Mazda revoluciona motor a gasolina com ignição por compressão
Um dos temas mais populares da atualidade é a energia. Os motores elétricos estão na moda e, em total desuso, mesmo démodé, estão os veículos com motor a gasolina. Mas calma, a tecnologia não deixou de evoluir nestes motores e estes não estão obsoletos ou mortos.
A Mazda apresentou uma pequena revolução ao dar a conhecer o primeiro motor de compressão a gasolina.
Mas afinal o que é um motor de compressão a gasolina?
Vamos imaginar que dentro de 5 anos o preço da gasolina, dado o ímpeto dos motores elétricos, cai para menos de metade do que temos hoje. Já viu que poderá haver, afinal, um novo rumo nestes motores?
Mas nem é nesse cenário que a Mazda está a apostar. Na prática, este motor a gasolina funciona como um motor a diesel. Assim, a vantagem é de tal forma interessante que estão em causa níveis elevados de eficiência e redução considerável dos consumos.
Skyactiv-X, a revolução no motor a gasolina?
Chama-se Skyactiv-X e faz parte do programa de redução de emissões poluentes em 50% na Mazda, até 2030. Esta proposta da empresa será produzida lado-a-lado com as unidades em que a Mazda irá criar a energia.
Este tipo de motor de compressão ou de combustão espontânea recorre ao movimento do pistão para comprimir o ar e queimar o combustível. Esta compressão faz aumentar a temperatura e dá-se a explosão sem haver necessidade de uma vela de ignição.
Embora existam protótipos de vários construtores desde os anos 90, agora foi a Mazda quem finalmente conseguiu resolver o problema principal que impedia o seu uso prático, que era maximizar a zona de compressão para assegurar uma queima uniforme do combustível.
A combustão uniforme era o ponto fulcral para assegurar a redução das emissões dos gases poluentes. Isto porque este tipo de motor tem uma combustão pobre em oxigénio, o que reduz a produção de óxidos de azoto mas, por sua vez, produz uma elevada quantidade de monóxido de carbono e hidrocarbonetos. Para resolver a questão do oxigénio desaparecer no escape, a empresa japonesa criou um compressor mecânico para reintroduzir o ar e melhorar assim a combustão, podendo dessa forma extrair mais energia.
A técnica de ignição por compressão permite uma combustão pobre, melhorando, contudo, a eficiência do motor entre 20 e 30% face ao atual bloco SKYACTIV-G e entre 35 a 45% quando comparado a um motor Mazda a gasolina de 2008, com cilindradas equivalentes. Em termos de poupança de combustível, o motor SKYACTIV-X chega a igualar ou mesmo a superar os valores do mais recente motor Diesel SKYACTIV-D
Quando chegará este novo motor ao mercado?
A empresa espera começar a introduzir o Skyactiv-X nos modelos já a partir de 2019. Este é um passo muito interessante pelo facto de que há já 11 cidades que baniram os motores diesel, onde já não entram carros com estes motores e muitas outras cidades estão já a preparar duras medidas para o mesmo efeito até 2040. A margem para estas "revoluções" existe sendo fundamentais para criar soluções mais amigas do ambiente.
Este artigo tem mais de um ano
Acho um erro agora comprar um carro a diesel. Só teve sucesso porque as marcas europeias tinham bons motores diesel e a UE facilitou demasiado.
Se querem ter um carro para andar na cidade nos proximos anos tem de ser um a gasolina, hibrido ou electrico.
Lol eu concordo que se deva mover para carros híbridos ou eléctricos mas dizer que “se querem andar na cidade” tem de ser um desses, é uma afirmação no mínimo ridícula. Os diesel quer queiram quer não continuam a ter melhor adesão por parte dos consumidores devido ao preço do gasóleo. E tanto serve para andar na cidade como no campo.
O preço do gasóleo ser mais baixo é uma coisa tonta, quando o gasóleo é mais poluente e pior para as cidades largamente populadas..
Isto quando o preço do gasóleo é inferior ao da gasolina. Em certos países isso nao se verifica. Logo nesses países comprar um carro diesel não traz nenhuma vantagem.
