YouTube: a página inicial ficará finalmente ao seu gosto na app Android
Em breve, passará a ter controlo completo sobre os vídeos apresentados na página principal do YouTube através da app para Android. Em seguida, a plataforma da Google prometeu trazer estas novidades para iOS, bem como para a versão Web. Mas, afinal, o que é que mudará para os utilizadores?
Mais controlo sobre o que aparece na página inicial, bem como nas recomendações.
É uma medida algo inesperada por parte da plataforma de vídeos da Google. Famosa pela sua aplicação de algoritmos para nos sugerir os mais variados conteúdos, agora opera-se o inverso. Com efeito, na sua app para Android vão começar a ser implementadas várias alterações que mudarão a forma como usamos o YouTube.
Personalize a página inicial do YouTube na app para Android
Esta é a premissa que subjaz ao leque de mudanças. No entanto, não se esgotará na app para Android, tendo a plataforma já prometido a sua chegada também ao iOS. Aliás, caso tudo corra conforme previsto, poderemos mudar e personalizar radicalmente os conteúdos apresentados na Homepage do YouTube via web.
Ainda que surpreendente, é com bons olhos que vemos este anúncio. Ao propósito, o mesmo foi divulgado através do blog oficial da empresa, e, ao mesmo tempo, através das suas redes sociais. Veja-se, em seguida, a promessa de várias mudanças para nos ajudar a encontrar o conteúdo que realmente queremos.
Starting today, we're rolling out several new features to help you more easily find and enjoy videos on Home and in your Up Next suggestions. Coming to mobile now & to Desktop soon!
Check out each update below & get the full scoop in our Help Community → https://t.co/iJMsehIc91
— TeamYouTube (@TeamYouTube) June 26, 2019
A partir de hoje estamos a distribuir várias novas funcionalidades para o ajudar a encontrar, de forma mais simples, e desfrutar, dos vídeos na Home, e também nas sugestões "Em seguida". Já a chegar ao mobile e em breve também para Desktop.
As novidades chegarão também ao iOS e à versão Web
A plataforma de vídeos da Google mostra ainda as novas funções em ação. Assim, de acordo com a própria, quando estivermos dentro do YouTube através da app para Android, teremos novos filtros de pesquisa. Isto é, novos cartões, no topo da página principal, para que encontre facilmente o género de vídeos que procura.
Ao propósito, recordamos que esta mesma funcionalidade já havia sido sugerida em alguns rumores. Agora, temos a confirmação disso mesmo, além da sua distribuição imediata através de uma nova atualização para a app Android. Já para os utilizadores de dispositivos iOS, as novidades chegarão em ocasião posterior.
1⃣ When you’re signed in on Android, you’ll now see topics alongside videos on Home and Up Next.
Tap on a topic to refine your feed, and your suggested videos will match that particular category – this is English only for now, and is in the works on Desktop and iOS, too! pic.twitter.com/kQ8gfmRWve
— TeamYouTube (@TeamYouTube) June 26, 2019
Tal como podemos ver pelo vídeo, temos novas formas, rápidas, de encontrar categorias de vídeos. Desse modo, a página inicial da plataforma ficará realmente ao seu gosto. Algo que é completado pela nova opção de remover completamente as sugestões de conteúdos por género e por canal.
Veja apenas o que quer no YouTube
É uma das raras ocasiões em que a página principal desta plataforma da Google recebe uma atualização tão significativa. Ainda assim, reconhecemos nela bastante mérito, sobretudo para quem não se quer deparar com conteúdo "empurrado" pelos algoritmos. No entanto, isto não terá impacto na página das Tendências.
Já em seguida temos outro exemplo de como poderá personalizar a sua página principal do YouTube. Algo que pode chegar ainda hoje à sua app para Android e que chegará futuramente à app para iOS. De igual modo, passaremos a ter este controlo mais granular também na versão web (Desktop) da plataforma.
Assim, para remover uma recomendação, clique no menu de opções sinalizado pelos três pontos verticais. Aí, verá agora a opção de não recomendar mais vídeos deste canal, seja nas sugestões na página principal, ou nos vídeos apresentados automaticamente pela reprodução contínua, ou seja, nos "Em seguida".
Importa ainda frisar que o YouTube quer dar mais informações aos utilizadores sobre os vídeos que recomenda. Algo que afetará sobretudo os conteúdos de canais não subscritos pelos utilizadores, tal como é demonstrado pela imagem acima, à direita.
Relembramos, por fim, que para usufruir destas opções granulares de controlo terá que estar registado na plataforma da Google. Para tal, carece apenas de uma conta de email e, a partir daí, terá acesso pleno não só ao YouTube, mas a todo o ecossistema da empresa.
Já se deparou com algum vídeo bizarro, fruto das recomendações do YouTube?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: YouTube (Twitter)
Fonte: YouTube (blog)
Se arranjassem o menu das subscrições é que era. ou que dessem acesso a um Feed RSS (dinâmico)