Byton K-Byte: o carro elétrico chinês que quer competir com a Tesla
O mercado dos veículos elétricos está cada vez mais aliciante para os fabricantes de automóveis, isto porque as vendas estão a aumentar e o interesse do consumidor já não é só de nicho.
Da China chega-nos a marca Byton que apresentou, em janeiro na CES 2018 em Las Vegas, alguns projetos de carros elétricos e autónomos e mostra agora na CES Ásia, em Xangai o novo K-Byte.
A Byton é uma empresa chinesa, sediada em Nanjing, mas liderada por um grupo executivo internacional (a maioria ex-BMW).
Em janeiro, nos Estados Unidos, apresentou vários conceitos, mas deu a conhecer, sobretudo, a sua vontade de apresentar ao mundo um veículo elétrico para entrar em concorrência com os nomes sonantes desta indústria.
Carro elétrico que quer bater a Tesla
Na CES Ásia, que terminou no passado dia 15, a empresa apresentou o M-byte, um crossover elétrico e totalmente autónomo, que será o primeiro carro da marca.
O conceito autónomo é o veículo proposto da marca chinesa, que é apresentado de uma forma muito sofisticada, com um estilo elegante e um grande habitáculo, apesar de ainda não termos imagens do interior. Este mede 4,95 m de comprimento.
A marca colocou ao longo do tejadilho o sistema de sensores para monitorização do terreno que causam um impacto interessante. Estes "radares" são usados para criar uma imagem 3D do ambiente circundante, com a ajuda de mais dois LiDAR (Light Detection And Ranging), que estão em sistemas retráteis, por cima da cave de rodas dianteiras e que são ativados apenas no modo de direção autónoma.
O Byton K-Byte introduz vários LiDAR para verificar o espaço ao seu redor, orientando-se automaticamente com a fusão de dados e inteligência artificial para entender o ambiente e aprender com a experiência cotidiana.
O interior, segundo a Byton, será gerido por um tablet com vários ecrãs e um alto nível de conectividade e interação com os passageiros.
A K-Byte terá duas versões no mercado chinês. A primeira tem tração traseira e motor elétrico de 270 cv (71 kWh). No caso da opção AWD, esta possui um segundo motor elétrico e uma potência total de 470 cv (95 kWh). A autonomia também depende da potência, podendo no primeiro caso ter autonomia de 400 km e 520 km no segundo modelo.
A Byton é uma marca controlada pela FAW (First Automobile Works), que é a primeira fabricante de automóveis da China.
Esta parceria permite à Byton uma avantajada reserva de capital. A FAW é parceiro de vários fabricantes de automóveis e tem um complexo industrial em Nanjing com capacidade de fabrico de 300 000 carros por ano.
Preço e disponibilidade
A empresa espera em 2021 colocar no mercado este veículo. Ainda está a desenvolver o produto e o preço depende do próprio mercado das baterias.
Com toda a sofisticação que promete, a empresa espera conseguir baterias a preços equilibrados para manter o preço inicial do M-byte (SUV) em 300 000 Yuan, cerca de 43 000 euros.
Este artigo tem mais de um ano
Mais um frigorífico
Eu estive na apresentação na alemanha inclusive tirei varias fotos ao carro incluindo o interior que podes ver no meu Instagram e Facebook… igualmete conduzi o carro…de frigorifico não tem nada…alias vai por a Tesla a suar sem falar dos outros todos que nada têm.
Já estive a ver uns no youtube , e não gostei do interior , deviam lembrar que é um veiculo e não uma sala de cinema .
” uns vídeos”
Cuidado com os pormenores, o valor que está entre parênteses nada tem a ver com a potência mas sim com a autonomia das baterias. Muito interessante o carro.
“por cima da cave de rodas dianteiras”, oi…?!
Não quererão dizer “por cima da cava de rodas dianteiras”