Bitcoin: Por que é que a criptomoeda tem valor?
Há uns meses, as criptomoedas registaram o seu valor mais elevado de sempre. A Bitcoin chegou mesmo a ultrapassar os 20 mil dólares.
À medida que o valor da criptomoeda aumenta e diminui, cada vez mais pessoas fazem a mesma pergunta. Como é que algo invisível e intangível, como a Bitcoin, pode ter valor?
Bitcoin e o valor da tecnologia…
Se perguntarmos às pessoas que acreditam verdadeiramente no poder transformador da Bitcoin e das criptomoedas em geral, muitas vão referir o quão inovadora é a tecnologia por detrás da Bitcoin e como a criptografia e o pseudo-anonimato são incríveis.
Apesar destas características estarem na base do porquê da Bitcoin funcionar como uma rede de pagamento, não explicam a razão do seu valor. O euro, por exemplo, tem um valor intrinco porque é necessário para pagar impostos. O governo não aceita outra moeda. Portanto, se alguém quer comprar ou receber por alguma coisa precisa de euros. Isto cria o valor real da moeda.
Na verdade, as moedas são apenas um acordo coletivo. Basta um número suficiente de pessoas chegar a um consenso. Tal como existem várias formas de descrever um objeto em várias línguas, o modo de pagamento e troca também pode ser flexível. Pode ser gado, cereais, ouro ou notas.
Levou milhares de anos para a humanidade passar do sistema de troca por troca para moedas. Depois passaram a existir notas e anos mais tarde passou a ser possível andar apenas com um cartão de plástico na carteira. Chegou agora a vez das criptomoedas e das carteiras no smartphone?
A escassez e a utilidade…
Em economia algo tem valor se cumprir estes dois requisitos: escassez e utilidade. Escassez significa simplesmente que algo existe numa quantidade finita. No caso da Bitcoin, só podem existir 21 milhões. Mas qual é a sua utilidade?
Muitos acreditam que o potencial da Bitcoin está relacionado com o facto de ser um bem e forma de pagamento mais eficiente do que aquele que já possuímos. E os apoiantes da Bitcoin gostam desta criptomoeda por um variado número de razões que lhe confere utilidade.
Em primeiro lugar, a Bitcoin é descentralizada, o que significa que nenhum governo, banco ou pessoa é capaz de a controlar.
A Bitcoin é também facilmente divisível. Assim, pode ser utilizada para comprar algo tão pequeno como uma pastilha elástica ou para comprar um casa. Para além disso, o software da Bitcoin é open source, o que significa que qualquer pessoa pode ler o código e analisá-lo cuidadosamente. Isto faz com que a Bitcoin esteja constantemente a evoluir e a melhorar.
As vantagens das criptomoedas…
Na verdade, as criptomoedas possuem várias vantagens. Normalmente, existe um limite máximo que pode existir. Como já foi referido neste artigo, no máximo só podem existir 21 milhões de bitcoins. Isto previne a hiperinflação que tem como origem a criação excessiva de uma determinada moeda.
Por outro lado, as criptomoedas não podem ser falsificadas graças à segurança que provem do uso de criptografia. Para além disso, os custos das transações são baixos, pois não são necessários intermediários, como bancos.
Finalmente, numa situação extrema, se os governos e bancos tiverem um colapso, as criptomoedas continuam vivas e duram para sempre devido à utilização da tecnologia blockchain.
Conclusão
Por definição, a Bitcoin é algo escasso. Para além disso, tem utilidade e é uma forma mais avançada de guardar e transferir valor.
Muita gente aceita que existe algo de muito interessante na tecnologia por detrás das criptomoedas. Se a rede de pessoas que as usa se mantiver elas podem continuar a acrescentar valor à sociedade e a resolver problemas, como, por exemplo, tirar retirar dinheiro de certos países.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Faltou apenas uma pequena nota… é que a electricidade usada para gerar as BitCoins e manter o BlockChain actualizado é mais do que alguns países consomem!!
Isto é definitivamente um factor negativo, pois a criação e manutenção da moeda são energicamente intensivas
NEGATIVO? Não percebes nada.
