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Ford GT, o incrível automóvel mais high-tech da actualidade

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Miguel says:

    O Ronaldo gosta deste post!

  2. Pedro Oliveira says:

    Quero…

  3. Henrique says:

    Sei que este é um site debruçado sobre a área tecnológica, mas nem por isso se deve noticiar tudo o que envolva tecnologia usando títulos absolutos como que aqui foi usado…

    Apesar do processamento computacional estar aqui em foco, isto não torna o veiculo em causa o mais “high tech” da actualidade! Basta estar um pouco por dentro do que está a acontecer no mundo automóvel, que rapidamente se chega a esta conclusão.

    • DnScream says:

      Concordo, basta ir ver os modelos flagship das marcas alemãs como o Mercedes classe S e o BMW Série 7 aí sim é que se pode dizer que são dos veículos com mais tecnologia.

    • pph says:

      Sou obrigado a concordar. Basta esta a par do mundo automóvel para ver o quão sem sentido é esta publicação.

      Nada de novo mesmo.

    • Rui says:

      Mais uma lata “bonita”, com um motor a gasolina e que anda mais rápido que um opel corsa ou um renault clio…!
      E que na verdade não tem nada de tecnologia muito além destes.
      Qualquer carro híbrido, ou eletrifico é mais high-tech que esta fritadeira com um motor térmico, motor que já existe a mais de 50 anos!

  4. knom says:

    “TURBO LAG” ahahahaah

  5. Fabio Pereirinha says:

    “Para além destes componentes, o Ford GT possui também Intercoolers, que tratam de transformar o ar frio em ar quente e que encaminha o mesmo para o “Anel de Fogo LED” na parte traseira do automóvel.”

    É mais ao contrário. Os intercoolers servem para arrefecer o ar e não para o aquecer. 😉

    • Vítor M. says:

      Está lá a frase completa, faltou ali o restante. Obrigado pelo reparo.

    • Eu says:

      ‘E so’ sabichoes… Se arrefece e’ porque “remove” calor do ar e como tal vai sair ar quente para algum lado…

      • Vlad says:

        Sim, o ar exterior devido às leis da termodinâmica, vê a sua temperatura aumentar, mas não é essa a função do intercooler. A função do intercooler é baixar a temperatura do ar para lhe aumentar a densidade. A frase inicialmente encontra-se mal escrita.

        • Vítor M. says:

          A frase estava incompleta, até porque o processo é controlado para aproveitar esse fluxo de ar quente resultante da actividade do intercooler.

          • Vlad says:

            A Ford não mencionou em parte alguma que aproveita o ar quente do intercooler para fazer seja o que for. O ar frio entra pelo intercooler situado à frente das rodas traseira e o ar quente sai pelo centro das luzes traseiras.

  6. Marco says:

    Vou já começar a poupar. 🙂

  7. Marco says:

    como alguém teria de dizer: “se não tem lag é pq usa o wp ou ios.”

    agora voltando ao carro em si, 28 CPU’s …..

  8. Iurie Solomon says:

    “Um dia, a peça mais importante do carro não será o motor, será o computador!”
    –>sim, se ele dalguma forma criar energia

    • Vítor M. says:

      Mas então será a bateria, nesse ponto de vista. Isto na óptica de que o futuro (um dia será) ser eléctrico 😉

      • Vlad says:

        Que eu saiba a locomoção dos carros eléctricos também é efectuada fazendo uso de um motor, neste caso eléctrico.

        Eu não estou a ver o CPU a ser a peça mais importante de um veículo, visto este não ser totalmente imprescindível para o seu funcionamento. Agora fazer mover um carro apenas com um CPU sem qualquer tipo de propulsão é que não me parece que seja possível.

        • Vítor M. says:

          No futuro será. Quer no que toca à gestão, à segurança, quer no que será a própria “soberania” do veículo. Estamos a falar depois num nível diferente do que estamos habituados, alias, já podemos ver isso nos Tesla. Há um cérebro por trás da parte mecânica que determina tudo.

          • Vlad says:

            No caso do Tesla o CPU que presumo que estás a mencionar é o Tegra 3. Tenho que informar que este apenas é usado no sistema de entretenimento e informação, não é usado de maneira alguma para controlar a mecânica, esse trabalho recai sobre a ECU como qualquer outro carro moderno.