O Problema é que o raio da Gasolina não baixa um gajo continua a ser roubado pela cambada de aldrabões que mostram preocupação com a poluição causada com o diesel mas continuam a telo barato e não venham com a desculpa que é para trabalhar porque não se vê BMW,Mercedes,Jaguares,Range Rovers, Land Rovers, minis etc com os materias de construção civil ou com as sacas do adubo etc.
Isto!
A gasolina é mais cara, porque o estado lhe põem impostos, porque é “para passear”.
Isto é tudo ordens dos Alemães Master Race porque só eles têm motores a diesel aprovados pela Merkel que é quem manda na UE.
Vais-me dizer que os topos de gama a diesel que vês na cidade são para trabalhar ? queres enganar quem ? eles usam-no tanto para trabalhar como eu que tenho a gasolina.
Não, estou a dizer exactamente o contrário.
Como sabes, o que não faltam são viaturas de luxo a diesel, e pessoas a ir trabalhar em carros a gasolina.
Quero-te ver a fazer 200 km todos os dias a gasolina. Nem todos vivemos numa grande cidade, nem todos vivemos na cidade onde trabalhamos. E como se sabe os transportes públicos em Portugal só funcionam e mal (pelo que me dizem) em Lisboa e no Porto.
GPL!!!!!!! Fiz a conversão para GPL e apenas uso a gasolina para arranque. Passados uns 30 segundos está a bombar a GPL.
0.58€ o litro (nos locais mais caros!!!!)
Isto! Foi o que eu fiz e sai mais barato que diesel, mas com impostos do carro e manutenção a preços de gasolina e não de diesel! É só vantagens!
O teu carro não passa a GPL passados 30 segundos após estar a trabalhar… até poderá se estiver na temperatura necessária a tal. O motor passa a GPL após atingir uma determinada temperatura, isto nos sistemas actuais. Nos sistemas mais antigos até podias colocar o motor a trabalhar a GPL… já vou no segundo a GPL e, sim, o que se investe na instalação é, rapidamente, recuperado uma vez que o preço do GPL é barato. Existem táxis em Lisboa a circular a GPL, o Barraqueiro possui, pelo menos, um veículo movido a GPL e já vi uma Sprinter com caixa térmica.
O problema com o GPL e a invenção que não podem estacionar em locais fechados, como os centros comerciais…… quando as gasolineiras derem autorização para isso se calhar mais pessoal investe nisso.
“200KM/dia” não compensa mudar de cada?
Não fiz as contas, mas… carro a Diesel, só compensa a partir de uma quantidade de KM, até lá, o preço de compra é sempre superior, sendo que o valor gasto no acto da compra dá para gastar em combustível durante muito tempo…
Quando não se mora sozinho alguém tem de ficar longe e o outro perto. Eu também trabalho longe, embora menos, faço só 110km por dia, ainda assim ando a gasolina todos os dias. Vou de mota normalmente
O carro a diesel compensa se fizeres mais de 50km por dia
Luís Martins a Lei mudou em 10JUL2013 em relação aos veículos GPL… e esta questão (segurança) nada tem a ver com “gasolineiras”… hoje, na Grande Lisboa, pode-se encontrar a venda deste combustível a € 0.499/l…
http://noticias.automoveis-online.com/tudo-sobre-alteracoes-a-lei-para-o-gpl-o-que-precisa-saber-sobre-gpl-esta-neste-artigo/
O Brasil tem a opção de veículos bi-combustíveis com a solução do álcool combustível. O governo golpista Temer está deixando esta tecnologia morrer. É uma solução viável quando o preço internacional do petróleo está elevado. Até a descoberta do petróleo no Pré-sal está comprometida pelos preços praticados (baixos) do combustível.
Questiono se esta tecnologia da Mazda não é uma variação dos Turbos compressores?
O que esqueceste dizer é que álcool que usam na mistura do bi combustível destrói os bicos injetores e outras partes por causa da sujidade e os motores não estão preparados para trabalhar com a compressão necessária para queimar o álcool. Quanto mais pura a gasolina mais agradece o teu carro….
toda a gente quer carros a Disel para depois fazem 10, 15 ou 20k KMs por ano… ridiculo.
O investimento inicial nao paga o diferencial do custo da gasolina nem as manutenção mais caras dos carros a diesel…
Isso é tudo muito bonito lá fora onde grandes cidades tem uma oferta de transportes públicos bem cimentada e funcional. As pessoas não sentem necessidade do carro logo não sofrem transtornos. Cá a realidade é outra.
