Ford Evos – O Automóvel Inteligente do Futuro
Desde há alguns anos que é o sonho do ser humano integrar a tecnologia no seu quotidiano de forma totalmente natural e não intrusiva. Alguns exemplos de tecnologias inovadoras têm surgido em vários dispositivos do dia a dia, como electrodomésticos, casas inteligentes e em várias aplicações do ramo automóvel.
É precisamente neste último segmento que a Ford pretende definir e demonstrar como um simples automóvel pode melhorar a vida do seu utilizador, através de um fantástico conceito que apenas pensámos ver em filmes de ficção cientifica.
A definição de automóvel inteligente ganha um novo fôlego com o Ford Evos hybrid. Este protótipo funde alguns dos conceitos de condução inteligente que já vimos anteriormente, com o conceito de cloud permitindo ajudar a organizar a vida do seu condutor.
O Ford Evos, através de uma ligação constante à internet permite, por exemplo, interagir com os amigos que o condutor tem nas suas redes sociais, recomendar estradas e rotas que possam ser as mais rápidas ou mais interessantes de conduzir. O centro da informação hospedado na cloud tem todas as preferências do utilizador e permite ao veículo sincronizar toda a informação que o seu condutor tem no seu computador. Depois da informação sincronizada é possível saber os compromissos que tem para um determinado dia e periodicamente informar o condutor do tráfego e condições meteorológicas para minimizar o risco de atraso aos seus compromissos.
Certos pormenores como o conforto do condutor são levados a um nível minucioso, como ajuste de temperatura em conformidade com as condições atmosféricas, o automóvel tem a capacidade de regular a temperatura do interior ao gosto do seu condutor quando este chega ao seu veículo. Mas isto é apenas a ponta do iceberg, uma das funcionalidades mais interessantes do Ford Evos é a utilização de sensores para monitorizar a saúde do condutor, nomeadamente o seu batimento cardíaco e com essa informação ajustar a música que está a ouvir, o ritmo de condução ou a temperatura do interior do habitáculo.
Este veículo inteligente consegue ainda interagir com os dispositivos que fazem parte da vida do condutor como o seu smartphone, tablet e consegue ser um óptimo complemento para uma casa inteligente.
São de facto inúmeras as vantagens que um veículo destes, a vulgarizar-se, traria de conforto para as nossas vidas. Como é difícil enumerá-las todas deixamos o vídeo de apresentação do Ford Evos Hybrid:
Existem de facto outros pormenores mais habituais hoje em dia, como o facto de se tratar de um modelo híbrido, o que demonstra óptimos indicadores da Ford em querer dar o exemplo que o futuro passa por respeitar mais a mãe natureza. Finalmente salientamos o design atraente e linhas arrojadas deste protótipo de quatro portas, tornando-se adequado a uma família, mas ao mesmo tempo possui as linhas de um desportivo de topo.
Mas não é só nas linhas que vemos sérias inspirações em desportivos, para quem é atento as portas abrem para cima bem ao estilo de automóveis marcantes como alguns modelos da Lamborghini. Deixamos uma galeria de imagens para que possa apreciar este fantástico modelo da Ford.
Este artigo tem mais de um ano
O carro é lindo..mt futurista.
Pelo que se vê não falta carros futuristas e nos andamos sempre agarrados a porcaria do gasóleo/gasolina!
Fantástico!
E tirar cafés? Finos?
Pouco falta 😉
Embora o teu comentário não premeie o artigo que me deu muito gozo a escrever 🙂 , posso sempre dizer-te que esta máquina apenas reúne os mais interessantes conceitos actuais para o futuro próximo. É cada vez mais evidente o avanço tecnológico que traz entre muitas vantagens, desvantagens a considerar:
Exclusão aos menos preparados, um separatismo cultural e tecnológico que pode ser significativo, traz um acelerar da vida humana e cria vícios…
Mas tudo tem de evoluir… até os carros mecânicos… e a evolução caminha do mecânico para o electrónico…
Vitor, Tal como nos produtos informaticos que testam aqui no pplware, também tens este equipamento para testes? Isso é que era!
(P.S. o meu Fiesta (sportvan) até que é mais ou menos parecinho….)
Só Finos de nano bots!!
