Quanto custa à Google ser motor de pesquisa padrão no iOS?
De entre os vários motores de pesquisa existentes, o Google é considerado um dos mais completos e fiáveis no que toca a encontrar o resultado certo para a nossa pesquisa.
Assumindo a aposta em estar em todos os dispositivos, sabe quanto paga a Google anualmente à Apple para ser o motor de pesquisa por omissão no iOS?
Embora exista um grande número de motores de pesquisa, são poucos os que são realmente conhecidos e que abrangem um largo número de utilizadores. O Google será aquele que reúne um maior consenso, sendo reconhecido pela qualidade e fiabilidade dos seus resultados.
A estratégia da Google para os motores de pesquisa é estar no maior número de dispositivos possível, independentemente do seu tipo (smartphone, tablet, desktop, box, etc) ou sistema operativo (Windows, Android, iOS). No que toca a dispositivos móveis, se estar no Android não acarreta custos para a Google, estar no iOS já é completamente diferente, com os valores envolvidos a serem exorbitantes.
Segundo a Bernstein, a Google pagará este ano cerca de 3 mil milhões de dólares à Apple para poder ser o motor de pesquisa por omissão nos dispositivos iOS, depois de ter pago "apenas" mil milhões em 2014, resultando num crescimento de 300% em 3 anos.
Para o crescimento deste valor contribui o "ataque" falhado da Yahoo em 2014 para ficar com esta posição, que era ocupada pelo Google desde os inícios do iOS, tendo obrigado a gigante das pesquisas a abrir os cordões à bolsa.
Embora a Google detenha a maior fatia do mercado, podendo não se sujeitar a este pagamento exorbitante, a gigante das pesquisas prefere fazer o investimento e assegurar a sua posição dominante naquele que é o seu principal concorrente e que lhe traz uma boa quantidade de utilizadores.
Para a Apple este é um negócio bastante vantajoso, visto que amealha uma grande maquia sem grande trabalho, bastando definir um simples motor de pesquisa por omissão para amealhar 3 mil milhões de dólares.
Este artigo tem mais de um ano
Ka-Ching!
3 mil milhões foi quanto a Apple pagou pela Beats…
Imagina quanto os Apple users não rendem à Google, para ela poder pagar isso.
O que a Google ganhará com a presença no iOS deve compensar. Não só perceber o que pesquisam e procuram os clientes Apple, neste caso do iOS como garantir que mesmo no mundo Apple, a palavra Google existe.
Tudo isto adicionado à publicidade que é a grande receita da Google, acredito bastante que esses 3 mil milhões estejam bem pagos.
Deixo aqui uma noticia de 2015 http://appleinsider.com/articles/15/05/27/apples-ios-drives-75-of-googles-mobile-advertising-revenue
onde mostra como em 2014 por exemplo ganhou 9 mil milhões de receita ao ser no iOS o motor de pesquisa tendo pago na altura entre 1 a 2 mil milhões para ser o motor de busca por defeito.
Dito de outra forma, a Google precisa de pagar para que utilizem os seus serviços!
Não me paga a mim, nem a ti, mas paga à Apple para dar uma ajudinha…
Por isso é que eles também fazem o Android e o dão de borla, Chrome idem…
Não te paga a Google mas paga-te a Apple, por isso indiretamente recebes o dinheiro da Google.
Paga-me a Apple?
Em iPods nano. Dizem que sim, que já tens umas caixas deles. 😀 😀 😀
Se alguém me paga a mim, é meu problema…
Agora Vítor M., pelo que leio neste site…
Eh pá não sabes encaixar uma brincadeira 😀
O que lês neste site? Basicamente lês o que publicas e as respostas dos teus fãs 😀
É a única explicação possível para a forma como defendes a empresa. Ter tanto esforço e dedicaçãoa fazer algo e não ser pago para isso é que é difícil de compreender
Quem utiliza o serviço são os clientes, não é a Apple, esta apenas o coloca à disposição de quem o quiser utilizar.
