Criada câmara que detecta 36 milhões de rostos num segundo
…por Japoneses.
A privacidade e segurança é uma questão que tem andado muito ‘em cima da mesa’ ultimamente. Devemos ou não estar preocupados com o uso da nossa imagem e dos nossos dados, que segurança existe à nossa volta no imenso mundo da tecnologia são, entre outras, questões que costumam estar na ordem do dia. Relativamente à segurança, temos vários modos, nomeadamente as câmaras de vigilância. E se essas mesmas câmaras reconhecessem, em apenas um segundo, 36 milhões de rostos? Poderia, uma grande cidade estar mais segura? E a privacidade?
Essas poderosas câmaras de vigilância, capazes de reconhecer um vasto número de pessoas, já estão construídas e já foram testadas. Foram desenvolvidas no Japão, pela empresa Hitachi Kokusai Electric, e designam-se como um sistema de segurança capaz de reconhecer 36 milhões de rostos em apenas um segundo.
O sistema é capaz de reconhecer uma pessoa ou uma fotografia normal, através de imagens nas câmaras de vigilância, e esses dados são exibidos rapidamente mostrando também outras imagens captadas pelas câmaras onde os sujeitos, que podem ser potenciais suspeitos, se encontravam noutras actividades.
Quando surgem várias pessoas em simultâneo e, logicamente, o sistema reconhece todos eles, o utilizador pode seleccionar na própria máquina qual o rosto a ser procurado. Caso existam pessoas com várias semelhanças faciais, o sistema agrupa um conjunto das mesmas, de forma a fazer-se uma selecção.
No momento este sistema ainda é único, mas a empresa adianta que deverá estar no mercado já no próximo ano fiscal da Hitachi. [DigInfo]
Pode este sistema ser uma importante ferramenta para a segurança? Ou por outro lado, viola os nossos direitos de privacidade?
Este artigo tem mais de um ano
Como??? Isso é brutal!!!
A serie televisiva “Intrest person” vai se tornar real a esse ritmo
Quererás dizer: “Person of Interest” ?
Excelente série! 😀
Esta tecnologia vai exactamente de encontro ao que a série retrata.. um gigante Big Brother..
Big Brother da vida real.
Camera inventing – level Asian. x)
Isso faz-me lembrar de Alice do Resident Evil a identificar tudo.
Aposto que não detetam as pessoas com óculos escuros!
faz-me lembrar os Superguerreiros do Dragon Ball xP
Minhas fontes me dizem que foi no Japão…
E estão correctas. Mas eu quase que jurava que o sr tem cara de chinês 🙂
Obrigada
Marisa ,
Boa tarde , sempre com artigos excelentes , o que é que se pode dizer de um dispositivo destes ? …. se for usado para o bem da humanidade que venham ainda sistemas mais poderosos , o problema é que sabemos impiedosamente que este sistema vai ser usado sem sombra nenhuma de dúvida para o mal , e isso aflige-me , já não bastam os mercados financeiros estarem desregulados , vamos ter também uma vigilância desregulada , é que este brinquedo põe as escutas ilegais a um canto , eu sinto-me cada vez mais preocupado com tudo o que nos rodeia , a ambição e avidez desmedida da humanidade vai levar-nos ao colapso , quer pela via do meio Ambiente quer pela via social .
Hoje são assustadores os nrs da taxa de Natalidade nos chamados Países desenvolvidos esse é um indicador que já é conhecido a muitos anos e a nossa sociedade tornou-se incapaz de resolver esta situação , cada vez mais as produções de terceira made in Hollywood , são mais uma realidade do que nos espera num futuro muito próximo , não auguro nada de bom para a Humanidade infelizmente .
Aceita os meus sinceros cumprimentos , por trazeres até nós um assunto tão pertinente .
Serva
Não deves por espaços antes das virgulas ou sinais, nem por uma virgula antes de um “e”. Frases pequenas e objetivas é por onde deves começar.
…e a acentuação ? … kkk …
tipo o ^, que , por vezes , faz toda a diferença…
deverias ter escrito: “…pôr espaços…” , “…nem pôr uma…”…
Sabias que:
– classe gramatical de pôr: verbo transitivo
– classe gramatical de por: preposição.
…não tem nada a ver uma coisa com a outra … kkk
😉
Esta noite vou dormir bem pior.
Mau, que raio de titulo..
“Criada câmara que reconhece 36 milhões de rostos num segundo”
não seria mais:
“Criado sistema que reconhece 36 milhões de rostos num segundo”
é que as câmaras não reconhecem absolutamente nada apenas capturam imagens :S
Quanto ao artigo em si… pau de 2 bicos.. a ver vamos o que o futuro nos reserva
Pelo que vi noutras notícias o sistema não reconhece 36 milhões de faces por segundo mas consegue comparar 1 face com 36 milhões de faces por segundo
“Caso existam pessoas com várias semelhanças faciais, o sistema agrupa um conjunto das mesmas, de forma a fazer-se uma selecção.”
Se eles testaram no metro do Japão dever ter criado mais ou menos uns dez grupos rsrsrsrsr…
pá se for material chinês ao fim de uma semana está avariado 😀
Se acham que mau é identificar rostos que tal datos codificados?
http://www.wired.com/threatlevel/2012/03/ff_nsadatacenter/
Assumindo que o que está no artigo é verdade …
Já ouviu falar no Echelon ?
http://www.fas.org/irp/program/process/echelon.htm
George Orwell está se Revirando no Túmulo
https://www.youtube.com/view_play_list?p=4C2E7DD781C32B57
Curiosamente, há uma empresa em Portugal que tem uma tecnologia muito semelhante. Não é uma grande novidade e já é feito em alguns locais em Portugal. Big brother is already watching you 🙂
isso nao deve funcionar na china nem no japão xD
Correndo o risco de me chamarem picuinhas, deverá ser sistema de monitorização e não câmara, como até o próprio comentador em inglês diz “camera system”. As câmaras não têm nada de especial, o sistema é que tem.
Reparem numa coisa, tanta inovação mas ainda usam “Windows XP”
Imaginemos alguns ditadores da historia passada ou mais recente e depois coloque-mos na suas mãos esta tecnologia e outras que estão a desenvolver ou que estão a entrar no nosso coitidiano e nas nossas casas e se pensarmos bem chegamos a conclusão que o nosso futuro não será nada agradavel,observados,vigiados, e oprimidos sem qualquer fuga.
a segurança e privacidade crescem inversamente proporcional, mais segurança menos privacidade….
Qual segurança ? Como o caso daquele tipo que foi morto à frente das câmaras de vídeo vigilância ? Tenham mas é juízo. O objectivo é e sempre foi vigiar, não é dar segurança. Se fosse para dar segurança, metiam mas é policia na rua. Por outro lado, a segurança anda de mãos dadas com educação e civismo. E não é importando criminosos de outros Países, que veem misturados com os emigrantes.
Imaginem o maquinão que não deve ser para processar esta informação toda 😀
Se quiserem saber mais sobre a tecnologia, http://tldvision.com/
O algoritmo funciona ( pelo menos na demo em video ) tirando uma fotografia e “aprende” a cara da pessoa. Assim que mostramos uma foto num livro, ou então mostramos a cara ao programa, ele “faz um alvo” ( tipo Predador ). Quem sabe se este sistema não é uma versão melhorada do algoritmo extrapolando para 36 milhões de rostos?
PS: O algoritmo é open source.
Muito giro, mas e a privacidade… é o fim