Sistema da Garmin aterra aviões de forma autónoma em situações de emergência
Os sistemas autónomos dos veículos tendem a substituir os condutores em situações normais. Estes aliviam todo o processo de condução, dando mais liberdade a quem está atrás do volante.
Num avião este é ainda um cenário ainda distante da realidade. Estes sistemas até já existem, mas ainda estão longe de serem fiáveis e aprovados para serem usados. Isso não impediu a Garmin de criar uma proposta. Esta consegue pilotar aviões de forma autónoma em emergências.
A Garmin tem uma nova proposta para os aviões
Ainda estamos longe de um cenário em que os aviões vão dispensar os pilotos. Existem várias condicionantes e necessidades de condições de segurança que devem ser respeitadas, algo que coloca esta ideia a um ritmo mais lento.
Isso não impede que tecnologia nesta área seja criada e desenvolvida. Os planos finais são ligeiramente diferentes dos esperados, mas os objetivos finais são os mesmos. Garantir que estes auxiliares, mas aqui numa escala completamente diferente.
Foi isso que a Gamin conseguiu com o seu sistema Autoland. Este será a salvaguarda de qualquer avião de pequeno porte, sendo capaz de o aterrar em situações de emergência. Substitui o piloto nestas situações, aterrando o avião de forma totalmente autónoma.
Pilotar de forma autónoma em situações de emergência
Para ser colocado em ação, o Autoland da Garmin irá detetar que o piloto deixou de estar aos comandos do avião. Poderá também ser ativado pelos passageiros deste transporte, com o simples carregar de um botão. Em caso de falso alarme, reverter este cenário é também possível.
É então nos momentos de maior exigência que o Autoland vai funcionar. Deteta a posição e calcula o aeroporto a ser usado para aterrar. Para tal tem em conta vários fatores distintos, como o nível de combustível, a distância e as condições atmosféricas
Depois de decidido o destino, este sistema irá pilotar o avião de forma autónoma até esse ponto, tomando decisões importantes. Irá igualmente evitar obstáculos naturais e as condições atmosféricas adversas.
Até aterra os aviões sozinhos para salvar passageiros
Ao mesmo tempo, irá comunicar com a torre de controlo do aeroporto selecionado. Nessa conversa irá reportar o problema e dados da sua viagem. Irá também comunicar com os passageiros, transmitindo informações importantes.
Esta viagem termina com o aterrar do avião, de forma segura e no local decidido. O Autoland vai ao pormenor de alertar os passageiros para apenas retirarem os cintos e saírem quando o avião se imobilizar e as hélices pararem.
Apesar de aguardar ainda a aprovação da FAA, este sistema já pode ser instalado. Irá fazer parte dos novos sistemas G3000 da Garmin, podendo os modelos atuais ser atualizados para ter também esta novidade. Este é um passo importante para trazer para os aviões este elemento de autonomia, substituindo qualquer piloto em momentos críticos.
A tecnologia está a crescer nestas áreas
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Garmin
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As pistas obrigatoriamente terão de estar preparadas, não é em qualquer local! Terão de ter no mínimo ILS CATIII, assim como outros fatores.
Será o futuro sim, mas ainda é muito cedo.