Tu és o peixe o Google é a rede és tu que és vendido
Os mançãnzinhas são autenticos filões de ouro!!! Para a Google é simples, eles vão ao safari fazer uma pesquisa, mostram-lhes o produto mais caro e tá feito!!!
Ps
Quanto a motores de busca, às vezes no Firefox uso por engano o yahoo, não entendo como aquilo funciona, aparecem resultados estranhos, não gosto nada!
Talvez a pouca idade não permita que entenda como funciona o mundo real, onde uma das primeiras lições é: “Não existe almoços grátis”. O Google vive de publicidade e não discrimina onde vai buscar clientes para os seus anúncios, seja ao pobre coitado que compra o Android de gama baixa ou ao consumidor premium que usa Galaxy S8 ou iPhone. Cada um é alvo de publicidade, diferenciada claro está. Não faz sentido anunciar um Audi a um dono de Android de 50 euros ou achar que um dono de S8 compra no LIdl. São públicos diferentes, onde o ponto em comum é usar o Google.
“achar que um dono de S8 compra no LIdl.”
O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Ainda há poucos dias estava no parque do lidl um tesla s a carregar. Qual é o “supermercado dos ricos”?!
Acredita que a maioria dos donos dos S8 e dos iPhones compram no Lidl, ou onde for mais barato de certeza, e do pior é mais barato que se pode comprar. Ter um telemode 1K no bolso e comida de m*rda na mesa é o que não falta neste mundo.
Ó Gaius… tenho um s7 edge, um mate 9, um ipad air 2 and guess what… compro no lIDL… o que é que uma coisa tem a ver com a outra ? De certeza que não vives no mundo real..
Pensas que o gigbola tem pouca idade, mas deves ter menos que ele…kakakak
Tenho um iphone 7, cujo preço não é inferior ao S8 e faço compras no lidl, pingo doce, continente e mini preço quando calha..,…
Comentário típico de fanboy do android! A Google só não paga as marcas para ter o seu motor de pesquisa por defeito no Android porque isso deve estar nas condições de utilização. E paga no iOS por este representar mais de metade das receitas com o seu motor de busca e pelo simples facto se motor pre-defenido no iOS mudar para outro a esmagadora maioria vai utilizar esse motor já que a esmagadora maioria não altera uma vírgula do que está definido provocando um rombo nas receitas da Google!
e porque a Apple não tem um serviço de pesquisas como a Microsoft, Google e Yahoo.
Para quê?
A maioria das pessoas vai à Wikipédia para apreender sobre alguma coisa, ao Trivago para encontrar um hotel, ao Kuantokusta para procurar preços, ao Facebook para stalkar pessoas.
E vivem todos no Safari e na AppStore.
Toda a gente vai ao google, para tudo, incluindo os clientes Apple. Deal with it.
Por isso é caro e só serve caso queiras ganhar dinheiro com publicidade ou vender dados dos teus users. A apple não faz dinheiro a vender os dados do seus users e a publicidade que vende é muito limitada por isso não é o seu ganha pão não faz sentido investir mihões ou biliões para ter um serviço de pesquisas, principalmente quando existem outros a pagarem para usares o teu. google no caso das pesquisas no safari e tal e Bing no caso da Siri.
Eu tenho ipad pro ,iphone e macbook pro retina e compro no continente. lidl nem la entro, ate se apanham pulgas, no continente e o supermercado da boa gente
Boa gente não vai às compras, as compras é que vão a casa.
Mas em termos de serviço, sempre que vou passar o fim de semana ao Algarve gosto de passar pelo supermercado local, bom serviço.
Funcionários para colocar as compras no saco e depois levam até ao carro.
“…a Google pagará este ano cerca de 3 mil milhões de dólares à Apple.” Incrível !! Num ano !! Tanto dinheiro,meu Deus do céu,e apenas para poder ser o motor de pesquisa padrão nos equipamentos da Apple.Quase 2 mil e 600 milhões de euros na conversão para euros.É muita massa. 🙂