PplWare Mobile

Apple coloca novo processador mais eficiente no iPad 2

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Edgar Clérigo says:

    oh bolas ! Vou comprar o meu entretanto !

  2. João Reis says:

    Só uma marca com este poder faz um refresh tão interessante a um super produto. Só é pena não anunciar na capa do produto, venderiam como rebuçados.

      • João Reis says:

        Não anunciarem quais é que tem o novo processador, para sabermos o que estamos a comprar. Sem lotarias.
        É um refresh, actualização ao ipad2 que já tem 1 ano..mais. Conhecem muitas marcas a fazer isto?
        Eu não, e ando nesta “luta” a mais de 13 anos.

        • João Semedo says:

          Estás a gozar ou é só ignorância? É que todas as fabricantes de hardware o fazem, constantemente…

          Queres uma lista de marcas?

          Redesenhar os componentes internos para processos de fabrico mais pequenos e consequentemente mais eficientes é a regra da industria…

          • RaCcOn says:

            João o que ele queria dizer é uma marca pegar num artigo que já tem 1 ano de vida no mercado, e que até já tem um sucessor e alterar o seu hardware de modo a tornar-lo mais eficiente…

            As outras marcas, nesta situação já tem o equipamento antigo descontinuado, em alguns casos já nem actualizações de firmware dão, quanto mais actualizações de hardware.

            😉

          • João Reis says:

            Redesenhar é uma coisa, colocar uma CPU mais potente e com menor consumo é outra completamente diferente.

            A pergunta do gozo aplica-se ao que acabaste de dizer, só podes não querer entender ou não leste o artigo destes comentários.

          • RCS says:

            Se precisam de um exemplo para perceber, têm o exemplo do Galaxy S, que levou um CPU novo.

        • Ana Martins says:

          @João Reis e @RaCCon, o João Semedo tem toda a razão.

          Vocês claramente não entendem que redesenhar componentes internos dos aparelhos é muito comum entre fabricantes.

          Dou um exemplo muito óbvio que são as consolas de jogos, como X360 e PS3. Estão constantemente a ser redesenhadas internamente, para CPU’s / GPU’s de processos de fabrico mais pequenos e mais eficientes energéticamente.

          Ainda há pouco tempo a Microsoft actualizou a motherboard da X360 para um chip único de CPU/GPU partilhado, que resulta num ganho enorme de eficiência.

          Sobre o 1 ano de vida do iPad 2? Placas gráficas revistas ao nível de hardware, com chips mais pequenos e mais eficientes e com bem mais de 1 ano de vida é o que não falta por ai.

          O exemplo das consolas de jogos também é bom.

          A PSVita saiu e a Sony continua a lançar versões revistas da PSP ao nível do hardware. Fez o mesmo com a PS2, que já depois da PS3 estar há 3 anos no mercado, lançou uma nova versão PS2 SLIM com AC integrado e CPU/GPU mto mais eficiente.

          Os exemplos são mais que muitos e certamente existem muitos smartphones no mercado que ao longo do seu ciclo de vida vêem os seus componentes internos redesenhados para versões de fabrico mais microscópicas e mais eficientes.

          Isto é tão natural que a maior parte do ppl nem se apercebe. Mas agora a Apple fez uma revisão de hardware ao iPad 2 e é um exemplo brilhante e único?

          Faz lembrar o marketing absurdo da Apple a anúnciar o Copy/Paste e o pseudo-MultiTasking no iOS, há uns anos, como fosse uma coisa nunca antes feita lol.

          Por amor de deus, sejam mais humildes.

          • João Reis says:

            Primeiro de tudo:
            A cota de mercado do iPad não tem concorrência, ou seja, eles lançam isto sem necessidade.

