Japão está prestes a construir um supercomputador como nunca antes visto
O Japão já tem um dos supercomputadores mais rápidos do mundo com o seu Fugaku, mas os cientistas do país estão a pensar numa atualização muito importante nos próximos anos: um supercomputador Fugaku Next, que é cerca de mil vezes mais rápido do que os sistemas atuais.
Falamos de zettaFLOPS
Seria o primeiro supercomputador da classe "zetta" do mundo - uma máquina capaz de atingir velocidades ao nível dos zettaFLOPS, o nível seguinte ao dos exaFLOPS que temos atualmente. Os FLOPS, ou operações de vírgula flutuante por segundo, indicam a rapidez com que os sistemas podem efetuar cálculos e resolver problemas.
Há alguns anos, o supercomputador Frontier, nos EUA, demonstrou uma velocidade de processamento de 1,1 exaFLOPS, ou seja, 1,1 trilião de operações de vírgula flutuante por segundo (um trilião é 1 seguido de 18 zeros).
Se multiplicarmos este valor por 1000, obtemos mil triliões de FLOPS (1 seguido de 21 zeros) - um zettaFLOP. É este o objetivo deste novo supercomputador e o Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) deu luz verde para que a construção da máquina tenha início em 2025.
O plano é colocar o Fugaku Next em funcionamento até 2030, com um financiamento governamental de 110 mil milhões de ienes japoneses (780 milhões de dólares), segundo o site japonês Nikkei. Haverá então uma fase em que o novo supercomputador assumirá algumas das tarefas do atual - mas com muito mais capacidade de processamento à sua disposição.
Supercomputador japonês terá a IA como área-chave
A informação oficial sobre o projeto, publicada pelo MEXT, faz várias menções à Inteligência Artificial (IA). Trabalhar com cálculos de IA - especialmente quando se trata de ferramentas de IA generativa como o ChatGPT - é um processo notoriamente exigente e poderá ser uma das áreas-chave em que o Fugaku Next se destaca.
Os supercomputadores têm-se revelado consistentemente úteis para os cientistas, ajudando os investigadores a simular buracos negros, a descobrir novos materiais, a modelar o futuro da Terra e a sondar os fundamentos da matemática. À medida que estas máquinas continuam a tornar-se mais potentes, as suas capacidades também deverão aumentar.
Ao contrário dos computadores quânticos, os supercomputadores não são muito diferentes dos computadores de secretária e portáteis que usamos todos os dias: são apenas aumentados para um nível incrivelmente elevado. Continuam a basear-se em processadores, memória e armazenamento, mas são levados ao extremo.
Uma máquina de classe zetta atualizada poderia ser treinada com mais dados, a uma velocidade mais rápida, e produzir resultados mais detalhados, mais precisos e mais abrangentes. Se tudo correr bem, daqui a seis anos, deverá haver uma novo padrão de supercomputador.
Leia também:
Lá vão os Chineses copiarem…….
Tenho mais receio das inovações nos quânticos pois esses podem acabar com a encriptação em segundos, imaginem uma chave RSA de 3072 bits a ser quebrada em segundos, ou até a Bitcoin (secp256k1) esse dia quando chegar vai colocar o mundo de pernas para o ar.
Uma chave RSA 1024 bits já se consegue hoje quebrar recorrendo a super computadores pode demorar até 1 ano depende sempre do poder computacional disponível, imaginem um quântico estável…(Coisa que ainda não existe comercialmente)
OS EUA quebram-nas em tempo real para espionagem de tudo e todos…e estás-me a falar de 1 ano par quebrar uma coisa tão simples como uma chave RSA…enfim.
Até as pessoas com uma gráfica em casa conseguem quebrar uma chave sha512 em menos de meia hora.
Deade há 8 anos que no NIST se tenta chegar a consenso sobre qual o melhor algoritmo PQC. Há dois anos foram escolhidos os eleitos.
Mais uma vez fiz um comentário e só porque continha comput.dor não passou.
Vejam lá isso palavras como:
Comput.dor
Deput.do
Fazem com que o comentário desapareça e nem fique para aprovação.
Não, ele está publicado. Ora faz refresh ao post.
Agora sim, mas no passado este tipo de posts nem apareciam aqui para ser moderado simplesmente desapareciam.
Quando não aparece, é porque caiu no SPAM. Mas acabam por ir ter ao lugar certo.
Nvidia H100 fp64, ~30 Teraflops, sistema com 4, 120 Teraflops.
RTX 4090 fp64, ~1500 Gigaflops
O melhor super computador em Junho de 2005 tinha um desempenho de 136,8 Tflops.
A soma do Top500 super computadores em 2024, 8,2 Eflops.
O super computador referido na noticia terá que ser ~122x superior que a soma do Top500.
Que venham os proximos 20 anos…
Novamente impressionante. Há previsão de consumo energético associado?