POSITIVO, é isso precisamente que torna BITCOIN tão forte. É o custo da censura! Quem quiser quebrar a Bitcoin tem de gastar no mínimo esse valor e durante um largo periodo de tempo. E mesmo assim não se safava.
É isto também que diferencia Bitcoin de todas as outras altcoins sem qualquer valor.
Pessoal que não chega lá, manda estas postas.
esse conceito está a mudar. proof of work vs proof of stake
Mais um artigo interessante do Tomás (boa aquisição!) mas desta vez o conteúdo é incompleto e sobretudo impreciso.
É capaz de faltar ou não. Mas espera lá, tu ou não percebes nada do assunto ou percebes e vais de certeza mostrar o que falta aqui.
Ora vamos lá ver.
Queres que o leitor faça o vosso trabalho? O Moneldr elogiou o autor mas referiu que este não foi o melhor artigo. Que há espaço para melhorar. A tua arrogância era desnecessária.
Não é fazer o trabalho dele. Posso dizer que, eu, enquanto bastante critico do Pplware, dou razão ao Vitor. Se ele critica, que dê as razões para o qual se baseia. Se critica sem dar a mostrar a razão e os argumentos, mais vale ele ficar calado! Isso sim, é falta de respeito e arrogância a tua. Eu já critiquei o pplware e inclusive fui moderado por isso mas pelo menos, tento sempre escrever o porque de eu criticar.
Como disse ao Vítor, sei os limites do meu conhecimento e tento não os ultrapassar, chegam para entender as referidas imprecisões, mas pouco mais, não quis mandar postas de pescada para o ar, e isso não é ser arrogante nem faltar ao respeito, antes pelo contrário.
Criticar, sim, mas dizendo o que se pode melhorar. Acho que teria sido muito melhor teres referido as tais imprecisões em vez de ser vago. Eu de Bitcoin, percebo zero, e por isso é que respondi. Seria melhor explicares, 1º para corrigires o que está mal, e 2º para todos poder-mos perceber melhor o que falta. Ai sim, teria sido exatamente o contrário de arrogante e de faltar ao respeito.
Como te disse, os meus conhecimentos são suficientes para ter detectado as imprecisões mas não para grandes explicações, que podiam incorrer no mesmo erro. Uma grande arrogância seria ter mandado conscientemente uns bitaites também imprecisos, à tuga. Pesquisar para explicar acertadamente, como já disseram, não é trabalho meu.
Nada de novo, já estou habituado 😉
Estas errado. Nem uma coisa nem outra. Percebo, mas pouco, bem menos que muitos comentadores que costumam comentar artigos desta temática e como tal, deixei espaço para que eles corrijam/acrescentem. É preciso ter humildade suficiente para sabermos os limites do nosso conhecimento e não os ultrapassar, algo que devias aprender, aproveita se quiseres 😉
Não percebo como é que este Vítor continua a ser um arrogante, ainda procuro formas de poder fazer uma reclamação a este indivíduo…
É verdade – não é um artigo completo. Há livros e livros sobre bitcoins e mesmo esses não falam de toda a temática.
No entanto, para o que se pretende explicar – porque valem estas moedas (questão que muitas pessoas têm) artigo está muito bem feito. Face ao perfil dos leitores do PPLWARE que quer compreender e não ser especailista (para isso há outros locais), acho que responde às questões principais.
Acho que alguns nécios estão a comprar bitcoin para guardar como coleção. Qué!, qué!, qué! Despois de terem perdido mais de metade do que investiram só lhes resta guarda-las, esperar 4 ou 5 décadas e depois venda-las como peças de coleção. Devem ter muita procura no futuro… qué!, qué!,qué!
Ainda esta semana no irão passou os 20mil dólares..
Quanto ao valor intrínseco, bem visto, nada tem valor intrínseco
Agora deves estar arrependido do que escreveste e de não ter comprado nessa altura.
O euro e outras moedas têm valor, porque acreditamos que aquele pedaço de papel ou metal representa aquele valor. Após o fim do padrão-ouro todas as nossas divisas se baseiam em relações de confiança ( fiat currency ou moeda fiduciaria).
Enquanto os governos fornecerem essa confiança, essas moedas continuaram a ser usadas, mesmo que na base não tenham valor intrínseco
Vítor e Celso, têm aqui, mais virão.
