Já se vendem células solares super eficientes usadas em satélites
O segredo para a eficiência energética está na utilização do melhor produto na captação da luz solar. Não basta ter muita luz, é necessário que as células solares sejam de qualidade a "transformar" a luz em energia.
O Departamento de Energia dos EUA (DOE) acaba de dar luz verde para a comercialização do que são consideradas as células solares mais eficientes do mundo... cerca de 40% mais eficientes.
As células solares mais eficientes do mundo são células IMM (inverted metamorphic multijunction (IMM) solar cell), usadas nos satélites espaciais e aeronaves solares. Estas unidades serão comercializadas pela empresa MicroLink Devices. Em termos de oferta, esta nova tecnologia "mundana" oferece uma potência superior a 3000 W/kg.
A patente pertence ao espólio do Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos, o NREL. Estas células destacam-se pela sua alta eficiência e por uma importante economia de custos em comparação a outras tecnologias comuns no mercado.
Quem afirma isto é o Departamento de Energia dos EUA que, num comunicado, anunciou o acordo alcançado com a empresa que tem sede em Ilinóis.
Mas o que significa este acordo?
Estamos a falar de tecnologia de alto desempenho que nunca fora usada antes no mercado tradicional das energias solares. Assim, todos os cálculos e estimativas feitas até hoje poderão sofrer alterações positivas, no que toca ao aproveitamento da luz solar e dos ganhos.
Esta decisão marca o ponto de partida de um processo que é esperado para "abrir a porta para novas aplicações" das IMM , conforme assegurado pelo DOE. Segundo o organismo, a esta tecnologia não lhe falta músculo para prosperar.
São várias as características técnicas que fazem destas células as mais eficientes e que lhes permite captar energia de uma maior parcela do espetro solar.
Estas células são altamente eficientes e extremamente versáteis.
Sublinhou a administração dos EUA.
Mercado dos veículos elétricos não tripulados
Ao chegar agora ao mercado convencional, estas células obrigam à necessidade de repensar a forma como poderão ser colocadas nos painéis solares. Além disso, dada a versatilidade das mesmas, há novos meios e novas formas de as usar que terão de ser pensadas e executadas, para tirar muito mais proveito da tecnologia. Afinal, elas foram inicialmente pensadas para os veículos espaciais.
Uma das grandes vantagens é mesmo a redução do peso das células solares que a arquitetura das células IMM permite. Este aspeto torna esta tecnologia totalmente adequada às aplicações para as quais esta característica é fundamental, como os veículos aéreos não tripulados que são impulsionados pela energia solar.
Assim, no que toca ao interesse da indústria, a MicroLink Devices está agora a apostar na produção massiva destas células solares finas, leves e flexíveis que também poderiam ser empregues em satélites especiais e veículos aéreos solares ou em qualquer outra aplicação portátil para geração de energia limpa.
Veja também: Como funcionam os painéis solares
Este artigo tem mais de um ano
como é que o pplware aceita este tipo de comentários?
Aqui está um bom exemplo de uma resistência explicita em beneficio do mercado energético norte americano.
O estado unidos da América, são produtores de petróleo mas não pertencem ao cartel OPEP, a maior parte da produção é para consumo interno, nunca existiu uma grande vontade de partilhar esta tecnologia porque colide em grande parte com os interesses energéticos do estado norte americano.
Neste momento já existem alternativas bastantes eficientes e o mercado das baterias, painéis solares, carros elétricos, etc, assim o exige. Basicamente não tinham grandes alternativas, ou tiravam proveito financeiro desta tecnologia ou em poucos anos estaria ultrapassada e não lhes renderia nada!
Ninguém dá nada a ninguém!
Em contra partida a Toyota há uns anos atrás partilhou inúmeras patentes em prol do desenvolvimento mundial da tecnologia:
https://zap.aeiou.pt/toyota-liberta-milhares-de-patentes-da-sua-bateria-de-hidrogenio-53997
Se for assim tão eficiente é desta vez que vou aderir a energia solar e mandar pastar os fornecedores de energia mais toda a roubalheira que se paga em taxas.
Pelo artigo, não poderá ser utilizado em veículos terrestres… (Ironia)