Digam olá ao AlphaDog, uma alternativa chinesa ao Spot
Provavelmente, já ouviu falar do Spot, o cão robô da Boston Dynamics. Pois bem, hoje, apresentamos-lhe uma alternativa chinesa àquele que é uma máquina versátil que já foi encontrado a fazer as mais variadas tarefas.
O AlphaDog nasceu recentemente e será dirigido ao mercado consumidor.
AlphaDog: Uma espécie de Spot desenvolvido na China
Uma empresa tecnológica chinesa, a Weilan, desenvolveu um cão robô muito semelhante ao icónico Spot, da Boston Dynamics. O novo AlphaDog utiliza sensores de inteligência artificial (IA) para realizar um conjunto de tarefas, incluindo a entrega de encomendas e, futuramente, orientação de deficientes visuais.
Embora seja tecnicamente semelhante ao Spot, este destina-se a ser comprado pelas empresas. Por sua vez, o AlphaDog será dirigido ao mercado consumidor.
É realmente muito semelhante a um cão verdadeiro.
Explicou Ma Jie, chefe de tecnologia da Weilan, num comunicado de imprensa ao TechXplore, acrescentando que, através de IA, o AlphaDog é capaz de imitar comportamentos caninos reais.
Cão robô mais rápido do mercado e dirigido aos consumidores
De acordo com Ma Jie, o novo AlphaDog consegue manter o equilíbrio e pode prever o atrito e a altura do solo, de forma a ajustar a sua própria altura. Mais, consegue ajustar a frequência dos passos e adaptar-se ao ambiente envolvente.
A garantia é que o cão robô se move a uma velocidade de quase 15 km/h, sendo o mais rápido do mercado. Além disso, os criadores complementaram-no com tecnologia 5G, para que funcione de forma autónoma.
O AlphaDog já se encontra a venda na China, tendo comercializado mais de 1 800 unidades no primeiro mês. O preço ronda os 16 000 yuan (cerca de 2 000 euros) e as encomendas, segundo Ma, são “principalmente de programadores, aficionados pela tecnologia e também crianças, que parecem realmente gostar dele”.
Embora a Weilan possua também um modelo de cão robô empresarial, para inspeção industrial e manutenção de equipamentos, decidiu criar o AlphaDog para se diferenciar da concorrência.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Para ser dirigido aos consumidores, não fazia mal nenhum ter uma cabeça em silicone ou do mesmo material do corpo. Da forma que está, temos um cão decapitado…
Desculpe-me, mas eu ri do “cão decapitado” Lol
Da forma como está vai ser este cão robô que nos vai matar a todos!
Uma alternativa não, uma cópia… Típico da China. Deve funcionar tudo mal, como seria de esperar. Devem ter hackeado a Boston Dynamics.
Ia dizer quase o mesmo ….é uma cópia descarada e nem se esforçaram a disfarçar…
Disfarçar o quê e para quê? Alguma empresa consegue entrar no mercado do futebol com bolas quadradas? A diferença tem de ser feita pelas funcionalidades e qualidades…no design está QUASE tudo inventado! E o que não foi ainda inventado já é propriedade da Apple…
Só na cor…para não ser exactamente igual.
Monopolismo. É isso que pregas. Não vejo problema nenhum em mais concorrentes. O que acho pena é não haver concorrentes portugueses. E achas mesmo que uma coisa tão complexa e cara vai funcionar mal porque exatamente? Não se trata de um baralho de cartas plagiado do Yu-Gi-Oh compradas numa loja chinesa. Foca-te mas é em competir contra os chineses, não rejeitá-los com a tua xenofobia. E entretanto compete também com os americanos que também não são propriamente teus amiguinhos
Isso que vcs chamam de “copia descarada” é apenas uma white label que simplifica e reduz o custo do projeto e tempo de produção. Imagina se cada marca de smartphone tivesse que fazer um formato de aparelho diferente pra não parecer generico? Tudo isso encarece o preço do produto final e é completamente desnecessário afinal
Nao colocaram cabeca para nao morder nas pessoas. Vai que o cao se vira contra o dono lol
Cópia autentica estes chineses não tem vergonha, não me admirava nada que parte do código fosse também cópia.
mais um copianço chinês provavelmente tecnologia copiada