Loja de componentes do projecto ARA começa a ganhar forma
O telefone modular que a Google está a produzir no seu projecto ARA apresenta diversos desafios técnicos. Para além de toda a infraestrutura para suportar os diferentes módulos e o software a ser desenvolvido, é preciso criar o mercado onde estas diferentes partes vão ser homologadas e comercializadas.
Mas a Google parece ter encontrado já o modelo ideal para esta comercialização, fazendo uso da sua vasta experiência num campo similar! A loja de módulos do Projecto ARA será baseada na... Play Store.
O projecto ARA começou durante os tempos em que a Google era detentora da Motorola. Este projecto foi de tal forma agraciado pela gigante das pesquisas que, mesmo após a venda da Motorola, a Google trouxe-o para a sua alçada e hoje é um equipamento quase a chegar ao mercado.
A ser desenvolvido pela divisão Advanced Technology And Projects (ATAP) da Google, o projecto ARA começa agora a ver a hora de ser colocado no mercado e para isso precisará de uma loja onde podem ser vendidas as diferentes partes a ser usadas e incorporadas neste telefone modular.
Para desenvolver esta loja, a Google resolveu estabelecer uma parceria com a Globant, uma empresa dedicada a fornecer soluções de software inovador.
Os moldes para desenvolvimento desta nova loja ainda estão muito longe de estar definidos, mas a Google quer que esta seja em tudo similar à sua Play Store.
Este modelo de loja tem obtido excelentes resultados, tendo crescido muito para além da venda e disponibilização de aplicações para o Android, e por isso é lógico que a Google o queira alargar para novos rumos.
De forma resumida, a Globant prevê desenvolver uma nova loja, em tudo similar à Google Play Store, mas que servirá como ponto de compra e venda de hardware destinado ao Projecto Ara.
Mas para além de servir como ponto de venda, esta nova loja servirá também para que os utilizadores dêem as suas opiniões, recomendações e avaliações sobre cada um dos módulos.
Tendo para já apenas um protótipo plenamente funcional, o Spiral 1, a Google espera ter para apresentar muito brevemente uma segunda versão deste.
O Spiral 2 poderá ver a luz do dia já no próximo mês de Janeiro na segunda conferência anual dedicada ao ARA, onde são ainda esperadas muitas outras novidades.
Ainda sem qualquer data apresentada para lançamento, é esperado que o ARA chegue ao mercado ainda durante o ano de 2015 ou no ano seguinte.
A Google está na linha da frente com o ARA, mas já não é a única. O Puzzlephone é outro conceito semelhante que está também prestes a chegar ao mercado.
Este conceito inovador pretende revolucionar o mercado dos smartphones ao permitir que qualquer telefone possa ser reconfigurado e totalmente alterado com a mudança de módulos, sem que seja necessário comprar um novo.
Este artigo tem mais de um ano
Se este smartphone “Lego” cair ao chão……vai ser bonito!!!!
Se este smartphone “Lego” cair ao chão, monta-se de novo, tal como um lego. Maior prejuízo dão os atuais, com quedas.
Usas uma capa protectora, tal como se utiliza agora.
Mas isto vai ficar mais caro, e mais feio, do que um smartphone convencional, por exemplo se quiser montar um com as mesmas specs que o meu OnePlus de certeza ficaria bem mais caro do que dei por ele, e mais feio, e mais frágil, e com bateria de menor capacidade, etc…
Só velhos do Restelo por aqui!
É claro que este conceito tem mercado e vai avançar, quanto mais não seja para o desenvolvimento de novos conceitos tecnológicos, esta tecnologia pode ser adaptada a qualquer equipamento, nos electrodomésticos por exemplo!
Velhos do restelo aqui há muitos e não é só sobre este assunto, mas cada um sabe de si e outros não sabem o que é evolução…
Parece uma ideia bem interessante, vamos ver o como vai evoluir.
Interessante
Nada interessante.
Talvez seja melhor na Marte
Estou a ver daqui a uns tempos comprarmos um motor de um corvette, meter-lhe um chassis fiat 127 de 1975, uns pneus slick, e vamos correr para o autódromo por 35 euros (anunciados).
Não, espera, não estou é a ver por 35 euros 😀
Mas a ideia do “modular” vai ter adeptos, ai se vai…