Hyundai revela SUV Kona Electric com autonomia perto dos 500km
A Hyundai apresentou hoje oficialmente o seu novo SUV Kona Electric. Este veículo, que em Portugal chamar-se-á Kauai, terá uma autonomia para cerca de 470 km, na versão mais cara. A outra versão, mais barata, terá uma autonomia de 300 Km mas irá oferecer o mesmo conforto tecnológico.
O veículo suscitou grande curiosidade, assim como o seu preço e disponibilidade.
Kona - Versões e autonomia
A marca deu a conhecer alguns detalhes sobre as versões e as respetivas motorizações.
O novo SUV compacto Kona Electric está disponível numa versão com uma bateria de "curto alcance", que consiste numa bateria de 39,2 kWh (autonomia para cerca de 300 km) com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 99 Kw (cerca de 134 CV), aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos e um consumo de 14,8 kWh/100.
A versão com maior desempenho, de "longo alcance" traz uma bateria de 64 kWh (autonomia para cerca de 470 km), com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 150 kW (cerca de 200 cavalos), aceleração dos 0 aos 100 km em 7,6 segundos e um consumo energético de 15,2 kWh/100 km. Estes veículos têm uma velocidade máxima (limitada) de 167 km/h.
Carregamento e bateria
Este veículo traz um carregamento com potência máxima de 100 kW, o que permitirá carregar 80% da capacidade da bateria (na versão de maior capacidade) em cerca de 54 minutos, nos carregadores que permitam esta potência.
Todas as especificações divulgadas pela Hyundai são baseadas nos regulamentos da WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), que, segundo informações, são mais precisos do que o padrão NEDC antigo, mas ainda pode não ser completamente representativo do alcance do mundo real.
Em termos do design do chassi, a Hyundai optou pelo que se tornou padrão no posicionamento das baterias, no chão do veículo:
Para as células das baterias, a empresa decidiu usar polímeros de iões de lítio, que geralmente oferecem menor densidade de energia do que as células sem um polímero sólido seco como um eletrólito, mas alguns veem a tecnologia ser um pouco mais segura.
Tecnologia
O veículo está equipado com um ecrã de 7" com suporte para Apple CarPlay e Android Auto - como opção, o ecrã poderá trazer navegação e ter 8".
O Kona Electric também possui a série SmartSense de segurança ativa e sistemas de assistência de condução da Hyundai, incluindo: o Smart Cruise Control com o Stop & Go, o Assistente de prevenção de colisão direta com deteção de peões, Lane Keeping Assist (nativo), Lane Next Assist, Blind-Spot Aviso de colisão, incluindo aviso de colisão no cruzamento traseiro, aviso de atenção do condutor e aviso de limite de velocidade inteligente".
Preço e disponibilidade
A Hyundai ainda não divulgou o preço, mas o veículo deverá rondar os 30 000 euros, para a versão base. Este veículo deverá ser lançado na Coreia e na Europa no final deste ano, antes de chegar à América do Norte.
Este artigo tem mais de um ano
acho que para o Mercado português deveria manter o nome Kona …. vendia muito melhor!!!! ia andar no boca de toda a gente ….
cuidado portugal não é a holanda, essas actividades dá direito a coimas pesadas.
Também existem bicicletas com o nome Kona em Portugal
Ui! As marcas investem tanto dinheiro em marketing e não pesquisam os nomes que querem usar em cada mercado?
Pelos vistos investigam, senão não tinham mudado o nome em Portugal.
a caixa automática do kona é engraçado. todos deviam ser assim por botões.
A bem dizer, não tem caixa nesse sentido….
Anda para a frente, para trás, ou P (parking). Vantagens de um motor eléctrico 🙂
Já é tudo assim actualmente.
Os carros automomáticos novos já não têm manete. Têm o P que serve de parque e travão de mão, o R para marcha atrás e o D para seguir em frente.
normalmente não teem botoes
O citro C3 já tem botões há muitos anos.
Rui, os teus fizeram alguma pesquisa, quando te colocaram esse nome, sabes o que significa em russo, secalhar não vais gostar.
+1
E tu não fizeste a tua pesquisa , porque Rui em Russo não quer dizer nada. É difícil exemplificar por palavras, mas seria mais menos assim “ghui”.
E Kona em português quem dizer alguma coisa?
Pensei exactamente o mesmo! ahahah
Portugueses são ricos.
Já este mês vi 19 teslas diferentes no Porto 😉
verifica se é leasing, renting ou crédito.
Não pode ser a pronto? Não pode ser um crédito como qualquer pessoa em qualquer parte do mundo faz? Não pode ter um leasing?
Mentalidade tacanha, mesquinha de português invejoso. Querer e conseguir mais depende do teu esforço.
Como dizia o poeta ‘trabalha malandro’.
O português não é rico, isso são os dr. que pedem créditos e depois o banco receber é problema do banco.
Se for o zé povinho até o nome dos animais de estimação têm que saber para aprovar o crédito visto que o vai pagar.
https://www.google.pt/maps/place/Kona+International+Airport/@19.736916,-156.0429246,3367m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x0:0xab18bf0cbb3f5937!8m2!3d19.736916!4d-156.0429246
+1
https://en.wikipedia.org/wiki/Kona_District,_Hawaii
E para quem é mais exigente também pode saborear Kona Coffee e olhem que não é barato
https://www.walmart.com/ip/Hawaiian-Gold-Kona-Coffee-Beans-10-oz-Pack-of-6/17197644
Portanto o nome não significa nada, ele na UK este Hyundai vai ter o nome original de fabrica e que até nem é um nome original em Veículos
http://www.konaworld.com/
An electric cunt.