Boas, as portas assim não é ao estilo Lamborghini, nem nada que se pareça… 😛 lol é mais ao estilo McLaren MP4-12C, a Lamborghini usa portas scissors type enquanto que estas portas da frente são do tipo Butterfly, e as de trás é um Butterfly Suicide lol estilo novo nunca visto 😛 Muita Pinta! 🙂 Mas bom artigo na mesma! 😛 []
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_cars_with_non-standard_door_designs
Se formos preciosistas tens ainda o Mercedes SLS que penso que foi o primeiro a ter as portas a levantar acima assim como tu dizes tipo buterfly.
De qualquer forma penso que não está mal no artigo, foi apenas para dar um exemplo numa opção típica de alguns desportivos (tal como a lamborghini que as portas abrem para cima) e que a ford obviamente se inspirou.
Desculpa, mas essas portas são ao estilo do Mercedes 300SL Gullwing, que como o próprio nome indica, tinha portas com aberta desse tipo…:)
Portas deste tipo atrás não são novidade. Procura por Citroën C-Metisse (2006).
É agora que gosto da Ford 😛
Fantástico de facto , um excelente artigo que evidencia os avanços tecnológicos dos últimos anos e que agora começam a ser transportados para diversas áreas , como neste caso para os automóveis , a tecnologia de facto é algo tão abrangente que irá ainda mais fazer parte das nossas vidas futuras de uma forma mais intensa .
Excelente artigo , apesar de não ser facilmente impressionável, o que é um facto é que o aproveitamento das tecnologias presentes neste automóvel ligado a funções biométricas impressiona qualquer um e também me impressionou a mim .
Bom trabalho
Cumprimentos
Serva
Fanatastico
Grande Fodi como diz o meu sobrinho pequenino!!!
🙂
😀 vale pela categoria com que ele diz 😉 certamente.
Excelente.
Duvido que saia para o mercado assim, como todos os concepts, do protótipo até ao modelo final, normalmente, vai uma grande diferença…
Mas se ficar com as inovações que apresenta, tiro o chapéu à FORD, sim senhor.
Boa vitor. Continuação de bom trabalho
Atenção que fique aqui dito, que esta sugestão de post, aqui escrito e apresentado, partiu deste caríssimo visitante assíduo do pplware. Ivo Bazílio.
Obrigado
Ora esse disponha :p
Isto realmente é intressante, mas será que sairá para o mercado, ou não passará de um simples protótipo.
@ João ,
Boa tarde o desenho do carro até pode ser um prototipo , mas as inovações tecnológicas que aqui estão presentes farão certamente parte não será dos carros que sejam comercializados daqui a 5 anos , mas provavelmente já no próximo ano ou no seguinte , disso podes estar completamente certo a industria dos automóveis também é daquelas em que um produto depois de ser lançado nem um ano se passou e já está ultrapassado ,sendo frequente vários restylings interiores e no equipamento que compõe um determinado modelo, esta é uma industria extremamente competitiva , aliás como penso hoje serem todas quase sem excepção .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
A mim faz-me lembrar um Aston Martin, honestamente…
Aquela grelha, verdade? 😉 também tive essa sensação quando o vi pela primeira vez.
Mas é impressão minha ou este carro trás dois depósitos?
Um é para o combustível ‘normal’ o outro é para ligar à corrente 😉
dois depósitos? O carro é hibrido, quando muito se trouxer é um mais pequeno, pelo que tenho lido os hibridos não precisam de depósitos tão grandes como um automóvel convencional
Se repararem, estes novos carros trazem tantas funcionalidades que quase assumem o controle total da condução. Por questões de segurança, por um lado, é melhor assim pois reduz o índice de acidentes na estrada. Por outro lado, porque é que não criam o verdadeiro carro desportivo eletromecânico, movido a energia renovável, mas sem essas limitações como neste Ford, estar a regular a condução pela informação de trânsito ou, futuramente estar a conduzir sozinho por GPS… sei lá.. Dá pica estar em contacto direto com a máquina e ela puxar quando queremos, detetarmos os problemas com os nossos 5 sentidos e não com sensores todos xpto… lol..se é que me entendem.
É ainda importante referir a porta USB mini B na traseira! 😀
Agora falando a sério, o exterior do carro é realmente um espanto, embora seja algo já visto (Aston Martin).
As característica tecnológicas, que fazem a ligação com as redes sociais e etc., meh, serão realmente necessárias? Não serão distracções a mais?
