Atenção, os seus auscultadores podem ouvir as suas conversas
A segurança vai muito mais além do que se espera. Todos conhecem os casos de CEOs, com Mark Zuckerberg, que tapam deliberadamente as câmaras dos seus computadores para evitarem qualquer problema.
Mas estas técnicas estão a evoluir e uma nova foi descoberta. É agora possível alterar os auscultadores para capturarem o áudio de qualquer computador onde estejam ligados.
Não é novidade que os auscultadores podem ser convertidos para capturarem som. Há dezenas de vídeos na Internet que mostram este processo, que nem sempre é simples e obriga a que estes sejam ligados na porta de entrada de áudio.
Mas investigadores de segurança de uma universidade israelita conseguiram, recentemente, tornar esse processo mais simples e criar uma forma mais perigosa para os utilizadores. Recorrendo apenas a software, conseguiram fazer esta conversão, sem que o utilizador tivesse noção disso.
Depois deste passo, torna-se simples capturar o áudio, até um máximo de 6 metros, e que pode depois ser transmitido pela Internet, sendo completamente imperceptível.
Como funciona o ataque com os auscultadores
Para o conseguirem, os investigadores exploraram uma falha de um chip de áudio da RealTek, presente na maioria das placas de som dos computadores usados hoje em dia, desde o Windows até aos Mac.
O malware criado converte qualquer canal de saída de áudio numa de entrada, sem qualquer mudança perceptível para o utilizador. Não será simples proteger os utilizadores contra este ataque uma vez que o funcionamento do chip é o pretendido, dando a liberdade ao driver para o alternar. O que não era esperado é que o malware conseguisse agir ao nível do driver, mudando a própria placa.
Para já, tudo se resume a uma prova de conceito e a RealTek está já alertada para o problema, mas a existência da falha mostra que esta pode ser explorada por qualquer um.
Se muitos achavam que bastaria tapar a câmara e remover o microfone dos equipamentos, ficou assim provado que nada disto basta pois uns simples auscultadores podem ser convertidos e usados para espiar qualquer pessoa.
Este artigo tem mais de um ano
Pois… Só se esquecem, é que o som captado por uns fones tem uma qualidade mediucre, e que para ouvirem é preciso quase berrar…
Não é novidade a captação de som por altifalantes, nos ‘Walkie Talkies’ antigos a emissão também era feita via altifalante. No caso dos auscultadores, se forem magnéticos dão óptimos microfones 😉
Podem ouvir à vontade as minhas conversas!!
Ja tapei os meus fones com esponja a volta assim ja n espiam
Onde está a novidade? Muitos chips da realtek dão para escolher o que ligamos à porta. Ou seja, mesmo que lá esteja indicado microfone podes ligar uns auscultadores e vice-versa. Também não é novidade nenhuma que uns auscultadores podem servir para captar som. Isto porque o principio de funcionamento de um microfone/auscultador/coluna é idêntico. A única diferença entre estes é que no auscultador/coluna um impulso eletrifico faz mover o diafragma gerando uma onda de pressão, no caso do microfone é uma onda de pressão que faz mover o diafragma gerando um impulso eletrifico. Por isso é que um microfone também consegue reproduzir som. A única novidade era se o exploit desse para ouvir musica e captar som ao mesmo tempo usando o mesmo auscultador. Ora como tal não é o caso, isto é um não problema.
Não é um problema, como assim? Não é por não ser o pior cenário que deixa de ser um possível problema para organizações (etc) terem em conta, já que poderá ser uma maneira de contornar as políticas de permissão/segurança dos sistemas sobre os microfones.
OKkkk…. Pergunta estupida: Só é possivel esse cenário para phones que não estejam em utlização a reproduzir musica ou som no momento, certo…?
E que tal desligar os phones quando já não se estiver a utilizar…? Problema resolvido!
Só pode haver mais algum problema é com as colunas do pc…
Se as colunas do pc forem amplificadas também não me parece que exista problema. A membrana do altifalante até pode captar alguma vibração mas chega ao amplificador e “morre na praia” A mim parece-me que esta notícia como muitas outras do género sirvam apenas para dar a conhecer as vulnerabilidades existentes nos mais diversos equipamentos electrónicos. Tal como foi dito, é preciso algum volume nas conversas para se poder captar algum conteúdo. Acho que não vale a pena entrar em paranóia por causa disto.
E agora pergunto, conhecem telemóveis ou portáteis que não tenham microphone? Para quê darem-se ao trabalho de ir buscar o som ás colunas/phones?
Hoje em dia até os relógios têm microfone… Quem quiser ouvir. liga o microfone e ouve, não precisa de invenções… Entre telemóveis, portáteis, e pcs com headsets…. Boa sorte a tentarem esconder alguma coisa.
Ui que medo. Mais más notícias então: a TV da sala, a aparelhagem e imagine-se, até os automóveis têm disso!!! ☺