Para mim seve para o mesmo que ações, forma de ganhar bastante à custa de se poder perder muito.
Nada a ver! Uma ação é uma parte de uma empresa, algo específico, não virtual.
tem valor porque tem utilidade
já agora, estamos num otimo momento para comprar bicoinas.
Já temos dinheiro virtual há muito (plástico) mas as notas e moedas nunca vão acabar, pelo prazer que dá possuir e manuseá-las.
Proteger o que é físico tem os seus riscos, assim como proteger o que é virtual. Eu entendo que o virtual nunca está seguro. Como as criptomoedas não são aceites pelos governos a sua banalização baseia-se no risco do investidor que não é um comum cidadão.
Do pouco que tenho lido sobre o assunto, este tipo de valor ainda está verde e a sua contribuição para a vida real é, bem, nada fiável, é zero.
Excelente oportunidade para assistir a uma palestra sobre Cryptomoedas em Lisboa no passado 23 de Maio.
https://www.youtube.com/watch?v=QfPK-djTwlc&t=320s
Algum cuidado e preciso neste momento pois e possivel que venha a cair ainda mais de valor mas sem duvida algo com futuro
HOLD carai
Enquanto os Estados não garantirem as moedas virtuais, criando mecanismos que assegurem o valor fiduciário destas, tais moedas não passam de instrumentos especulativos, perfeitos para ludibriarem os “patos”.
Nem mais. Ainda por cima qualquer badameco pode lançar a sua moeda, como tantos estão a fazer. Parecem as feiras medievais que se fazem por este pais fora. Compras a moeda local (com euros) e depois vais comprar a sandes de porco com a moeda local que acabaste de comprar com euros. Mas que interessante… sem euros não há moeda local, mas poderás na mesma comprar a sandes de porco… com euros.
BitCoins e de mais Cripto Moedas basta um EMP global e muitos ficam mais pobres do que eu!! LOL!!
A pior justificação possível, se acontecer em situação catastrófica, as cripto são a última coisa que vou pensar, afeta todos com ou sem moedas virtuais
deves ter todo o teu dinheiro debaixo da cama deves…
Por acaso é comum andarem com um EMP global no bolso em todo o lado.
So artitgos de treta para tentarem justificar o investimento de porcaria que fizeram e que agora esta a afundar.
Volta a ler este comentário daqui a 2 anos.
Muitos disseram o mesmo da internet no início.
Hoje em dia as tech companies valem muito mais do que empresas da indústria da energia.
Welcome to the future.
Penso que o que está a acontecer é uma valente limpeza pois era quase todos os dias a lançarem icos
Boa tarde.
è possível comprar BITCOINS ou outra criptomoeda qualquer apenas com o objetivo de mais tarde vender e assim gerar lucros como um investimento qualquer ou apenas serve só para depois gastar a criptomoeda em compras?
Obrigado
é , mas regra de segurança para não ser enganado, aprofundar primeiro o conhecimento !
Tudo o que é novo e tem de alguma forma interferência direta nas nossas vidas, é um pouco dificil de aceitar no princípio, quer seja por falta de conhecimentos mais profundos ou simplesmente porque a maioria não estamos preparados para aceitar algo tão estranho e tão avançado como são as criptomoedas; na verdade as origens da criptografia para a criação de un novo sistema de moeda virtual, começaram em 1976, com Whitfield Diffie e Martin Hellman…já lá vão mais de 3 decadas. O bitcoin, não é uma brincadeira para distrair algumas pessoas, mas sim um instrumento criado finalmente por Sat. Nakamoto em 2008, com a intenção de que a curto e médio prazo todo o mundo vai usar, por variadíssimas razões, como sendo a única forma de criar riqueza de um modo global, bem como uma distribuiçao da mesma de uma forma mais equilibrada e mais justa, sem a interferência direta de Governos ou Instituições, por ser uma moeda descentralizada e de fácil manejo. O sistema Blockchain, veio paralelamente, acautelar o aspecto legal do bitcoin assim como a sua utilidade e segurança, tornando-o uma moeda virtual fácil de usar, inviolável e ainda com um grande valor acrescentado na sua rapidez e baixo custo das transações.