            E o que descreves já as ECUs mais avançadas o fazem. E sim, as ECUs modernas são uma colecção de micro-processadores e micro-controladores, no entanto o seu funcionamento e propósito é bem diferente dos CPUs que habitam os desktops, laptops, smartphones, tablets,… O que a Ford fez foi uma jogada de marketing para atrair a malta que gosta de tecnologia e criar buzz de volta do carro. No entanto comparado com muitos outros veículos europeus continua a sofrer de uma deficiência muito grande a nível de tecnologia.

  9. pedro says:

    este artigo não me iluminou para a necessidade dos 28 processadores nem das mega inovações tecnológicas. não me surpreendeu porque terei q googlar para não ficar na mesma.

  10. Miguel says:

    Não percebo muito de carros… Mas carro americano e high-tec não combinam. O Spoiler dinâmico lembro-me disso do Veyron. Continuando intercooler, já a própria palavra indica servirá para arrefecer, cooler. Carro em fibra de carbono já existem à uns 30 anos…

    Resumindo e concluindo, de mais high-tec este carro não tem nada.

    • pedro says:

      exacto! hi-tec e não usa motores eléctricos auxiliares que por acaso até aumentam a disponibilidade da potência para colmatar qualquer espécie de lag do turbo que nos carros modernos já nem se verifica como há 20 anos atrás.
      esses spoylers já existem há bem mais tempo na porsche…

    • Paulo says:

      “Mas carro americano e high-tec não combinam.”

      Estão a acabar com essa “certeza”

  11. Tiago Pereira says:

    Que artigo estranho. McLaren P1, 918 Hybrid têm a tecnologia mais high-end. Não seja pelos biliões em I&D que se gastaram para criar essas obras de artes. Agora com um V6 twin turbo e tech que s encontra em 458 Italias, e por aí? Calma lá quando dizem que é o carro mais high tech da atualidade. Dizer isso a um carro com motor a gasolina hoje nem faz sentido. Além disso, também devo ter uns 7 processadores na cave…parados. Não faz dela a cave mais high-tech do bairro hahahah

    • Vítor M. says:

      O combustível é um dos pormenores, até porque a questão da tecnologia está muito para lá da fonte de energia e mais… embora este seja um ano de viragem, ainda teremos muitas décadas de combustíveis fósseis nas estradas.

      Quanto ao conjunto… o caro Tiago está a falar de veículos que primam pelo motor e pela parte mecânica em si, não com estes pormenores todos de conforto, controlo, segurança e avanço em termos de gestão de dados. Coisas diferentes. Mas devia estar no salão para contrariar a malta… isso é que era!

  12. BB says:

    Gostei do pormenor High-Tech da asa que levanta… Os Porsche do século passado já a usavam!

    • SrBla says:

      Até as asas dianteiras já existem há bastante tempo, o Pagani Huayra é exemplo disso… e utilizar a asa traseira para travar existem carros ao pontapé que fazem isso, até alguns carros familiares fazem isso.

  13. Azia says:

    Ford GT é Ford GT.

    “Barato” e anda muito ( to a referir ao Ford GT anterior) por isso deve ser a mesma coisa….

    Por isso quem compra é os ricos…

    • Dr1v3r says:

      Barato? Era mais caro que o Ferrari 430, e segundo um teste que vi era mais lento, mais pesado etc… Ford mais caro que Ferrari e é barato?

      • New says:

        O Ford GT até tem o recorde mundial de velocidade 290 mph (466 km/h)

        Basta ir ao youtube

        Por isso ta tudo dito….

        • zeca no bacio says:

          isso foi um modelo especial de corrida, não é o standard!

