Jornal em Papel Electrónico na Bélgica
Bélgica vai testar o primeiro jornal em papel electrónico.
A Bélgica fará uma experiência e começará a testar, a partir de Abril, a publicação de uma versão do diário De Tijd, da Antuérpia, em papel electrónico.
A experiência vai durar três meses, com 200 assinantes. Durante esse tempo, em vez de comprar o jornal todo dia, eles vão conectar à Internet um aparelho electrónico fornecido pelo De Tijd no qual poderão baixar o conteúdo do jornal, que será actualizado automaticamente ao longo do dia.
O aparelho electrónico é uma tela fina como uma folha de papel, com o tamanho aproximado de dois pc’s portáteis. Ele gasta cem vezes menos energia do que um monitor de um pc portátil comum.
Com capacidade de armazenamento de 244 MB, o equipamento pode gravar um mês de jornais e mais 30 livros, de acordo com a agência Estado. A "tinta electrónica" reproduz 16 tons de cinza. Os leitores podem utilizar um marcador especial para destacar trechos do texto no ecrã. Ao tocar um anúncio publicitário, este abre automaticamente o site do anunciante.
A empresa E-Ink já estuda a produção de uma tela colorida para o papel electrónico. A experiência do jornal, se for bem sucedida, irá gerar o estudo de um modelo de negócios com base nos resultados.
Este artigo tem mais de um ano
É interessante. Parece.me mais uma etapa de uma evolução.. Já imagino os jornais como os conhecemos a fundirem.se com as novas tecnologias.