações de alguns jogos que numa primeira fase estarão disponíveis logo que a consola entre em produção. Além disso, os autores desta consola móvel, pretendem também que os seus futuros donos tirem partido da consola como dispositivo móvel para acesso à Internet, com intuito de possibilitar a visualização de e-mails, envio de mensagens instantâneas, acesso ao Twitter e outras redes sociais.
As elevadas capacidades multimédia do processador ARM Cortex A8 e a saída HDMI é uma área em que também os autores do ODROID pretendem cativar todos os amantes da conectividade entre a televisão e a consola de modo a que possam tirar partido da reprodução de alta definição.
É de salientar também que a premissa deste projecto é funcionar sobre uma filosofia de "hardware aberto". Ou seja, tanto você como uma empresa/comunidade pode ter acesso ao diagrama esquemático da consola (parte do mesmo já disponível no site) e construir uma adaptação livremente.
É um projecto tão arrojado como possivelmente prematuro, numa altura em que não existem grandes títulos de entretenimento no Market do Android. Contudo, caso a empresa consiga parceiros de peso ou programadores experientes para desenvolver jogos mais sofisticados para o sistema operativo "Open Source", estaremos perante uma consola que poderá dar muito que falar.
Como o mercado do Android está ainda numa fase inicial em várias áreas e com grandes oportunidades para quem deseja programar para a plataforma, é esperado que no futuro outros projectos semelhantes a este possam brotar que nem cogumelos. Slashgear
Este artigo tem mais de um ano
PSP 2 (aka pspGO) a caminho não será um aviso para a google a dizer “Já não existe mercado para ti, a não ser que seja um mega-low-cost”
Na minha opinião vai ser como o nokia ngage que era mais telemóvel que consola…
Concordo,
A não ser que seja mesmo mais barato ou tenha outras vantagens nunca vistas não me parece que tal coisa se torne comum…
Se bem que a conectividade já lhe dá um bom avanço, falta mesmo o elemento “custo”.
😉
Não vejo nada de especial na psp go, não inova em nada (ao contrario da psp quando saiu). Alem de ser feia como tudo /:
Parece-me que esta consola não é para entrar no mercado da PSP ou outras consolas portáteis mais comerciais.
O que distingue esta consola é ter um hardware de tal forma completo e apontar para ser uma “consola aberta”. Ou seja para os fãs de personalização ou modding facilmente poderão ter acesso ao Hardware e modificá-lo.
Alem de que com o Android instalado tenha a certeza que esta consola será bastante mais usável do que uma PSP, em tudo o que tem a ver com conectividade à internet! E já não falo da flexibilidade em actualizá-la para ROM’s de versões mais recentes do Android, digam o que disserem nunca irão conseguir tal liberdade numa PSP 😉
Vamos ver é o seu preço. Isso a tornara competitiva ou não.
Esperar para ver…
Cumps
Se arranjarem um emulador de jogos da PSP para o Android, eu reservo já uma…
OpenPandora anywone? Alem de ter capacidades bem mais apeteciveis, já tem uma boa base anterior, alem de usar Linux, contendo muito mais suporte.
Penso que isso é uma tentativa de hype, usando um SO que está na boca de todo mundo e fazer uma pseudo-consola. OpenPandora, esse sim um projecto aliciante e interessante que eu espero que rume a boas marés num futuro próximo.
http://openpandora.org/
São dois projectos interessantes, agora resta saber o preço deste ODROID.
Mas realmente, a nível de Hardware e plataforma Android, é espetar-lhe com um cliente VoIP ou mesmo fazer um pequeno Moding de modo a que possibilite redes GSM, e temos uma Consola, PDA e Telemóvel.
Agora é esperar que a comunidade Android dê frutos!
Já conheço o openpandora mas a nível de títulos sonantes de jogos não tem muitos e é usada mais como emulador de jogos do que propriamente para jogar jogos nativos.
Se tivesse o Android aí a conversa era outra 😉
Penso que a nivel de hardware também não é tão completa quanto o ODROID.
Mas sim senhor é um bom projecto e bom para acompanhar o seu progresso.
Eu nao acho o android aliciante para dizer a verdade, e esta consola… bem nunca por ela porpria irá atrair desenvolvedores, enquanto a Pandora nao está dependente de criadores para si mas apenas de uma comunidade que crie emuladores ou os adapte melhor a consola se bem que tem atraido interesses… Alem de eu adorar a emulaçao, eu pratico-a muito , se calhar e por isso que estou com grande interesse neste projeto.
Esta coisa “ODROID” é feia pa caray, não sou fã da PSP-GO mas acho as PSP3000 minimamente bunitas agora isto? quem vai querer andar com aquilo no bolso? é vergonhoso lol
Concordo, esta consola não tem lugar no mercado. A Sony e a Nintento têm anos de avanço.
Esta resolução não me convence…nem sei se será a resolução real porque até os velhinhos nokia 6630 tinham esta resolução.
Aliás era de 240×320 nos velhos nokias e esta resolução não é muito superior…
Potencial tem, o LCD é identico ao do iPhone mas para isto andar para a frente tem que haver uma grande aposta em apps e jogos pela empresa ou ninguém vai-se sentir animado a produzir.
Para um produto destes entrar no mercado precisa: ser muito mais barato que a concorrencia + aposta forte no SW (jogos e apps).
Se a empresa conseguisse vender este produto por uns 125eur e jogos a 5-10eur entao aí tinhamos produto! De outra forma só venderá SE houver muitos emuladores e jogos gratuitos…
PS: o Cortex A8 NAO É dual-core. O A9 sim já é.
Tens razão caro, foi um lapso meu… Corrigido!
Tudo oque mete ANDROID tem um pequeno problema com o design não? Pelo menos na primeira versão dos aparelhos… Já com o HTC Dream foi a mesma coisa.