A realidade tem uma pescadinha de r. na boca.
1) Pessoas não usam, vem em carros particulares, entopem os acessos e a circulação, os transportes não andam a horas , as pessoas dizem que são maus e não usam.
2) As pessoas não usam, não há dinheiro para investir, eles são maus, por isso as pessoas não usam.
Goto 1)
Alternativa: cobrar as entradas nas cidades, como em muitas cidades da europa… portagens… ou em alternativa deixarem o automóvel no exterior da cidade.
Isso é o pensamento à tuga, cobrar… tudo e qualquer coisa. Não é uma critica destrutiva. É um pensamento normal xD
Acho que já temos demasiadas portagens/impostos circulação para tão baixo ordenado. Cobrar é bonito e ninguém se queixa quando os serviços funcionam.
As pessoas vem em carros particulares pk o transportes não se traduzem em mobilidade que não passa apenas pela disponibilidade de transporte de x em x tempo mas também no ordenamento de território de forma a que este seja prioritário. Em muitas cidades da europa (os bons exemplos) a proibição dos carros gasóleo/gasolina também é recente e já os transportes funcionam há muito.
É claro que nós temos algumas outras particularidades no nosso território tais como muitas zonas históricas e seus monumentos o que dificulta o ordenamento e não temos um pais verdadeiramente plano que facilite por exemplo o maior uso de bicicletas. E como nós todos os países do sul.
Eu ando sempre de transportes publicos, autocarros horrorosos de um privado e depois comboio. Mas o que chateia mesmo é a entrada wm lisboa dos automoveis com uma pessoa a entupirem tudo. Aquele nao é um pebsamento tuga é uma forma de resolver. Quemleva carro para todo o lado em que podia andar de transportes e depiis senta o r num escitorio o dia todo e perde horas na fila é que é tuga, so pensa nele e prejudica todos os outros, quer tenha automovel eletrico, hibrido ou a hidrcarbonetos
Alguém pode reler o texto e perceber que a Mazda desenvolveu um totor a GASOLINA mais de 40% mais eficiente? É um carromovido a gasolina com consumo de um Prius Hybrid, sem precisar das caríssimas baterias!
Enquanto várias marcas de renome já estão a trabalhar em motores elétricos há uns aninhos… A Mazda está a trabalhar em motores a gasolina.
Boa sorte Mazda, o futuro avizinha-se negro para ti.
E quem é que te disse que a Mazda não está a trabalhar em motores elétricos? Parece-me a mim que não sabes o que dizes.
Os carros electricos ainda estão muito verdes e vão-se passar mto anos até a substitução completa.
E depois ainda falta saber qual o preço a que vai ser vendida a electricidade.
E ainda vai existir muito mercado para os motores a combustão olha a Asia , e a Africa e Americas do Sul o mundo não é só Europa.
Vocês são loucos. Neste momento, investir em fabrico e desenvolvimento de motores a combustão é suiícidio.
Faz-me lembrar a NOKIA, enquanto os outros começaram a desenvolver Android eles ficaram a bater no Symbian OS, qual foi o resultado?
Mas vá, falamos daqui a uns tempos…
Então leva os electricos para Africa e vais ver quantos Km fazes.
Hein?
Para África são os motores que já existem aqui, já são bons demais para aquelas estradas…
A Nokia tinha hardware ultrapassado a correr o Symbian.
Aliás, na Nokia era comum usar o mesmo soc e mudar a carcaça do telefone e vender com bastante lucro… mas apesar disso os Symbian faziam MUITO mais que qualquer Android, aliás no Android só se conseguia mandar fotos por bluetooth a partir da versão 2.2 já por essa altura no Symbian existia software que permitia mudar a TV de canal por IR ou até mesmo controlares um PC por bluetooth. Só não tinha era a loja do software centralizada… e isso foi o ponto de mudança, no Symbian se querias alguma coisa tinhas que pesquisar nos fóruns da especialidade para saber das novidades já no Android bastava clicar na store.