          • Sr Passos coelho says:

            Mas é um Ford GT, nem mexeram na aerodinâmica do carro, mexeram sim foi no motor de resto é igual ao de “origeml

          • Dr1v3r says:

            É alterado, ponto… Para ser considerado como válido no contexto referido deve ser um carro com as mesmas características que saiu de fábrica… Não se pode dizer ser o carro mais rápido só porque um alterado conseguiu esses valores…

        • Dr1v3r says:

          Também há Ibizas a gasoleo que ultrapassam Ferraris…. Isso tá longe de fazer deles carros rápidos antes da preparação…

          • Sr Passos coelho says:

            Mas esses ibizas não chegam a fazer 1000 km , ou tem de trocar o motor ou tem uma despessa grande pá voltar a andar…

          • Dr1v3r says:

            Era “despesa” que deveria querer escrever…
            O ponto não é esse, a única coisa que referi é que dá para alterar “qualquer” veículo, isso não torna o modelo mais rápido… Transforma apenas aquele exemplar, tornando-o em ultima analise um modelo único, e que em nada tem a ver com a viatura de origem, no caso partilhando estética apenas…

  14. Dr1v3r says:

    Sinceramente não encontrei aqui nada que me faça pensar que o Ford é mais tecnológico que o Huayra, Mclaren P1, etc… O Huayra por exemplo é o primeiro carro do mundo com flaps que se adaptam a cada momento ao à velocidade e angulo de curva, etc etc etc… O P1 utiliza tecnologia híbrida para evitar o turbo lag… Sistemas de injecção a evitar turbo-lag? Custa-me um bocado a acreditar…
    Estou completamente de acordo quando se diz que automóvel americano e high-tech não ligam…
    Falam ainda por aí que o 458 Italia é v6 twin-turbo, mas não, é v8 atmosférico, o 488 GTB sim é turbo, mas ainda assim é V8 e não V6…
    Ainda assim gostei de ver por aqui um carro, gostava de ver mais coisas do género…

    • Dr1v3r says:

      Aconselho ainda a ver o que a Koenigsegg faz nos seus carros, no que toca por exemplo a estabilidade (tem que ser controlado por “computador”, de outra forma o carro não permitia “guinar” a direcção tal como permite, sem perder estabilidade… Não há outro carro que o faça…)

  15. RM says:

    Na minha opinião, toda a tecnologia que um super carro deve ter está no Pagani Huayra. Até hoje foi o carro que mais me impressionou!

  16. SrBla says:

    Koenigsegg Regera, deveras muito mais interessante a nível tecnológico, quer embutido no carro quer nos métodos de concepção.

    • SrBla says:

      Aliás até acrescento que algumas das coisas aqui faladas já existem há muito tempo, basta olhar para os Pagani, Porsche, Ferrari, etc. a parte de ter processadores… hoje em dia todos os carros vêm com uma serie de computadores, até os Citroen C5 têm computadores bastante evoluídos para o controlo das suspenções; o Ferrari GTO 599, actualmente, ainda tem um controlos para o sistema tracção e controlo geral do carro que tenta aprender com o condutor e reconhecer o traçado da estrada.
      Penso é que possivelmente para um carro produzido nos EUA actualmente seja um dos mais tecnológicos que eles tenham, mas duvido bastante que seja o mais tecnologicamente avançado ou que faça mais e melhor uso das tecnologias.
      Se forem ver o Regera é algo completamente diferente, é hibrido único diferente dos restantes (Prius, Ferrari, McLaren), que quase se pode dizer que não possui caixa de velocidades, sendo que a que só existem 2 posições que o fazem andar para a frente e para trás (não é uma caixa automática, sendo que a velocidade máxima coincide com o numero máximo de rotações do motor que está limitado…), na produção do mesmo são utilizadas impressoras 3D para criar os bancos e varias peças do carro, as jantes são feitas manualmente em fibra de carbono, entre muitos aspectos interessantes

    • Paulo says:

      Ia agora dizer esse…

      Koenigsegg Regera, e é claro, o triumvirato Porsche 918 Spyder, LaFerrari e McLaren P1 que são todos bons, e o mais avançado tecnologicamente que existe…

      Este Ford é bom em termos preço/qualidade, mas não é o nec plus ultra…

  17. enese says:

    o carro mais high-tech que existe é o nissan gt-r, pois é aquele que consegue tirar o desempenho do que tem, não é caro (para o que oferece e fora de portugal), não tem um grande motor, tem motor dianteiro, e não tem aquele design característico dos super desportivos, mas não há mais do que uma mão cheia de carros que o consigam fazer frente em pista e todos eles custam 10 a 15 vezes mais

    • Paulo says:

      Ai mais avançado = preço/performance?

