Spotify e Apple Music isolam-se da alternativa Google Play Music
O streaming de música é cada vez mais a opção favorita dos consumidores para desfrutarem deste tipo de conteúdos. Aliás, é uma tendência que reflete a nossa interdependência dos dispositivos móveis, também para a fruição de música e para tal temos plataformas como o Spotify, Apple Music, ou a Google Play Music.
Cada plataforma com as suas vantagens, diferenças, mas só uma reúne o maior número de utilizadores.
Com uma abordagem dual ao mercado de streaming de música, a Google está longe de ser a figura dominante no mercado. Ainda assim, espera-se que o Google Play Music venha a ser incorporado com o YouTube Music, a mais recente aposta da plataforma. Desse modo, os seus números poderão ser mais competitivos.
O Google Play Music tem 15 milhões de subscritores
Note-se que neste momento, de acordo com os valores avançados pela Bloomberg, os seus números estão nos 15 milhões de utilizadores. Contudo, estes são os valores somados pelas duas plataformas de streaming. Entretanto, o Apple Music e o Spotify contam com 50 e 100 milhões de subscritores (utilizadores pagos).
Há, assim, um grande desfasamento entre estes três grupos empresariais. Algo que não passou despercebido à Google, mas que está longe de ter uma resposta. Enquanto isso, os seus principais rivais continuam a granjear novos utilizadores pagos. Contudo, há boas perspetivas de crescimento para o grupo Play Music e YouTube.
Com efeito, de acordo com a Google o seu YouTube Music e YouTube Premium cresceram cerca de 60% de ano para ano. Estamos, portanto, a contemplar um serviço cuja mensalidade ronda os 9,99 dólares por utilizador. Já o pacote familiar, até 6 pessoas, obriga a um investimento mensal de 14,99 dólares.
O Spotify e o Apple Music têm 100 e 50 milhões, respetivamente
Neste momento, a principal vantagem dos serviços de streaming da Google conquistam sobretudo quem tem um altifalante inteligente da empresa. Isto é, uma Home ou Home mini, por exemplo. Nesses casos temos um feed ininterrupto de música, sem anúncios ou publicidade. Conclusões também avançadas pela Bloomberg.
Já, por outro lado, as colunas da Google também podem utilizar o Spotify Premium com fonte. Algo que aumenta a versatilidade dos produtos, mas que pode "roubar" alguns subscritores aos serviços da empresa de Mountain View. Já em seguida temos um excerto das declarações da empresa.
O YouTube Music e Premium tiveram um aumento de 60% dos subscritores de ano para ano. Um aumento verificado entre março de 2018 e março de 2019. O YouTube disputa agressivamente a peça do The Wall Street Journal que apontava uma estagnação no crescimento do serviço. Aliás, o aumento dos subscritores (premium), aumentou no primeiro trimestre deste ano.
Qual é seu serviço favorito, Spotify, Apple Music ou Play Music?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: The Verge
Fonte: Bloomberg
Neste artigo: Apple Music, Google, google play music, Spotify
O google play music ja ja fecha. Alias todo projeto ‘inovador’ do google morre com poucos anos.
Eu mesmo gostava na epoca do moto g1 e g3 do gplay music, upei n musicas para lá, mas depois que fiz spotify, eu parei ate mesmo de usar modded.
E recomendo, é muito bom.
Uso o Google Play Music, por uma razão, é o mesmo valor, tem a mesma biblioteca de musicas e não preciso de instalar aplicações para encher o meu telemóvel, porque esta já vem instalada com o sistema operativo, até ao momento não tenho nada de mal a falar sobre esta app, tem todas as musicas que gosto. Os outros matam-se e exfolam-se a vender publicidade para irmos subscrever para a aplicação deles, esta é uma aplicação que tem crescido no silencio, nunca vi nenhuma publicidade ou algo a convidar-me a ir para esta app e entrei e gostei.
E isto meus amigos, é a razão pela qual a UE está a multar a google relativamente ao browser por defeito.
“Ah ja estava instalado nem me dei ao trabalho de experimentar mais nada”
Eu diria que o Spotify se isola das alternativas Apple Music e Google Play (que é uma bosta).
As botas nao sao a Aplle Music nem a Google Play, as botas sao as pessoas.
Sou assinante do YouTube Premium. Uso o YouTube Music e o Play Music (ambos). Gosto muito do serviço. Fui assinante do Spotify, mas por não ter músicas antigas cancelei.
Quando usava iOS, curtia o Apple Music. Agora que voltei para o Android, aderi de vez ao Spotify.
Aqui no Brasil eu prefiri trocar Spotify pelo Google play music junto com o YT music. O valor da assinatura do YT Premium é pouca diferença em relação ao valor do Spotify e tem a vantagem de nao ter propagandas nos vídeos.
Quando foi lançado aqui no Brasil, eu via vantagem no YT Music em relação aos seus concorrentes, que era a possibilidade de baixar músicas de vídeos que não estavam disponíveis no catálogo oficial, isso era ótimo, pois, sou fã de músicas Japonesas, desde o J-Pop ao J-Rock, e principalmente de aberturas e encerramentos de Animes, era o trunfo do YouTube Music, e eu não precisa mais recorrer à pirataria para este fim, mas, algumas bandas japonesas estavam disponíveis de forma oficial no catálogo do Spotify, e sem falar das trilhas sonoras de jogos, nesse quesito, o mesmo tinha melhorado muito desde a última vez que havia visto, não pensei duas vezes e troquei, mesmo tendo esse trunfo do YT Music, a qualidade da música fora do catálogo era bastante inferior (algo que eu já esperava), sem falar na mistura que o Google faz entre o YouTube e o serviço de Música, é horrível. Enfim, nunca testei o Apple Music, mas estou satisfeito com o Spotify no momento e não pretendo mudar.