Porque razão é suicídio continuar a desenvolver os motores a combustão? Por acaso pensas que os carros elétricos vão substituir os a combustão interna num futuro assim tão próximo? Ainda existem vários problemas a resolver nos primeiros, como por exemplo, são bastante caros para o que oferecem, o tempo de carga continua a ser bastante elevado,… E parem a comparação entre telemóveis e carros. São dois produtos com mercados incomparáveis.
Isso porque as gasolineiras querem a testa tem um carro que gera a própria eletricidade não é preciso carregar nunca. Tipo os dínamos que se usava nas bicicletas há 30 anos
Até podes ter razão, não sei, acontece que estás a comparar duas coisas completamente diferentes.
Concordo contigo até um determinado ponto, mas os motores a combustão sempre existiram, passo a explicar:
Formula 1, WRC, Dakar, 24 Le Man, Moto GP, WTCC etc… etc… estas competições existem porque vendem!
O Symbian era topo, leve e fluido. Tinha uma grande oferta de aplicações(mas isso até o Windows mobile tem) só não tinha as aplicações certas. O Android vingou pk a utilização de aplicações subiu exponencialmente e o sistema caminhou nesse sentido. O sistema no inicio era mau e ainda hoje é razoável. Completamente exigente na utilização de recursos sendo preciso ter um aparelho de topo para poder ter uma utilização despreocupada.
Está será a tecnologia de transição. Porque em 2040 ainda existiram muitos motores a combustão a circular. A malta não troca de carro por decreto. Era bom, o meu já conta uma década.
A Mazda anda é muito atenta.
Os construtores automoveis Japoneses nao são nenhuns tolos.
Alem disso a massificação dos carros eletricos vai demorar ate porque as baterias têm ainda muito que evoluir assim como a insfrestrutura para carregamentos…
Eles propoem-se preencher o vazio que ha entre hoje e os carros 100% eletricos utilizando o que ja existe…
Sinceramente acho que é um ponto de vista muito inteligente da Mazda…
Joao a mazda nao é propriamente tipo a renault, que faz carros em fibra com 1000cc e 90cv… A ver, a mazda tem esses carros, mas quem compra mazda, vais mais a gamas médias e altas, tipo rx8, rx7, mx5… Nao passa disso para baixo… Sou capaz de ver mais mx5 do que um mazda gama baixa…
E nestas gamas medias/altas o pessoal nao quer carros eletricos… Pra começar a duraçao da bateria é uma treta, no youtube encontras um gajo que se aventurou com um tesla na pista nurburgring na alemanha ficou com o carro a meio da reta lol, ta no youtube é so ir pesquisar…
Depois a gasolina é outra censacao… Os eletricos nao dao pica nenhuma, sei disso porque eu tenho um rx8, um amigo meu tem um renault twizzy… Okay, há uma diferença monstruosa neles, mas ja conduzi carros velhos, até o renault megane com 20anos do meu pai, 105cv e 1600cc dá mais pica de conduzir que o renault twizzy… Simplesmente nao se sente nada, nao há derrapes ao arrancar, nada de nada…
A Mazda no RX7 usou o motor Wankel (o motor de combustão sem pistões)… curioso como esta marca “experimenta” novas técnicas…..
É estratégia de negócio. Daqui por 3 anos a Mazda vai ter os melhores motores a gasolina do mercado. Os motores a diesel vão rapidamente ser proibitivos, portanto os consumidores ou aceitam os motores elétricos e tudo o que isso implica (tecnologia muito recente) ou apostam na tecnologia mais madura e mais optimizada. E quem vai dominar os motores a gasolina nessa altura? Para não falar que, quando a tecnologia dos EVs estiver mais madura e provada comercialmente com vendas em massa, a Mazda vai naturalmente estar preparada, com o conhecimento das falhas e dos sucessos dos concorrentes.
Mas não duvido que o João preveja melhor o futuro da marca do que a própria.
Mais 20 a 30% de eficiência em relação ao motor atual. Ora isto na prática vai traduzir-se em 15 a 20% de maior eficiência. Sendo essa maior eficiência comparada com o motor atual (motor de 2016), quando estes novos motores forem lançados, o aumento de efiência em relações aos motores a gasolina do mercado será praticamente nula. Isto vai ser mais um fail.
Parabéns pelo teu canudo de engenharia na “universidade da vida”
Já vi que por aqui é só desses “engenheiros”.
