Foi realizada a primeira cirurgia com o Google Glass
Feito demonstra que o equipamento pode ter utilidade também na medicina
O Google Glass tem sido uma das mais recentes tecnologias envolta em curiosidade por ser algo diferente.
Este equipamento pode ser utilizado em diversos e diferentes âmbitos, e parece que também já começou a conquistar um lugar no auxílio da medicina uma vez que já foi utilizado durante uma cirurgia, no Brasil.
O médico Dr. Miguel Pedroso, coordenador do Instituto Lubeck, foi o primeiro a utilizar os óculos da Google, Google Glass, durante uma cirurgia.
A cirurgia teve lugar em São Paulo, no Brasil, no Hospital São Camilo e, segundo o Dr. Pedroso, esta foi a primeira vez que um acessório da Google foi utilizado neste contexto, tornando-se numa prova de que o Google Glass tem potencial para ser usado na medicina.
O Google Glass possibilita a interacção, entre utilizadores, com recurso à realidade aumentada, e esta 1ª experiência aconteceu devido à parceria do Instutito Lubeck (ensino e pesquisa de cirurgias laparoscópias) e a Onofre Consulting (consultora especializada em IT e produtos mobile).
Assim sendo, o Dr. Miguel Pedroso recorreu ao Google Glass para ver vídeos que o orientassem no procedimento cirúrgico em questão, e também para transmitir/receber orientações de um médico à distância, o Dr. Mauro Pinho que se encontrava noutra sala som vários alunos, através de um Hangout, como podemos ver na imagem acima.
A cirurgia em questão foi uma colectomia videolaparoscópica (retirada do intestino grosso), e esta experiência fez também parte do programa ColoLap, cujo objectivo é ensinar novas técnicas em cirurgias colorretais laparoscópicas.
Desta forma, o Google Glass surge como uma nova e útil ferramenta nas cirurgias onde os médicos não se encontrem familiarizados com as técnicas e procedimentos cirúrgicos.
Segundo o Dr. Pedroso: “Estamos em fase de testes. O próximo passo é o desenvolvimento de uma aplicação que obedeça ao comando de voz para a exibição de um videoatlas para o cirurgião que realiza a operação e, simultaneamente, faça a transmissão de imagens da cirurgia para outros médicos ligados ao sistema”.
Por sua vez, o director da Onofre Consulting, Ricardo Longo, referiu que o Hangout permite que, no máximo, sete médicos forneçam informações e orientações em tempo real ao cirurgião. Ricardo Longo acrescentou ainda que o Google Glass é particularmente interessante porque os médicos podem ver o ponto de vista do cirurgião.
O que pensa desta forma de utilização do Google Glass? Poderá vir revolucionar áreas como a Medicina?
Este artigo tem mais de um ano
Coitado do médico a levar com anúncios de desinfectante em cima…fora de brincadeiras, acho que quem faz a operação deve ter uma formação completa e não precisar de orientações de “outro médico” ou de “vídeos”. Hands down, é uma excelente tecnologia muito bem aplicavel nos transportes, na navegação pedestre e para ajudar ao turista… Para já parecem ser as melhores aplicações….
Claro tu tb sabes tudo da tua área e não precisas de mais informação nem conselhos!! um dia quero ser como tu!!
Achas que atualmente uma operação é feita e orientada unica e exclusivamente por um médico?!
Meu amigo, cada caso é um caso. Por muita formação que tenhas, há sempre pormenores que escapam e numa cirurgia arriscada, as opiniões de outros cirurgiões experientes são sempre bem vindas.
Não é por acaso que por vezes estão equipas de 20 elementos…
Sabes do que estas a falar?
Numa cirurgia complexa achas que é um medico a decidir tudo, não é aconselhado durante a cirurgia?
Cumprimentos.
agora os médicos já podem ver as suas actualizações do facebook, enquanto cortam um intestino.
Parece que estou a ver o cirurgião a tentar operar e a aparecerem montes de pop ups com publicidade lol
Foi exatamente isso que pensei!
Aposto que foi para sacar um rim ao gajo, para este ir depois comprar um iPad.
Um dia vais ser operado por um médico com Google Glass! Kakakaka és o maior Nelson!
Vais dizer que deixavas um médico te operar e a já não saber o que vai fazer de olhos vendados?
