Agora os aviões também já aterram de forma totalmente autónoma
Cada vez mais vemos nas nossas estradas carros e outros veículos autónomos. Estes conseguem substituir os condutores desde as funções mais básicas até à condução completa.
É natural que estas tecnologias comecem a ser usadas noutras áreas, com o mesmo sucesso. A mais recente conquista mostrou que é possível aterrar um avião de forma totalmente autónoma.
Uma grande novidade para qualquer avião
É ainda uma primeira prova de conceito, mas a verdade é que uma equipa de investigadores alemães criou uma novidade no campo da aviação. Este novo sistema consegue sobretudo gerir todos os processos que acontecem numa aterragem de um avião.
Por agora, este vai apenas poder ser usado em aviões de pequenas dimensões. Os planos desta equipa é fazer crescer este sistema e torná-lo adaptável a qualquer avião. Assim, fica independente do seu tamanho ou da sua importância.
Um sistema de pequenas dimensões para segurança
Mais do que toda a aviónica presente, o novo sistema depende apenas do GPS e de visão computadorizada. Estes são apenas os elementos adicionais que este sistema necessita para conseguir esta proeza agora realizada.
Esta tecnologia usa o GPS para navegar, tal como esperado. Usa também a visão computadorizada para aproveitar a luz visível e infravermelha para detetar a pista. Para além disto, esta componente dá ao avião um correta posição mesmo em cenários de chuva ou nevoeiro.
No futuro vão aterrar qualquer avião
Claro que já hoje existem sistemas de aterragem automáticos. Os aviões comerciais têm esta tecnologia, mas depende sempre de sistemas baseados em terra. Dada a sua complexidade, estes sistemas existem principalmente em alguns aeroportos de maiores dimensões.
Estes sistemas emitem sinais de rádio que orientam os aviões e que tratam de todos os processos. A diferença aqui é que o novo sistema é totalmente independente e não funciona apenas em alguns aeroportos.
A evolução da aviação parece ter chegado
O sucesso destes testes aconteceu em maio passado, quando um avião conseguiu aterrar de forma totalmente autónoma e sem o contacto do piloto com os controlos. Nessa situação o sistema detetou a pista e aterrou de forma perfeita.
Está assim aberta a porta a avanços muito importantes no campo da aviação. Para além de uma proteção essencial, dá também espaço para a criação de aviões autónomos. É ainda cedo para vermos esta tecnologia a funcionar, mas o futuro está lançado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: TUM
Têm noção que os aviões aterram sozinhos desde a década de 60?
Sim com o ILS que é um sistema instalado em terra…se ler com atenção este sistema detecta automaticamente a pista ou seja não necessita dos emissores ILS em terra faz a aterragem como se fosse um vôo em modo visual (pilotos a ver).
São tecnologias independentes.
A bem da verdade bastaria dizer que é apenas usado em aviões pequenos pois os comerciais já dispõe da tecnologia ILS usada de há muitos anos para cá
É melhor leres a notícia toda…
What ?? Isso já existe em aeroportos munidos com ILS – instrument landing system. So se for nos outros essa notícia …. ainda bem.
Tens de ler tudo o que o artigo descreve. Sim, já existe esse sistema, mas depende sempre de equipamento em terra. A novidade é um sistema realmente autónomo. Vais perceber isso quando leres o artigo pela segunda vez. Acredita em mim!
Um vírus nesses sistemas… que.. por exemplo, fornecesse falsas imagens ao algoritmo… então o algoritmo deveria gastar mais processamento a verificar se as coisas que estava a ver era falso ou verdadeiro…
Como sistema de auxilio em más condições atmosfericas parece interessante para locais ond não há ajudas de navegação ou ILS.
Tirando isso. a pilotagem perde toda a piada, a melhor parte e mais desafiante de um vôo VFR é a aterragem.
Julgo que o intuito de voos comerciais não é “terem piada”.
Uma dúvida, como é que um sistema de visão funciona com nevoeiro serrado? Visto que o sistema não tem apenas de ver um objecto, tem de detectar uma pista
EVS – Enhanced Vision System, por ex.
cerrado.
Parece um sistema interessante.
Se o piloto tiver com dúvidas, ou o piloto estiver inconsciente e o passageiro não, pode ser muito útil para aterrar em segurança.
É só uma questão de tempo, após estar certificado como realmente seguro, até ser obrigatório em todas as aeronaves.
Entretanto em Portugal fizeram um estudo sociologico sobre a coisa …
ahahah!