Como humanidade, temos de reconhecer que esta tecnologia está obsoleta há muito tempo.
Está na hora da aposta na propulsão electromagnética.
Usar a expansão da atmosfera através de calor para produzir movimento, com o devido reconhecimento, é tecnologia muito ultrapassada.
Tem de se dar prioridade, a partir de agora, ao desenvolvimento do armazenamento e distribuição de eletricidade.
“Vamos imaginar que dentro de 5 anos o preço da gasolina, dado o ímpeto dos motores elétricos, cai para menos de metade do que temos hoje. Já viu que poderá haver, afinal, um novo rumo nestes motores?”
Acreditam mesmo nisso que escreveram? lol..
O que irá acontecer num futuro muito próximo será sempre o preço da gasolina e gasóleo aumentar (e não será assim tão pouco), precisamente por causa do carros elétricos e hibridos… já que o consumo a nível global irá diminuir, as grandes empresas têm que ter há mesmo lucro!! Isso do preço dos combustíveis diminuir é uma utopia… era bom era..
Quanto ao motor da Mazda… vem atrasado 10 anos!!
Eu não acredito é no que escreveste… se ha a intenção de se propagar os carros de motor electrico, e eu acredito mais é na solução mista, hibrido portanto, os senhores do petroleo terao que abrir os olhos, e de certa forma acompanhar a evolução dos tempos, se a procura diminui o que irao fazer?aumentar os preços dos combustíveis fósseis ? creio que nao é soluçao…
Os “Srs do Petróleo” vão mudar-se para a produção de Hidrogénio.
Nisso já acredito.
Agora, a queima de líquidos para produzir movimento é para acabar e estamos a asistir ao começo da mudança.
Esquece o hidrogénio.
Porquê?
https://www.toyota.pt/world-of-toyota/articles-news-events/2014/o-toyota-mirai.json
Porque já é prometido há décadas e evolução nem vê-la. É o que todos queríamos num mundo ideal, eu inclusive, mas, por vários motivos, falta demasiado caminho para ser uma opção viável nos tempos que se avizinham.
O hidrogénio é caro obter como combustível e difícil de armazenar.
os híbridos por enquanto, pelo menos a mim, não me convencem. Nem é peixe nem é carne… nem mesmo o i8.. mas isso é poroutros motivos … preço/características.
os elétricos vão ganhar cada vez mais fatia de mercado… mas, muito provavelmente, nem daqui a 15 anos vamos conseguir satisfazer mais de 10% as necessidades enérgitcas mundiais com energias limpas/alternativas. Porquê?…
…simplesmente porque nos habituámos a uma desenfreada evolução tecnológica no mau sentido… há cada vez mais consumo energético que depende em 1º lugar do petróleo e em 2º do carvão que são a maioria esmagadora do consumo atual.
e não falo de popós… falo da navegação aérea, marítima… já para não falar dos camiões a circular por todo o mundo.. entre outras áreas que não a dos transportes.
Ou seja… resumindo e baralhando: ainda vai demorar a haver mudança significativa na oferta/oferta (sim, ninguém procura por necessidade um tipo de energia alternativa… é-nos vendida e pensada muito antes sequer de a conhecermos) de energia pseudo-limpa.. e essa mudança implicaria mudanças de hábitos globais.
Exatamente. E por tudo o q disseste, acho que a Mazda está a apostar bem!!
Para além disso, isto n significa q a empresa n esteja dedicada a eletrificação…já li por aqui comentários a insinuar isso. Trata se de apostar nas duas frentes..
Tens toda a razao, o TugAzeiteiro faz jus ao seu nick. 😀
Estás com as ideias completamente trocadas.
Se hoje vendes maçãs a 1 euro/kg e tens venda garantida, vais continuar a vender a esse preço ou superior.
Se de um dia (anos) para o outro, 90% te deixa de comprar as maçãs, vais baixar para 0,20€/kg justamente por já não haver procura do teu produto.
Isto é básico.
Amigo, a Lei da oferta e da procura é inversamente proporcional e não directamente proporcional. Quando menor procura mais terá de ser o preço…
Ou seja ele não vende e vai aumentar o preço para nem sequer ter hipótese de despachar o que ninguém quer.
Estão os dois a ver o lado errado da questão. O preço vai aumentar quer seja muito ou pouco consumido pois cada vez custa mais produzir petróleo.