            Em segundo digo-lhe desde já que os exemplos que deu são muito bonitos aos olhos de leigos. Você está a comparar alhos com bogalhos.
            Os aparelhos que deu como exemplo não se actualizam nem lançam versões NOVAS todos os anos sem falhar 1.
            Ou seja, deita por terra tudo o que acabou de dizer, você deu exemplo errados de aparelhos que são lançados e mantem-se no mercado durante anos a fio, e claro, vão sendo actualizados e bem.
            Você não disse nenhuma mentira atenção, mas não tem nada haver para este exemplo. Além do mercado dos exemplos que deu é muito mais feroz e concorrencial, em tablets, 90% é iPad e como disse nem sequer tinham esta necessidade.
            Dou-lhe outra razão, o iPad2 com melhor processador vai ser vendido ao preço do antigo. Torna logo a melhor compra possível em termos de tablets, só é pena, e isso critico, não terem nada diferenciador na própria designação do produto para sabermos que vamos comprar um com o novo.
            Acho que humildade é o que lhe falta acima de tudo. Os seus exemplos embora verdadeiros não servem para este exemplo concreto. Espero que tenha sido bastante claro.
            – Mercado concorrencial totalmente conquistado em termos absolutos e percentuais (ou seja sem necessidade de melhorar)
            – E ainda para mais, o produto é todos os anos melhorado com novas versões totalmente novas, coisa que no mercado das consolas não acontece em NADA..parecido
            Obrigado pela leitura,

        • Ana Martins says:

          João Reis, desculpa lá, mas estás a dar uma de ignorância extrema. O que dizes não faz qualquer sentido.

          Em vez de seres humilde o suficiente para admitires que não sabes o que estás a falar ainda te enterras mais ao tentares bater com a cabeça na parede.

          Isto é tão simples para qualquer pessoa entendida que a tua ignorância nesta matéria salta à vista.

          E não te ofendas comigo, só te estou a tentar explicar como é que as coisas funcionam, para aprenderes. Humildade é também uma caracteristica de quem gosta de aprender com o conhecimento dos outros.

          As actualizações de hardware não têm nada a ver com cota de mercado mas sim com o ciclo de vida dos componentes e com o amadurecimento dos processos de fabrico.

          É precisamente porque a Apple ainda fabrica e vende o iPad2 que ela investiu na actualização do CPU para uma versão mais reduzida e mais eficiente energéticamente, porque simplesmente fica muito mais barato/económico de produzir.

          Não há rigorosamente nenhuma diferença entre a Apple, Sony, Microsoft (xbox), Intel, AMD, Nvidia, Asus, Toshiba, nesta matéria.

          O número de iterações destas revisões também não tem directamente a ver com o tempo que o produto está no mercado, mas sim com a relação de volume de vendas versus o tempo em que passa a ser rentável substituir o fabrico dos componentes por processos de fabrico de menos nanómetros.

          A Apple fez esta actualização no iPad2 ao fim de um ano. A Sony já fez mais de três actualizações na PS3 no mesmo período e muitas mais ao longo do ciclo de vida da PS3. E no caso da PS3 não falamos só de CPU, falamos de motherboard, chips de memória, GPU, etc.

          Qual a diferença? Nenhuma, simplesmente para a Apple e Sony tornou-se a cada iteração destas mais barato de fabricar os componentes.

          Acho que qualquer pessoa minimamente informada está ciente disto. Se tu queres viver na ignorância ridícula de pensares que a Apple fez o que ninguém faz e que o fez por caridade, lamento desiludir-te. Para tua informação, a Apple fez o que qualquer fabricante faz quando é rentável fazê-lo.

          Não há aqui magia nenhuma, nem caridade nenhuma. Este iPad2 com o CPU revisto, sai mais barato à Apple fabricar do que continuar a fabricar o original.

          Se não queres aceitar ao menos informa-te sozinho e aprende alguma coisa.

          • Vítor M. says:

            Calma, tirando alguns excessos de linguagem e adjectivos carinhosos, estou a gostar da vossa participação e diálogo.

            Mantenham o nível elevado sff e não troquem “mimos” parvos.

            Estão com outro tipo de argumentos a informar muita gente.

            Obrigado.

        • Ana Martins says:

          Peço desculpa se pareço agressiva. Utilizo a palavra “ignorância” no sentido do seu significado e não com a intenção de ofender.

          Mas realmente, posso evitar essa linguagem porque geralmente é interpretado como ofensa.

          Em relação ao assunto, não tenho mto mais a acrescentar. Não estou a criticar a Apple, estou simplesmente a tentar explicar ao João Reis, que esta revisão do CPU do iPad2 não é nenhuma novidade em termos de prática (como ele enfatizou). Aliás, é tão vulgar à esmagadora maioria dos fabricantes que raramente é notócia e essa é seguramente a razão da falsa convicção do João Reis.

