Elon Musk e a SpaceX querem a Starship na órbita da Terra em 6 meses
Elon Musk está agora focado na SpaceX. Esta sua empresa quer conquistar o espaço e permitir ao Homem viajar para outros planetas. O primeiro objetivo é a Lua e para isso tem a Starship a ser preparada a um rimo alucinante.
Na apresentação feita ontem, os planos foram claros e bem delineados, conforme esperado. Os primeiros testes estão a caminho e em 6 meses a Starship deverá estar a realizar os primeiros testes na órbita da terra.
Os planos da SpaceX para os seus testes
Depois de ter terminado a construção da Starship Mk1 a SpaceX resolveu revelar os seus planos mais próximos. Para isso contou com Elon Musk para mostrar ao mundo o que se espera desta tarefa que têm em mãos.
Esta decorreu bem junto ao primeiro prototipo da nave que deverá levar o homem à Lua e provavelmente a Marte. Aí, o homem forte da SpaceX mostrou muito do que está para vir. O ponto mais importante é mesmo a ideia de colocar nos próximos 6 meses a Starship na órbita da Terra.
Elon Musk mostrou como será a Starship
Antes deste teste final, a nave da SpaceX irá realizar outros menores, em que subirá aos 20 km de altitude. Equipada por agora com apenas 3 motores Raptor, deverá ter mais tarde os restantes 3 esperados.
Elon Musk revelou também como pretende lançar a sua nave para o espaço. Ao mesmo tempo, dependerá do Super Heavy, que poderá ser equipado com um máximo de 37 motores Raptor. Tipicamente deverá ter apenas 24, mas tem esta capacidade se necessário. Esta torre deverá ter uma altura de 68 metros.
Testes com motores Raptor e nave na órbita da Terra
Para além destas informações referentes aos testes, Elon Musk mostrou igualmente alguns pormenores sobre o design da Starship.
Justificou principalmente as escolhas dos materiais usados e a revolucionária forma como vão descer da órbita terrestre até aterrar. Na verdade, todos estes elementos eram já conhecidos.
Há muito a ser feito para rumarmos a Marte
Há ainda muito a ser feito pela SpaceX, nomeadamente na construção de novos protótipos da Starship. Há portanto ainda a necessidade de ter o Super Heavy pronto e funcional.
Falta muito tempo para que todos estes elementos se unam rumo à Lua, mas até lá os testes vão com toda a certeza mostrar a sua capacidade e fiabilidade.
Reveja o vídeo da apresentação de ontem
Este artigo tem mais de um ano
Espero bem que muito antes de efectuarmos uma viagem até Marte, se considere cuidadosamente a condição humana durante a viagem de ida e regresso, bem como planos de socorro caso algo corra mal. Pelo menos até á Lua deveremos ter menos preocupações. Só falta agora postos de “gasolina” da Galp a meio caminho de Marte xD
Força Elan! Nunca é demais aspirar algo mais para além da rotina. Sem espírito de aventura, nunca Portugal iria aventurar-se no desconhecido dos oceanos. É altura do oceano espacial. Lol
Sinceramente me empolga mais as pesquisas científicas que realmente resultam em descobertas e acúmulo de conhecimento. Os telescópios espaciais e sondas retornam muito mais informação e agregam muito mais ao conhecimento humano do que essas pesquisas voltadas a missões tripuladas.
Pode parecer uma posição sem graça, já que a astronáutica tripulada captura nossas imaginações saturadas de filmes de ficção científica e “space operas”, mas não há maior aventura do que a do conhecimento científico. A beleza das descobertas proporcionadas pela sonda Cassini ou pelo telescópio Hubble dificilmente será superada pela produção de um simulacro de Buck Rogers na vida real.