Não é bem assim, com as novas técnicas muito mais baratas de extrair petróleo e gás de xisto, tão cedo os preços do petróleo e gás natural não vão aumentar substancialmente. Para mim o futuro serão os hibridos.
hibridos são o presente assim como os BEV e os FCEV também já o são, o futuro falta saber onde vai surgir mais evolução.
– Produção limpa de hidrogénio para os FCEV
– Inovação em baterias para em 15 a 30kw se ter 500km de autonomia (não é como a tesla ter 500km mas com 100kw de pack, metam packs de 200kw e têm 1000km quer dizer… eficiência zero)
– Outro tipo de geração/acumulação de energia, pois à mais de 100 anos que o motor elétrico é o mais eficiente e robusto não há muito mais que inventar nessa tecnologia, o problema está na produção/armazenamento/portabilidade da electricidade.
O preço do combustível de combustão tradicional vai aumentar independentemente de ser mais ou menos vendido.
Bom dia,
Eu não acredito que caia. O governo vai continuar a carregar no imposto. Se hoje é para compensar a perda de receita e financiar o estado, no futuro será para compensar o ambiente e desincentivar o uso.
Mas o preço é uma coisa relativa: hoje a eletricidade é essencial, discute-se o IVA. Daqui a uns anos terá uma série de impostos especiais. O estado não vai abrir mão do que arrecada em petróleo e derivados, vai é tranferir a carga fiscal para outro lado, provavelmente para a eletricidade consumida, baterias e valor das viaturas. Moralmente é mais fácil carregar na energia consumida
A tecnologia já existia a anos e os carros podem consumir muito menos seja a Gasóleo ou Gasolina, mas os interesses ocultos do ouro preto nunca deixam essas tecnologias aparecerem!
Ainda bem que apareceu um Elon Musk para acabar com esta pouca vergonha…
Que tecnologias?
Olha que boa pergunta. Também fiquei curioso.
Vamos esperar pela resposta.
É aquelas cintas com ímanes para se colocar na mangueira do combustível que se vendem à anos nas feiras e pela internet e sem provas datas de reduzir o consumo LOLOL
Amigo, aquelas escondidas que ninguém sabe que existem… Não percebes nada 🙂 🙂 🙂
quem? quando os tesla apareceram já cá andavam os outros eléctricos, está com um conceito diferenciador para tentar sustentar a empresa, no entanto com mente aberta para umas coisas e quse que parece o trampas noutras. A ver vamos que tecnologias à muitas e soluções também.
E vamos ver se os Teslas sobrevivem porque as duvidas são mais que muitas
É porque a fabrica tem de ser rentavel e isso muita gente duvida.
Também apareceu uma igreja maná. Nao é de estranhar, todos os bispos têm os seus beatos.
Há uma tecnologia milenar que resulta em poupança de energia, Chama-se Andar a pé.
comparar efciencia e emissoes sem falar de potencia e binário, é relativizar muito. Em 2008 quase nao se usavam motores a gasolina com turbo ou injeccao directa da gasolina. Gostava isso sim de saber quais as prestacoes reais vs. motor gasolina com injeccao directa com turbo.
Li algures que a Mazda afirma que os futuros motores HCCI de 2000cc desenvolverao a potencia dos actuais 2500cc com o consumo dos 1500cc.
um amigo tinha um carro a diesel novo e trocou por um Mazda dos novos a Diesel… basicamente porque fez contas… além doutras características distintas.
Pk tem bom desconto, vendem pouco. É esperar agora que não tenha problemas de filtro de partículas muito comuns nos Mazdas. Um amigo meu trocou um cx-5 por causa disso já estava a fazer mudanças de óleo de 3 em 3 meses….
O meu cx-3 diesel fez 1.800km teve de mudar o oleo. Mandei carta registada a Mazda Portugal e nada…. tanta tecnologia para ter problemas basicos? Ja tenho saudades do 504 diesel do meu pai..
Acredito no futuro dos electricos ….