          João Reis desculpa se te ofendi.

          Beijos, portem-se bem 🙂

          • João Reis says:

            Ana 🙂
            Podias ter sido mais elegante apenas isso, ainda para mais sendo uma mulher com um nome bonito.
            Vamos a factos.
            Estás a comparar produtos com ciclos de vida comercial diferentes. A PSP vai ter substituto/actualização ou novo modelo, como quiseres chamar passado quanto tempo?
            Xbox sai um modelo todos os anos? De qtos em qtos anos?
            Se queres podemos comparar com o exemplo que deste da PSP, então vamos raciocinar:

            A PSP é feita para vários anos como bem sabes, se está a rever o processo de fabrico e a melhorar é porque sabe e toda a gente sabe que se vai vender durante anos, compensa ser melhorada ainda para mais porque está em concorrência aberta e voraz com o resto das consolas portateis. (nem sequer neste aspecto de concorrência se equipara com o iPad)

            O iPad2 já tem novo modelo e foi lançado a apenas 1 ano, e mesmo assim com novo modelo (Novo iPad) melhoraram o processador (significativamente) ou seja vais comprar o modelo anterior ainda melhor do que era, a preço de anterior.

            Não me deste nenhum exemplo parecido, ou então não me fiz entender mais uma vez. A PSP nem a Xbox irão lançar novo modelo num prazo mínimo 3 anos? talvez mais estou a dizer por baixo.

            Além disto que te digo, tens de englobar no contexto iPad, não existe concorrente em termos de tablets é curiosamente o seu irmão mais novo o Novo iPad da mesma empresa. Mesmo esquecendo o facto de ter 90% de cota de mercado dos tablets coisa que ignoras mas interessa, eles não tinham necessidade de melhorar ainda para mais já existindo o Novo iPad/Novo Modelo.

            Reflecte e diz-me coisas.

            Cumpts

        • Rodrigo says:

          Que luta?

          Ou tens faltado aos treinos?

      • Ana Martins says:

        João Reis 😛 Mais uma vez desculpa pela agressividade das anteriores respostas…estava irritada e despejei em ti 😛

        Mas sobre o assunto. Apesar de ter saido o novo iPad com novo hardware, o iPad 2 continua a ser fabricado e continua a ser vendido. Provavelmente está nos planos da Apple, continuar a fabricar e comercializar o iPad 2 por muitos mais meses. É bastante provável que façam o mesmo que fizeram com o iPhone 3G / iPhone 3GS.

        Lógicamente só faz sentido redesenhar o fabrico de componentes internos, se está nos planos continuar a fabricar, porque o objectivo é mesmo modernizar o fabrico para métodos mais eficientes e mais baratos. Por isso, não interessa se o iPad 2 só está há 1 ano no mercado e se a PS3 está há 6 anos. O que interessa é se continuas a fabricar/vender e tens a oportunidade de reduzir custos nos componentes internos e lucrar mais com as futuras vendas ou possivelmente suportar uma redução de preço.

        E neste aspecto as fabricantes estão sempre a investir. Não te esqueças também que a maior parte das fabricantes têm nos seus produtos componentes fabricados por outras fabricantes. Pelo que o timing de redesenhar componentes internos pode estar dependente de outros fornecedores.

        Com esta notícia ficas-te a saber que a Apple fez isto com o iPad 2. Mas isto acontece em muitos produtos que estão no mercado, tanto a nível de CPU’s, GPU’s, chips de memória, motherboards, etc, e tu e todos nós não temos essa noção simplesmente porque se calhar não é notícia.

        É verdade que não acontece em muitos outros, porque têm ciclos de vida muito curtos e não há planos para os continuar a comercializar.

        Em suma, o que digo é que a Apple ter redesenhado o CPU do iPad2, não é nenhum feito mágico protagonizado pela Apple como quase deste a entender. É um processo natural na maior parte dos produtos que vendem e estão ai para continuara vender.

        Sinceramente, a impressão que me deu nas tuas intervenções é que estás a misturar o fabuloso tablet que é o iPad 2 com decisões normais de fabricantes. Sim o iPad 2 é excelente, mas este novo CPU é na melhor das hipóteses um pouco mais eficiente a nível energético e a substituição do CPU não é nenhuma caridade da Apple.

