PplWare Mobile

IA da Google sinalizou contas de pais devido a fotos dos filhos despidos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Samuel MGor says:

    Acho cada vez mais que IA da Google não consegue distinguir as coisas. A Google falha no Android portanto era de esperar que falha-se também na sua IA.

  2. Food Eat says:

    Privacidade 0

  3. papagaio says:

    …ainda não

  4. José says:

    Seja como for jamais publiquei uma foto do meu filho, fosse lá onde fosse e com qualquer idade! Tenho milhares de fotos dele, fotografei-o desde o dia que nasceu, todos os dias, até aos três anos – aliás fotografei o teste positivo de gravidez e ecos antes do seu nascimento. Hoje, tendo a minha esposa, a minha heroína suportado e sobrevivido a dois canceres, não me arrependo de nada, tal situação só nos permitiu ter um filho – as fotos que tirei permitiram inclusive detectar uma alergia que ele tem a certas ervas, pois observamos, que a sua pele ficava irritada quando exposto a certas plantas. Como todos os pais babados, eu e a mãe tiramos fotos com ele despido e uma está exposta cá em casa com ele deitado de barriguinha para baixo. A minha esposa adora a foto. Mas isto é no âmbito familiar e caseiro, em que as fotos são memórias de um tempo passado. As fotos dos nossos filhos são por demais paradigmáticas pois “crescem muito depressa” e o “nosso” bebé num momento para o outro é um homem. Apesar disso, nunca percebi por que razão os pais publicam fotos dos filhos a propósito de tudo e de nada nas redes sociais. O que não falta por aí são doidos e gente cheia de maldade. Isto da IA ser o “grande censor ou decisor” parece-me paradoxalmente demasiado irracional e perigoso.

    • deeppurple says:

      Ora nem mais

    • B@rão Vermelho says:

      Só consigo intender a partilha de fotos de filhos nos casos em que há familiares a viver longe e mesmo assim em grupos restritos só para a família, mas o problema é a dependência dos likes.

    • Miguel says:

      O que aconteceu neste caso não foi “pais publicarem fotos em redes sociais”. Um pai fotografou a zona afetada do filho e a IA Google decidiu marcar esse conteúdo e apagou-lhe a conta permanentemente.
      Qual é que o telemóvel hoje em dia que não faz upload de fotos para a cloud automaticamente e no instante em que a foto é tirada?

      O problema aqui está nos mecanismos de deteção deste tipo de conteúdo. A forma de detetar este tipo de conteúdo devia ser através da comparação da hash da fotografia com uma base de dados deste tipo (como da NCMEC). O problema é que este método não funciona para fotografias “novas” que não estejam na base de dados. A Google decidiu avançar por o método de IA, mas sem considerar falsos positivos nem maneiras para gerir esta situação

      • Joaquim says:

        Dá para desativar as opções de auto-upload para a cloud.
        É preciso ir ás configurações especificas de cada aplicação.
        Outra solução, ter telemóvel separado para isso (sem login em conta nenhuma).

        • Joaquim says:

          Também reconheço que podem fazer o hash e comparações. Nas definições pus para não fazer cloud upload (não me aparece no GDrive).
          Mas certezas de que nenhum metadado é enviado, sem certeza.

        • Miguel C says:

          Mas neste caso o médico pediu que lhe fosse enviada a foto, para poder diagnosticar remotamente.
          Ao enviar, mesmo com a cloud desligada, tendo em conta que esta pessoa utiliza o serviço de comunicações da google, fica na mesma com a conta bloqueada.

  5. deeppurple says:

    A Google devia pagar uma indemnização exemplar àquele pai.

  6. WTF says:

    Através de que plataforma foi efetuada a chamada? Isto é muito mau mesmo que seja qualquer uma das plataformas da Google, mas será ainda pior se for uma third party e a Google conseguir analisar os dados dessas :/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.