Eu acho que todo o desenvolvimento feito neste de sentido é sempre bem vindo. Lá porque vêm os eletricos, nao quer dizer que os motores de combustão acabem… até porque as soluções hibridas são bastante viaveis… e os motores de combustão quer se queira, quer não, produzem energia! essa energia por alimentar carros eletricos… Toyota Prius por exemplo. Eu sou adepto dos carros eletricos e totalmente eletricos, mas existem coisas que devem ser melhoradas…enquanto os eletricos nao forem massificados.
Porque depois temos o problema de carregar os carros eletricos… nao é a mesma coisa que ir á bomba de gasolina …a coisa (ainda) demora… e os hibridos são uma solução viavel, e para isso é necessário combustão.
+1 Concordo contigo deve-se continuar a desenvolver.
Se bem que, ainda não estou completamente convencido em relação aos carros eléctricos, quando penso em carros eléctricos olho para o telemóvel, um telemóvel não me dura mais que 2 ou 3 anos, e os sintomas de desgaste são sempre os mesmos: Bateria. Volta e meia vejo-me constantemente ligado à corrente. Quando são novos é tudo muito fixe mas a longo prazo não sei.
Excelente atitude por parte da Mazda porque quando perceberem que os electricos não têm futuro, de imediato, e os carros a gasolina sempre conseguiram fazer consumos bons como os gasoleo… a mazda vai ganhar com isso…
Consumos bons como os de gasóleo? Vai dormir…
Eu já tive dois carros a gasolina… e já cheguei a fazer 4 litros com um deles… assim como já fiz num gasoleo 10 litros… depende do pé… acorda!! 😉
E carros bifuel? não será a opção mais inteligente neste momento?
algum com tino nomeio de tantos comentários e fanáticos green
Claro. Enquanto os media põem a malta a discutir combustão e elétricos, a solução mais viável já existe e é o gás GPL.
Excelente artigo. Gosto de estar a par destas novidades.
É por causa da tecnologia estar obsoleta que a Smart (Mercedes) abandonou os cdi em 2015 e agora só vende F2 a gasolina…
Parabéns MAZDA.Estás no bom caminho.outra solução é o GPL)
O GPL é bem melhor solução.
GPL LPG thats the future
Em 2040 as baterias não serão o que são hoje (https://en.wikipedia.org/wiki/Maria_Helena_Braga), depois o motor electrico tem meia duzia de partes moveis associadas e o resto são controladores e electrónica, e a eficiência de aproveitar a energia é brutal em comparada com um motor de combustão.
Depois de já ter visto está notícia há uns dias e de ver a generalidade dos comentários aqui publicados…
O futuro será eventualmente com carros eléctricos, no entanto até lá vamos assistir ao desaparecimento do motor diesel nos carros particulares, e à massificação de dois estilos de híbridos.
1) o aperfeiçoamento dos existente, porpulsão mista (gasolina e electrico)
2) porpulsão eléctrica com um gerador de backup a gasolina.
Os carros a hidrogênio apesar de serem uma alternativa interessante tem diversos problemas, desde a criação, transporte e armazenamento do hidrogênio, o que leva a custos altos em todos os pontos, pesos elevados nos carros e manutenções muito mais cuidadosas e destelhadas. O gpl existe há bastante tempo, mas também não é solução, tal como o hidrogênio precisas de depósitos que ocupam espaço, são pesados, etc, para além de que no fim do dia o gpl acaba por não ser assim tão eficiente.
Nos dias de hoje cada vez compensa menos ter um carro a disso, pelo menos para quem compra a pronto, pois o número de km que é preciso fazer para abater a diferença de preço vai sendo cada vez maior, em muitos casos já passa os 200 mil km. No entanto, ainda existe muitas pessoas a quem compensa ter um diesel. De facto os diesel acabam por ser mais poluentes, a única forma de mudar isto é alterando a os impostos nós combustíveis, baixando o preço da gasolina e aumentado o diesel… Mas isto não é fácil por várias razões…. Basta pensar pensar no mercado de carros usados e nas associações de taxistas…..
Para quem acha que esta é uma má jogada da Mazda pouco sabe daquilo que fala.
A Mazda desde há muitos anos que tem uma filosofia de aproveitamento, aperfeiçoamento e limpeza nos seus carros (basicamente desde que ficou independente da Ford). Este é apenas mais um passo, o seguinte é combinar estes novos motores a motores eléctricos (criar híbridos), tendo assim uma base a gasolina mais eficiente, simples e sólida. No entanto só o tempo a utilização real irão ditar se trata de um sucesso ou fracasso…. Mas acredito que esta seja uma boa jogada, até porque ainda há muito a fazer quer no mundo dos elétricos que no dos híbridos.