E depois aqueles bancos, principalmente aquela “barreira” entre o banco do condutor e o do lado, só me levam a crer que isto não é carro para sair com miúdas 🙂
pah, isto com tantas cenas tecnologicas nets e tal, e se apanhar um virus a meio da auto-estrada e ficar sem travões? lol
O carro só começa a chatear quando temos mesmo de ir para o trabalho e temos de estar sempre a dizer não as ofertas de distração, ou então aceitando as ofertas chegamos ao trabalho já cansados…e se o parque de estacionamento com esse carregamento induzido só existir a um par dezenas de quilómetros do local de trabalho?
Apesar de todas as vantagens e conforto que um carro deste tipo possa trazer, não vejo grandes vantagens a nível de privacidade uma vez que o carro e, por arrasto, quem fornece os serviços sabem o que uma pessoa faz.
E tal como o Alucard referiu, a frente é demasiado parecida com um Aston Martin para não associar.
Por mais fantástico que possa parecer, não creio que investir em tecnologia automobilística tenha futuro brilhante.
As estradas já estão por demais atravancadas.
Precisamos de máquinas voadoras.
Duas achegas:
1. É provável que muita da tecnologia seja desenvolvida pela Microsoft (Windows Embedded Automotive), com quem a Ford tem uma relação chegada para estes sistemas há muitos, muitos anos. A Fiat também usa tecnologia Microsoft nos carros que produz e a Toyota há semanas assinou um acordo com a Ford e a Microsoft. Ver link:
http://www.autoguide.com/auto-news/category/manufacturers/ford
2. Há quem ache que um eventual futuro Ford Capri ou mesmo o próximo Mondeo sejam fortemente inspirados neste concept.
Uma coisa é ver um Aston Martin, outra coisa é ter um Aston Martin, e ainda outra é ter um lindo Ford que se parece com um Aston Martin.
Façam as contas ás 3 stiuações 😀
Chamam a isto futuro? Isto já o KITT fazia há 30 anos atrás xD
O que é gosto mesmo de sentir é que quem controla o meu carro sou eu… esta mania de controlar as pessoas até já chateia… que bom é ir a passear a beira mar e abrir o vidro do carro sentir o vento e a maresia do mar e claro não ter o carro sempre a avisar-me que o meu amigo X atualizou o seu estado no facebook, isso de tanta tecnologia no automóvel será que evita acidentes ou causa distração nas pessoas, o que aumentará o número de acidentes? Quão seguro será ter toda a minha vida na cloud? Já pensaram nisto, vamos ao hipermercado e se por exemplo existe um carrinho de hipermercado que sabe que tipo de produtos nós consumimos, e nos alerta para a localização desses produtos ou até mesmo que existem produtos do mesmo género mas mais baratos… vocês iam gostar de andar no hipermercado com um carrinho que estaria sempre constantemente a chatear-vos com coisas que nem sempre são úteis? Para me chatearem já tenho o patrão todos os dias….
Gosto de tecnologia mas com limites!
Ainda assim, fiel ao BMW i8 😉
Estou ver o mundo Obeso no futuro ….
Boas,
Só não gosto de uma coisa… É que este carro não é tão futurista como isso, temos já a tecnologia para não gastar uma gota de petróleo (gasóleo, etc) e meter tudo eléctrico, quanto à ligação “cloud” hoje um telemóvel faz isso porque é que não metem isso no carro?
Já agora porque é que raio se passa multas de excesso de velocidade somente para nossa segurança e porque não ter um GPS ligado à centralina em que o carro sabe qual é o limite na zona onde estamos e por mais força que se faça no pedal só atingia o limite para nossa “segurança”… (lá se ia inventar o pec 203893498239489458394898539 que iria combater a falta de verbas…) Aliás sei que existiam uns carros (não sei se foram apenas protótipos) que tinham um teste de alcoolemia, isto é se tivesses bêbado o carro não ligava. Infelizmente ainda vivemos num mundo que continuam a prometer carros mais “verdes”, baratos e afins mas porém não metem nada no mercado…
É tudo questão de saber quem tem mais euros, dólares ou Direito Especial de Saque aka FMI para saber o porquê de já não termos isso em prática…
lindo
E que preço ele pode vir a ter ?
o carro é lindo !