Não me digas que costumas pedir o CV ao médico? Kakakaka Deixa me rir! Kakakaka Kakakaka Kakakaka
Lol, ri-te lá, que é o que te fazia bem
“Aposto que foi para sacar um rim ao gajo, para este ir depois comprar um iPad”
com respostas destas nem com google glass dão um jeito ao teu cérebro.
Só vê isso à frente, enfim, mais que ridículo.
Eu vejo um cirurgião a ver no youtube como trocar um coração.
Pergunta rápida.
Como se esteriliza o Google Glass? Duvido que o Google Glass sobreviva a ser esterilizado numa autoclave (mesmo as de baixa temperatura) e muito menos a esterilização por radiação…
Da mesma forma que esterelizam os preservativos
Essa aí é mesmo reveladora da inteligência de quem a colocou…
E assim o Instituto Lubeck e o Dr. Pedroso passaram a ser mundialmente conhecidos 🙂
A Sr.ª da Califórnia que apanhou uma multa de trânsito por usar Google Glass (e circular em excesso de velocidade) também.
Deve ser fixe para os médicos mandarem tweets durante a operação para sabermos o que ele faz xD
Para a familia era sem dúvida bom! Estar a receber informações live xD
Eu se fosse ao medico punha um LCD à frente dele com na sportTV.
Antes de fazer a operação ele já tem de saber o que vai fazer e como vai fazer (ou vai ao youtube ver como se faz) sinceramente é só para aparecer nas noticias.
Excelente tecnologia, ainda com muito para dar em enumeras áreas. Parabéns pelo artigo, pena que como em quase todos os artigos aqui publicados, são de grande qualidade os comentários é que ficam aquém.
Os trolls saíram todos da gruta para fazer comentários com 0 interesse.
Quanto ao resto que não via utilidade no aparelho, em pouco tempo vai mudar de ideias pois cada vez mais vai haver noticias com novas formas de utilizar o glass.
+1
“Dr. Mauro Pinho que se encontrava noutra sala som vários alunos,”
com em vez de som
Podemos tirar daqui varias coisas boas:
– Em vez da sala de operações terem dezenas de médicos estagiários a aprender como se faz a operação, o Glass, permite que eles estejam noutra sala a ver/ouvir o que como se faz a operação, e a verem a mesma de uma forma que nunca iriam ver se estivessem ao lado do medico, verem como estivessem eles a operar. Só aqui dois pontos, aprendem melhor e a sala de operações não tem tanta gente.
– A comunidade medica, para quem não sabe (vê-se pelos comentários) é mundial. Milhares de pessoas são operadas todos os dias, pelos mesmos problemas. Mesmo sendo o mesmo problema, cada caso é um caso, por isso a experiência que um medico tem, pode ser diferente de outro medico, no mesmo tipo de operação, apesar de ambos os médicos serem extremamente experientes. Por isso, até os médicos mais experientes do mundo, podem informações sobre determinadas operações a outros médicos, para estarem preparados para eventuais situações que podem surgir. Isso sempre aconteceu, até mesmo terem de ligar durante a operação para outros médicos. Com o glass, pode facilitar a passagem em informações em direito entre médicos em qualquer parte do mundo.
– Com base nestas vantagens, vem outras mais…
Esta realmente foi uma forma de utilizar o Glass, que nunca me tinha ocorrido, mas é realmente uma boa ferramenta para estes casos.
Para não falar que cada indivíduo é único e por muita experiência que se tenha pode surgir uma pessoa com uma variação anatómica que dificulta o procedimento. Para o ensino será sem dúvida um grande passo e para os países ditos sub-desenvolvidos pode ser uma forma de médicos menos experientes conseguirem “dar conta do recado” com o auxílio de outros pelo mundo fora…
PS: a questão já falada da esterilização é mesmo muito pertinente xD
Espero que todos os que comentaram no post da cirurgia com ipad https://pplware.sapo.pt/pessoal/ciencia_saude/ipad-ajudou-em-cirurgia-ao-figado-na-alemanha/ e disseram que era publicidade, o façam aqui! ou só falam quando é apple?? Se calhar, o que estava em causa na altura, era uma avanço tecnológico, e independentemente da fruta ou animal em causa, é isso que realmente interessa!
Eheheheheh!
Já estou a ver o TuTubo recheado de compilações do tipo “100 brain surgery fails” ou “DIY heart surgery” 😀