O Google Plus foi redesenhado… novamente
A rede social da Google tem sofrido ao longo dos anos mudanças profundas, sempre procurando tornar-se mais ajustada ao que os utilizadores pretendem.
Se por norma as mudanças têm pouco impacto, a nova alteração que a Google anunciou terá um impacto grande. O Google Plus virou-se agora para as Comunidades e para as Colecções.
Segundo o que a Google anunciou esta nova mudança vai muito além de uma alteração de visual. O Google Plus vai agora focar-se em trazer para os utilizadores dois pontos em que a gigante das pesquisas quer apostar, por entender que é o futuro das redes sociais e em particular da sua.
Esses pontos são as já presentes Comunidades e Colecções, que agora passam a ser o ponto central de toda a actividade dos utilizadores.
Muito para além das partilhas de conteúdos, que eram o foco do Google Plus, a nova imagem e a nova posição desta rede vão mudar completamente a sua forma de ser.
Depois de muita informação recebida e que detalhava o que realmente se esperava do Google Plus, foi tomada a decisão de trazer para o seu centro e para a fila da frente os elementos mais usados. É assim que surgem as Comunidades e as Colecções como o novo foco do Google Plus.
Mas a mudança não se fica neste ponto. Também a imagem do Google Plus vai começar a usar o Material Design, a nova linguagem que a Google criou para o Android mas que está a massificar em todos os seus produtos.
Com a mudança a chegar a todos os sistemas onde o Google Plus está presente, o utilizador conseguirá ter uma experiência de utilização transversal e sempre uniforme.
Depois de lhe ter tirado os Hangouts, de ter removido a parte dedicada à fotografia e às imagens e de ter colocado de parte a autenticação unificada pelo Google Plus, é hora desta rede surgir com uma nova imagem e com um novo foco de interesse.
A Google percebeu que não deve correr atrás das outras redes, copiando o que estas oferecem, mas sim criar a sua ideia e a sua visão do que é esperado.
O novo Google Plus está assim mais limpo, mais centrado, mais focado na informação e na distribuição de conteúdo. Ao mesmo tempo está também mais simples de usar e na forma de manter a informação a circular, quer pelas publicações quer pela facilidade com que pode ser acedida.
Esta nova versão vai começar a ser alargada aos utilizadores de forma gradual nos próximos tempos. A adesão vai ser voluntária, para já, podendo os utilizadores voltar à versão antiga a qualquer momento.
Este artigo tem mais de um ano
Parece que estão o exemplo do que eram os pontos fortes do Orkut
Mas alguém usa isto?
Eu uso… e se tens uma conta google usas também xD
mas por acaso eu uso e não é má, não sei o que tem contra o plus
Estás enganado…por acaso tenho uma conta Google…e não uso o o Google +
Nem sequer está activado…
(já agora também não tenho facebook)
Eu uso, e é muito !! muito mais util do que o outra rede social
Vão mudando, mudando, mudando… O pessoal continua a não querer usar isso!
Não dá para usar, no novo google plus, sem esperar que a atualização chegue a mim ?
“o utilizador conseguirá ter uma experiência de utilização transversal e sempre uniforme”.
Onde é que já vi esta frase.
Talvez windows 10 com o Windows mobile.
Eu utilizo bastante a rede Google+, prefiro ao Facebook, mas estas alterações vieram estragar tudo. Retiraram a integração Hangouts que utilizo para falar com amigos, e isso vai fazer-me deixar de usar o Google+
Caro David !!! mesmo com esse design do g+, é facil usar o hangout !
instale como extensão, o app hangout…. depois é so acessar a qualquer momento
abs. Hiro
David. To contigo. Esta última atualização simplesmente acabou com várias funcionalidades e não só com o hang. Várias pessoas que converso estão reclamando demais. Inclusive estamos querendo montar uma comunidade justamente para pressionar o google a voltar atrás. Eu simplesmente voltei pra versão de fábrica cheia de bugs, porém mais funcional que essa nova. Deveriam retirar o estagiário do comando da empresa e colocarem um profissional.
estive a experimentar.. gosto muito deste novo design que estão a por nos produtos google.. e está muito mais rápida a navegação.
que tal porem esta rapidez e este design no youtube, gmail e outros? acho que nao seria mau pensado
faça um favor a nós e a si mesmo, não vá para o G+ se você procura um facebook da vida ou uma comunidade como a do face (seus colegas de trabalho, colégio vizinhos família blablabla), inevitavelmente cheia de gente chata postando aqueles memes brasileiros chatos e tudo mais… O G+ não tem isso, o forte dele são comunidades para pessoas talentosas que gostam de conversar, ensinar, aprender, resolver problemas… seja sobre seus trabalhos ou sobre seus Hobbies. E possivelmente por isso, ela esteja fadada a não ter cada indivíduo da face da terra conectado a ela.