      Tá bem… LOL

      Não, mais avançado = mais avançado

      • SrBla says:

        Eu não diria que o GT-R seja o mais avançado do mercado, no entanto diria que é um dos mais avançado, e talvez com algum erro de precisão que é tão avançado como este Ford. Pois tem o melhor sistema de launch control que existe, bate bugattis, ferraris, etc, tem um sistema 4×4 altamente sofisticado, sendo que a caixa de velocidades era das mais complexas e evoluídas quando foi lançado (e penso que continue a ser), pois encontra-se na parte traseira do carro recebe a força vindo do motor que está a frente e volta a enviar parte da força para a frente. O metodos de contrução também são bem interessantes, pois é o único carro deste tipo a ser produzido numa linha de montagem, dita, “normal” (a mesma de todos os outros nissans). O proprio dsign do carro é um mimo tecnológico, sendo que vai contra as “regras e leies” da fisica, sendo um modelo de caixa com linhas mais altas e rectangulares o que normalmente é anti-aerodinâmico, e neste caso é aerodinâmico.

  18. Rui says:

    Efectivamente o título deste artigo está muito mal conseguido. Costumo seguir as novidades no mundo automóvel e os ultimos modelos da Porsche, Maclaren, Ferrari, Mercedes, BMW, Koenigsegg, Pagani, têm specs bem mais HI-Tec que o que foi aqui referido. Não deixa de ser um grande carro, e é natural que a Ford faça a sua publicidade ( “…Mas devia estar no salão para contrariar a malta…” ), mas não é o incrível automóvel mais high-tech da actualidade 🙂 De qualquer modo é uma grande máquina e está um bom artigo!

  19. fneves says:

    Mesmo assim prefiro o novo toyota/lexud a hidrogénio que vai sair este ano 🙂

  20. RM says:

    Acho que se discute aqui 2 coisas. Uma coisa é o facto, que um super carro, deve principalmente uma experiência de condução única. Outra coisas são o número de processadores que estão no ECU, que nada nos transmite diretamente se o carro é ou não uma máquina de sonho!

  21. Sergio J says:

    Gostava mais do Z

  22. Johnny DahVinchi says:

    Já adorava o carro, agora ainda ficou melhor!

    É pena é ser FORD… (Fabricação Ordinária Reparações Diárias).

  23. AlexX says:

    Deve haver maior preocupação em arrefecer esses processadores todos e a tecnologia que a mecânica em si senão o carro pára ou algo vai definitivamente correr mal…
    Quem tiver a sorte de possuir um GT40 de 67 bem conservado, tem muito, muito mais valor em mãos e estou crente que mais fiabilidade também. E apesar de ser de 1967, um carro que (sem tweaks) faz a milha em pouco mais de 12 segundos é uma brutalidade mesmo para os padrões actuais…

  24. ZéPistolas says:

    tantos processadores, tanta coisa, e não tem piscas nem luz de marcha a trás!
    uma vergonha…

  25. Nuno says:

    Tal como referiram Em alguns comentários este carro está muito longe de ser o mais high tec do mercado. Sim para os USA mas nunca na Europa.

  26. lmx says:

    heheh,
    ainda tem muitas decadas que palmilhar para chegar a um Koenigsegg one:1

    0 – 400 km/h approx. 20 sec
    400 – 0 km/h approx. 10 sec
    Braking distance: 28 m (100-0 km/h)

    ou entõ se quisermos ir mais par cima…o Koenigsegg regera 😛

    1800cv mais de 1500 disponíveis
    mais de 2000nm de binário… 😀

    alguém sabe as acelerações deste bicho?

    se o one:1 faz menos de 20 seg de 0-400km/h imagino este bicho…15 segundos?lol

    O Ford GT bem pode esperar… mas para um carro americano, não é mau..

  27. dajosova says:

    para mim o melhor carro é o meu…
    …pois é aquele que me leva para onde quero quando é preciso. Mais nenhum faz isso!!!! 🙂
    Boa semana.

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