        Espero ter agora conseguido esclarecer melhor o meu ponto. Beijos 🙂

        • João Reis says:

          Certo, o teu ponto de vista já fez mais sentido. Não se trata apenas de melhorar para agradar mas sim para reduzir custos no seu fabrico, concordo.
          Sobre o tempo de vida desconheço os planos da Apple mas certamente que é bem bem menos do que uma PSP ou qualquer exemplo que deste. A necessidade da Apple será unicamente essa cortar custos porque a nível concorrencial este produto apenas concorre com o seu irmão mais novo como já o disse antes.
          O que discordamos pelos vistos é na subtileza da actualização. Para mim é um incremento digno de uma noticia em qq site ou revista de high-tech, 10% a mais de bateria e maior desempenho é brutal, como sabes dos tamanhos e das barreiras que existem para melhorar estes 2 aspectos.

          Acho que nos fizemos entender, espero que o PPLWARE continue a publicar modificações do genero, pelo menos destas em que incrementam bastante a qualidade do produto.

          Beijo Ana,
          Obrigado pelos argumento que fiquei a conhecer melhor 😉

    • João Semedo says:

      Estás a gozar ou é só ignorância? É que todas as fabricantes de hardware o fazem, constantemente…

  3. JC says:

    O facto de ser uma “lotaria” não é proibido por lei?

    • Vítor M. says:

      Não, eles têm um que já deixou de ser distribuído, para eles é como se no mercado já não existisse o anterior. Depende depois da capacidade de escoar produto por parte do revendedor.

    • =) says:

      Muitos produtos vêem assim. É difícil fazer os mesmos produtos iguais pois os fornecedores já não têm em stock ou ficaram careiros lol
      Eles trocam tudo é processadores, memória ram, memórias rom… não sei quais são os limites ou se existem, mas os produtos que vendem são todos assim.
      As caixas de alguns mantêm-se iguais, enquanto outros consegue-se detectar pelo serial number ou pelas revisões (rev1)

  4. AbIlio MartInho says:

    Em termos de hardware a Apple tem como estratégia falar o que lhe convém e normalmente o menos possível.
    Por exemplo comprei o adaptador HDMI para o meu iPad 2 em Abril.
    Tinha testado antes o de uma amigo comprado em Março. Isto porque o objectivo era instalar o XBMC (o meu leitor multimédia está a ficar obsoleto) e usar como control remoto o iPhone. Ficou uma delicia, muito bom com acesso ao disco de rede e reprodução por Wifi irrepreensível.
    Lá mandei vir adaptador para mim da Apple.
    A surpresa foi que a partir de Março alteraram-no e só dá para usar no iOS 5.1. Ora no 5.1 não tenho direito a xbmc.
    Foi comprado no site da Apple (39€) e não tinha uma única referencia a essa alteração nem especificações sobre o software que era compatível.
    É só um exemplo.

    • Vítor M. says:

      Viva.

      Só uma dica, não sei até se é o que utilizas:

      http://goo.gl/qseBT

      • AbIlio MartInho says:

        Sim é o que uso.
        E estou bastante à vontade com ele pois uso no Ubunto há bastante tempo. No iPad foi a primeiras vez mas com alguma paciência personalizei como queria.
        O problema está no adaptador HDMI. Estes que estão a vender desde Março só funcionam em iOS 5.1.
        Com 5.1 não há JB logo não há XBMC.
        A razão do meu post foi alterarem as especificações deste hardware sem dar cavaco levando-me a gastar 39€. O melhor era ter ido ao ebay…
        A solução passou por trocar com o do meu amigo que tem um new iPad pois o de Março dava “Acessório não suportado” quando inserido no dele, apesar de que ignorando o aviso funcionava.
        Enfim…

    • André Sousa says:

      XBMC -> Jailbreak… Achas que a Apple ia dar “suporte” oficial a aplicações da Cydia Store?!