Bela tentativa de tentar dar razao ao bitcoin!
O blockchain tera futuro mas o bitcoin nao.
Certamente que o dinheiro fisico vai desaparecer mas nao sera substituido por bitcoin.
Nunca havera dinheiro sem o consentimento do governo. Nunca. Quando isso acontecer sera a anarquia a mandar no mundo.
Boa tarde!
Eu tenho curiosidade em perceber como e que funciona.
Imaginem que quero arranjar criptomoeda( que não quero) como se faz?
Compro com euro/ dolar? Ou seja para comprar 1 Bitcoin tenho que gastar quantos euros/dólares? Se assim e, 1 cripto moeda tem o seu valor em moeda palpável e controlada por governos certo? O mesmo acontece quando as vender, se eu tiver uma Bitcoin e quizer comprar algo, ex: uma vivenda de 500mil € nao vou a conseguir comprar porque o valor desta depende do valor em €. Ou não e nada disto e estou a milhas!
Compra em qualquer plataforma conceituada, como por exemplo : localbitcoin.com…mas há muitas outras. Existem já muitas Empresas no Mundo que aceitam bitcoin como moeda de pagamento, através de uma carteira (wallet) na qual temos depositados os bitcoin, através de um código privado que nos é fornecido no momento pela entidade á qual queremos enviar o pagamento ;para esse efeito existe a cadeia de blocos (Blockchain) com alta tecnologia incorporada… Entre em tecnologia Blockchain através de Google e terá muito mais informação quer no que respeita a Blockchain, ou a Bitcoin.
Boas! Excelente iniciativa!
Já levo uns meses valentes de trading em crypto e nunca estive muito atento a grupos de PT sobre o tema. Pode ser que seja desta!
Em vez de deixar aqui recomendações de coins e tokens, deixo algumas ferramentas que uso diariamente. Vão com os meus referral codes e também têm vantagens para vocês! Se acharem que mereço pela contribuição, agradeço
_ Para comprar as primeiras Crypto de forma rápida e segura, não há nada como o Coinbase. Há outras maneiras com menos fees que podem usar quando já estiverem mais à vontade nas crypto!! link -> https://www.coinbase.com/join/5a1c9dc3025b1e00c5323599
_ Depois é só transferirem para uma crypto exchange. Há milhares! Recomendo uma que se tornou lider mundial em menos de um ano. Binance. Todas as principais moedas estão lá. link -> https://www.binance.com/?ref=11590239
_ Para fazer trading convém usarem sempre um Stop Loss e um Take Profit nas vossas trades (pesquisem Investopedia e procurem o termo). A plataforma 3Commas é perfeita para conseguirem ter um stop loss e um take profit em simultâneo (nas exchanges não conseguem fazer isso!). Pode ser um bocado intimidante ao princípio, mas é a ferramenta que eu não abdicaria se tivesse de escolher. Tem muitas opções, incluindo Bots e Copy Trading. Recomendo a quem já tem algumas trades no bucho e sabe o que é um stop loss. link -> https://3commas.io/?c=fn
_ Quando começarem a coleccionar trades às dezenas e já não souberem a quantas andam, podem usar um gestor de portfolio que se liga directamente às exchanges, ou que podem ir actualizando fazendo um upload de um ficheiro excel normal. Muito importante para terem ideia da vossa rentabilidade. link -> https://cointracking.info?ref=F442959
_ Onde ver as cotações? http://tradingview.com. Excelente plataforma onde se partilham analises também e podemos seguir outros traders (e ver as análises deles).
_ Mas onde posso aprender mais?! Investopedia, Youtube, Telegram, Discord, Medium, Steemit, Coinmarketcap, Coindesk… Há tanta informação disponível. Desconfiem sempre de dinheiro fácil. Isso não existe, senão eramos todos ricos.
Canais de youtube que sigo religiosamente: DataDash, Crypto Investor, Boxmining, The Modern Investor. Estes servem para ir ouvindo no trabalho… quer dizer, nos meus tempos livres!!!
Já me doem os dedos! Desculpem o testamento… Espero que isto sirva de alguma forma para ajudar e espalhar alguma informação de qualidade, que nem sempre abunda no que toca à Crypto.
Bem hajam e boas trades!