Bom artigo. A utilização de combustíveis fosseis para o transporte de pessoas/cargas vai sempre existir. Os carros elétricos são uma solução para os centros urbanos para quem dispõe de capital para tal! Porque o carro só serve para fazer 200 km e depois 8 horas a carregar. Carros hibidos parece me a solução mais viavel a curto prazo. Quanto aos carros bi-fuel também me parece viavel. Varias marcas ja disponibilizam carros de origem a gpl. No entanto ha outra tecnologia muito pouco conhecida e que a longo prazo poderá competir com o Diesel e gasolina. O GNV, gas natural veicular. Que acham disto? Na Alemanha há varias marcas a ter ja esta opção de bifuel de origem.
A ideia e acabar com os carros a gasóleo nos próximos anos, aqui em paris já se ve medidas para isso eles aqui implementaram um selo de poluição obrigatório nos carros, selo este que vai de uma escala de 1-5 por exemplo dois carros do mesmo ano um a gasolina e outro a gasóleo o a gasóleo leva selo numero 2 e o gasolina numero 1, esta mais que visto que esta vai ser a ideia a seguir pela UE. Ja nao tem interesse em ter carros a gasóleo!
Sendo esta escala do menos poluente para o mais poluente.
O segredo dos motores a Diesel é a autonomia. Com um carro a gasolina não se faz 1000km…
Outras tecnologias só vão ter mais sucesso e utilização qdo a autonomia for maior
Meh… Ate parece interessante… Mas continuo a preferir o motor rotativo… Nao troco o meu mazda rx8 nem por um tesla…
Motor rotativo 4ever, e ainda tem velo idades grandes, vai até as 9mil rotacoes… Se for ao track day nem a 6 velocidade engrena, já que o carro tem velocidades tao grandes que so me é rentavel engrenar a 6 velocidade quando chego a velocidades de 220-230km/h…
De resto o carro nao gasta assim tanto como o pessoal pensa… Carro quantas mais rotacoes for mais gasolina mete pra dentro… Por isso em autoestrada engreno a 6 velocidade e vou ali com o meu carrinho com as rotaçoes bem baixas, parece que o carro vai quase em ponto morto haha. Se tiver que subir nunca tive de reduzir para baixo de 5 velocidade, mesmo em subidas a pique subo-as em segunda velocidade e mesmo assim se carregar no acelarador o carro ganha velocidade lol, acho que este motor rotativo que a mazda fez para o rx8 foi o melhor motor que a mazda ja fez.
Grande máquina 😉
Eu tenho muito admiração pela Mazda e pelo motor Wankel rotativo, mas sabes que a Mazda teve de retirar o RX-8 do mercado europeu por ter emissões de gases muito acima dos limites permitidos para carros a gasolina?
Sem dúvida que deve dar um prazer enorme levar uma máquina dessas a rotações tão elevadas e graças a isso conseguem potências elevadas num motor mais pequeno mas é um caso particular. Se todos os carros a gasolina tivessem motor Wankel, estava o planeta mesmo lixado.
Ainda não me venham falar dos Diesel. Enquanto tiver que fazer mais de 50 km diários, não troco o meu OPEL 1.3 CDTI por motor a gasolina nenhum. Trocaria por um eléctrico daqui a uns anos, quando os preços baixarem um pouco mais.
Para informacao de muitos, nao foi a Mazda que revolucionou os motores, foi a SAAB no ano 2000 que apresenteu o seu motor com esta mesma tecnologia que deixou mais tarde este projeto. Quem agoras esta em desenvolvimento desta mesma tecnhologia é a Infiniti, divisao da Nissan e que tem agenda marcada para 2018.
Ou seja, nao é so a Mazda a ter desenvolvimentos desta tecnologia.
Eeeii . no Brasil tem uma galera usando óleo de soja mesmo. É bem mais barato e muito menos nocivo pro ambiente… Aqui quando treva a greve no meio do ano a solução pra muitos foi essa ai e se comprar na distribuidora de alimentos fica ainda mais barato no atacado…