      • the man says:

        É com cada 1… lol

        • Abílio says:

          Quem falou em suporte para o XMBC pela Apple.
          Leram na diagonal.
          Falo de alterarem um hardware (adaptador) sem alterarem as especificões. O cabo não funciona em 5.0.1 e ponto. Nem com as App da AppStore.
          Só falei em Xbmc como motivo de comprar o cabo. Como disse com o de Março funciona lindamente o XBMC NA TV
          Enfim

        • Abílio says:

          Leram o que escrevi.
          Alguém pediu suporte à Apple para o Xbmc
          A única coisa que pedia é que especifiquem o hardware e software que é compatível com o que vendem.
          Leiam com mais atenção antes de comentarem tentarem ridicularizar
          Agradecido

          • André Sousa says:

            Ena, que alguém ficou muito ofendido… Se reparares o suporte veio com aspas, se não entendes.

            Normalmente quando há actualizações de hardware da parte da Apple, seja acessórios ou não, eles depreendem que é para usar o software mais recente e consequentemente “cai” (olha as aspas novamente) o suporte para versões antigas. É fácil resolver o teu problema, basta actualizares para a versão compatível com o cabo, que pelos vistos é a 5.1. Agora vais responder que não podes por causa do jailbreak, e claro do XBMC. Logo, queres algum tipo de suporte da parte da Apple para o teu problema certo? Mas a Apple não te pode fornecer isso claro está. Porque? Jailbreak… Simples…

            Tens razão quando falas que a Apple devia colocar os “requisitos” para os acessórios, mas querendo tu uma utilização ESPECIFICA para algo que eles não suportam, por força de software actualizado, é ridículo. Eles dão suporte a comunidade deles, não a comunidade jailbreak.

  5. RCS says:

    Para quem quiser comprar um ipad lembre-se que o ipad 2 tem agora uma autonomia bastante maior do que o ipad 3.
    Está explicado o porque da Apple não divulgar esta alteração.

  6. Ricardo Ribeiro says:

    Cheira-me que esta atualização foi mais para evitar o jailbreak.

    • =) says:

      Parece mais que foi para o processador não sair do sitio se estamos a falar da cola pois os contactos desse processador ficam por baixo.

  7. Continuo sem perceber como se poderá averiguar se é o novo modelo depois da compra…. Podem esclarecer?
    Obrigado.

  8. El Lentinho says:

    Tenho um dúvida…

    Ando interessado em comprar um tablet. Estou indeciso entre o Galaxy 7500 com 3G e o Ipad 2 com 3G.

    Já tenho um telemóvel android e por isso tenho já algumas aplicações compradas…

    Quero usar para trabalho. Navegação em sites e bloco de notas.
    Uso também o google apps: docs, gmail, calendário, tarefas, contactos…

    Que me aconselham?

    Obrigado… 🙂

  9. El Lentinho says:

    E os produtos da google funcionam bem no Ipad? Estão bem integrados?

    Obrigado pela resposta! :o)

    • A que serviços te referes, particularmente?

      • El Lentinho says:

        Por exemplo gdocs, sincronização e calendário e email, gtalk com videochamadas…

        obrigado. 🙂

        além disso, como vou trabalhar bastante com pdf, talvez o tamanho do galaxy seja o mais indicado…

        • João Reis says:

          esqueça, experimente os 2 e verá porque é tão óbvia a diferença

          Tirando o factor tamanho, que poderá ser impeditivo para si no iPad, de resto vai adorar o iBooks com os seus pdfs livros e o que quiser.

          • El Lentinho says:

            Bem, confesso que me fizeram pensar a sério no ipad… vou experimentar numa loja os dois.

            Obrigado pela ajuda mais uma vez! 🙂

          • El Lentinho says:

            @João Cardoso, João Reis, Bónus, Miguel, Vítor M., the man

            Para que conste, graças aos vossos comentários comprei hoje um ipad2!

            É favor pedirem as vossas comissões à Apple e à Fnac. 😉

            obrigado!

            Já agora, comprei na Fnac de Braga um de 32 gb com 3G branco com um desconto de 25%!!!! E não, não me enganei na percentagem!!!

            Mais uma vez obrigado pela vossa paciência nos comentários, além de quem já referi, também @Gerardo e Luís Miguel!!!

    • Vítor M. says:

      Funcionam melhor que no Android 😉 até rendem mais à Google que os mesmos no Android 😀

  10. Qual e minha versão? says:

    Mas afinal como é que sei no meu ipad se ele tem a nova versão ou a antiga?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.