Um kona com 500km, muito rodada. Dispenso.
Isso não é nada, estuda em Coimbra e logo vês
Resta saber o preço para a versão com maior autonomia. O leaf também vai lançar uma versão no fim do ano com mais autonomia…..
Ganda kona!
Ok, 1º o tesla model, 2º este e depois o Ionic 😀
Com essa Kona era sempre a rasgar 😛
A Malta dos eléctricos sofre muito:
https://m.facebook.com/groups/1526139020777158
A falta de civismo!!!
Qualquer dia também dizem que isso acontece por excesso de velocidade (os carros carregam rápido de mais…)
pplware… confessem lá… a escreverem o artigo vinha sempre aquele sorriso devido ao nome do carro… 😀
https://pplware.sapo.pt/informacao/hyundai-muda-nome-kona-para-kauai-mas-so-em-portugal/
Sim, eu vi esse artigo, mas estava a perguntar deste…quando estavam a escrever este artigo se não largaram um sorriso na redacção… 😀
Disso nao dúvido
Uma coisa é certa, onde andam os modelos de carros eléctricos europeus ???
Até parece que a Europa é produtora de combustíveis fosseis, parece-me é que estão a perder o comboio para outras marcas nos carros eléctricos e a hidrogénio.
A Hyundai, já é uma marca de referencia neste quesito, com este modelo e com o Hyundai NEXO a hidrogénio e agora o KONA eléctrico.
Penso que muitas marcas Automóveis da actualidade podem não sobreviver no futuro, tal como um dia aconteceu à NOKIA, que não inova certamente não tem lugar no futuro.
o Hyundai Ioniq também tem versão eletrica. O único europeu que me vem a memória é o Zoe da Renault.
Também há o BMW i3
Falando nos mais “económicos”: Renault Zoe, BMW i3, Volkswagen e-Golf, Mercedes B250e, Volkswagen e-Up!, Peugeot iOn e Citroen C-Zero
São alguns, não são todos e uns terão mais autonomia que outros dependendo da idade do projeto (caso dos Peugeot e Citroen) mas eles existem e o Zoe é dos que mais vende a nível Europeu.
Para escrever isto pesquisei um pouco e encontrei este link da Wikipedia https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_electric_cars_currently_available é interessante pois tem velocidades, autonomias e tempos de carregamento
Bem, a volvo é europeia e já confirmou que só irá fabricar carros elétricos ou híbridos, por isso não sei de que te queixas. A vw tem uma série de modelos preparados para entrar no mercado. A BMW foi talvez das pioneiras nos híbridos, perdeu algum embalo nos últimos anos mas o i3 é um carro espectacular e é elétrico. Não tenho a certeza se a “rapidez” com que colocam carros no mercado será uma boa estratégia mas até 2020 ainda vão aparecer muitos carros eletricos. O meu principal problema é mesmo o preço… Este Kona por 30 000 euros? Nunca na vida!!! Esse preço vai ser impossível de se praticar… A não ser que venha despido de tudo… Apontava para um preço acima dos 40 000 infelizmente…
Há mais carros europeus 100% eléctricos, nós em Portugal é que ainda estamos atrasados em relação a este presente (e não ao futuro como dizem alguns), os carros eléctricos são uma realidade no presente e já existem há muitos anos. O primeiro Leaf saiu em 2010, já passaram 8 anos e muitas pessoas ainda não sabem que existem carros 100% eléctricos. Quando digo que tenho um carro eléctrico perguntam-me sempre – mas tem um motor a gasolina também.
Carros europeus 100% electricos que me lembre:
– Citroen C0
– Citroen mehari
– Peugeot ion
– Renault Fluence
– Renault Zoe
– Kangoo ZE
– Volkswagon e-golf
– Volkswagon e-up
– Mercedes Classe B Electric Drive
– BMW i3
– Fiat 500E (não comercializado na europa, mas a marca é europeia).
Este são os que me lembro agora, provavelmente já existem mais modelos.
Smart Electric Drive…
Kona Suv…. desculpem-me…. é infantil eu sei!
Não resisto….. Ganda Kona!!!!
Se fosse mais barato podia ser Kona para toda a gente…
Aí está, uma koreana pra todos
Kona é maravilhoso, não deviam alterar o nome para Kauai (é pouco chamativo). Kona é atraente e muito vendável…
… e como opção de interiores é só escolher um dos vários tons das cores primárias: castanho, cenoura, dourado ou cenoura… 😀
*falta o preto!
Os carros da Hyundai por si já são caros não acredito que este carro na versão base custe só 30.000€ ainda por cima um elétrico com perto de 500km de autonomia vão por mais o IVA em cima ficava a um preço mais aceitável de 40/45.000€
Já agora a submarca de nome Kona ficava engraçado é original.
Leste o artigo? Há duas versões, uma com “apenas” 300km de autonomia, e outra com cerca de 500km de autonomia.
E os Hyundai ou KIA não são caros nas suas versões base, têm um preço bastante semelhante aos seus concorrentes mais diretos.
Quando existem pessoas a pagar balúrdios pelo I3 que tem uma autonomia sofrível, este parece-me ser uma excelente opção.
Se o carro for aquilo que o marketing promete pode ser uma escolha muito interessante.
… uma quê eléctrica?? bem… tá bem, seja!!