Safe Browsing da Google já ajuda mil milhões de utilizadores
As questões de segurança sempre foram uma das muitas preocupações da Google. Ao indexarem milhões de páginas todos os dias, conseguem sempre saber quais as que são fidedignas e as que estão a alojar todo o tipo de malware ou spyware.
Ao terem esses dados alertam os utilizadores e partilham essa informação com vários browsers para que estes possam proteger os seus utilizadores e assim manter a Internet mais segura e livre de utilizadores infectados.
O serviço Safe Browsing da Google anunciou agora que, graças à partilha que realiza consegue ajudar mais de mil milhões de utilizadores a defenderem-se de sites pouco seguros.
Este serviço da Google consegue dar aos utilizadores uma camada adicional de segurança ao alertá-los para a possibilidade de os sites a que estão a aceder não são fidedignos e contêm malware ou outro tipo de problemas.
Essa informação é obtida sempre que a Google indexa os sites que usa no seu motor de pesquisa e actualmente são marcados mais de 10 mil sites nestas condições.
Essa informação é partilhada por vários browsers para que estes possam também ajudar os utilizadores e assim protegê-los contra esses problemas.
A forma mais simples de usar o Safe Browsing e testar sites que pensem estar com problemas é fazendo uso de um endereço na forma como apresentamos abaixo, mudando apenas o URL no final:
http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=pplware.sapo.pt |
A forma mais simples é usarem o Chrome, o Firefox ou o Safari e deixarem que esses browsers vos alertem para problemas.
Para tornar este serviço ainda mais acessível e para que todos tenham acesso a informação sobre os sites que a Google detecta, esta resolveu integrar o Safe Browsing nos seus relatórios de Transparency Report.
A informação apresentada permitirá aceder a alertas semanais, onde esses sites maliciosos estão alojados no mundo, quão depressa voltam a estar infectados e muita outra informação.
Esta constante procura em melhorar os resultados das suas pesquisas e em filtrar os que são identificados como problemáticos acabam por dar uma preciosa ajuda aos utilizadores que usam os seus serviços e os browsers a que estão associados.
O serviço Safe Browsing é dos que menos os utilizadores ouvem falar da Google, mas é provavelmente um dos que mais seguros os mantêm. A sua adição ao Transparency Report vem adicionar informação útil a muita outra que aí era já disponibilizada.
Homepage: Google Safe Browsing
Este artigo tem mais de um ano
Muito interessante e útil.
A Google podia era começar a trabalhar em algo tipo Adblock. Que bloquearia banners e todas essas tralhas prejudiciais.
Acho que isso nunca acontecerá! A Google vive à custa de publicidade…
Não vai acontecer por 2 motivos:
1° Se fizessem isso iriam também bloquear a publicidade da google que tanto income lhe traz.
2° Se optassem por não bloquear a deles iriam ser acusados de usar monopolização para suprimir publicidades de terceiros.
Resumindo só ia trazer dores de cabeça e dinheiro a mais….nenhum. Ad bloquers não geram lucro.
Achas mesmo que isso acontecerá?? Se a maior empresa de publicidade é o Google, porque razão, deveria fazer isso?
Quando desbloqueio o Adblock, eu só na maioria, publicidade do Google, no Adsense!
Usa o Comodo Dragon v.27.2.0.0 que tem a extensão PrivDog.
Baseado no Chromium v27.
Uma das grandes preocupações da Google é a segurança dos seus utilizadores na web.
Excelente iniciativa!
Podes creR que é IsSo mesMo
Tirando as vezes que é pura aldrabice… Adquiri uma VPS que ja foi acusada de Phishing, agora aquele IP está lixado!
Depois de terem sido arrasados pelo IE10 em segurança, estava na altura de fazerem alguma coisa.
“As questões de segurança sempre foram uma das muitas preocupações da Google…”. Caramba…utilizarem esta frase em relação a uma empresa cujo principal negócio é a utilização/venda dos dados recolhidos a quem utiliza os seus serviços. Nem o Larry Page se lembraria de melhor…rsrs.