IA da Google sinalizou contas de pais devido a fotos dos filhos despidos
Os sistemas de Inteligência Artificial (IA) das plataformas estão cada vez mais apurados, por forma a garantir a segurança dos utilizadores. Desta vez, a IA da Google sinalizou contas de pais por potenciais abusos.
A razão? Possuíam fotos dos filhos despidos.
De acordo com o The Verge, citando o The New York Times, um pai alegou que, depois de utilizar o seu smartphone Android para captar a infeção na virilha do seu filho, viu as imagens assinaladas como material de abuso sexual infantil, pela Google.
Na sequência dessas imagens, a Google encerrou as suas contas, apresentou queixa ao Center for Missing and Exploited Children (NCMEC) e deu início a uma investigação policial. No entanto, as fotografias foram tiradas para ajudar os médicos a diagnosticar as infeções.
A par da investigação, a Google destacou as complicações associadas à distinção entre um potencial abuso e uma fotografia sem qualquer propósito malicioso.
Pai assinalado pela Google por ter fotos do filho doente despido
O The New York Times explicou que o principal incidente aconteceu em fevereiro de 2021, quando alguns centros médicos ainda estavam fechados devido à pandemia. O pai da criança notou um inchaço na virilha da criança e, a pedido de uma enfermeira, enviou imagens da região antes da consulta, que aconteceu por videochamada. Depois disso, o médico prescreveu antibióticos e a infeção foi curada.
Embora tenha corrido tudo bem, dois dias após a captura das imagens, o pai, de nome Mark, recebeu uma notificação da Google a avisar que as suas contas haviam sido bloqueadas, devido a “conteúdo nocivo” que era uma “grave violação das políticas da Google”.
Identificamos e reportamos material de abuso sexual infantl com equipas especializadas e tecnologia de ponta, incluindo classificadores de aprendizagem de máquinas e tecnologia de combinação de hash, que cria um "hash", ou impressão digital única, para uma imagem ou um vídeo, para que possa ser comparada com hashes de materiais de abuso sexual infantil conhecidos. Quando encontramos esses materiais, reportamo-lo ao NCMEC, que estabelece a ligação com as agências de aplicação da lei em todo o mundo.
O pai, que acabou por perder o acesso aos seus e-mails, contactos, fotos e ao seu número de telefone, foi ilibado quando o San Francisco Police Department, responsável pelo caso, “não encontrou os elementos de um crime” e concluiu que “não ocorreu qualquer crime”.
Este artigo tem mais de um ano
Acho cada vez mais que IA da Google não consegue distinguir as coisas. A Google falha no Android portanto era de esperar que falha-se também na sua IA.
Só demonstra que a IA não tem noção de emoções/ sentimentos como muitos querem fazer crer.
Privacidade 0
Nah!!!
Não há razão nenhuma para não partilhar tudo com a Google!!!
Nah!!!
Afinal não temos nada a esconder, não é mesmo?!
Nah…
LOL
…ainda não
Seja como for jamais publiquei uma foto do meu filho, fosse lá onde fosse e com qualquer idade! Tenho milhares de fotos dele, fotografei-o desde o dia que nasceu, todos os dias, até aos três anos – aliás fotografei o teste positivo de gravidez e ecos antes do seu nascimento. Hoje, tendo a minha esposa, a minha heroína suportado e sobrevivido a dois canceres, não me arrependo de nada, tal situação só nos permitiu ter um filho – as fotos que tirei permitiram inclusive detectar uma alergia que ele tem a certas ervas, pois observamos, que a sua pele ficava irritada quando exposto a certas plantas. Como todos os pais babados, eu e a mãe tiramos fotos com ele despido e uma está exposta cá em casa com ele deitado de barriguinha para baixo. A minha esposa adora a foto. Mas isto é no âmbito familiar e caseiro, em que as fotos são memórias de um tempo passado. As fotos dos nossos filhos são por demais paradigmáticas pois “crescem muito depressa” e o “nosso” bebé num momento para o outro é um homem. Apesar disso, nunca percebi por que razão os pais publicam fotos dos filhos a propósito de tudo e de nada nas redes sociais. O que não falta por aí são doidos e gente cheia de maldade. Isto da IA ser o “grande censor ou decisor” parece-me paradoxalmente demasiado irracional e perigoso.
Ora nem mais
Só consigo intender a partilha de fotos de filhos nos casos em que há familiares a viver longe e mesmo assim em grupos restritos só para a família, mas o problema é a dependência dos likes.
O que aconteceu neste caso não foi “pais publicarem fotos em redes sociais”. Um pai fotografou a zona afetada do filho e a IA Google decidiu marcar esse conteúdo e apagou-lhe a conta permanentemente.
Qual é que o telemóvel hoje em dia que não faz upload de fotos para a cloud automaticamente e no instante em que a foto é tirada?
O problema aqui está nos mecanismos de deteção deste tipo de conteúdo. A forma de detetar este tipo de conteúdo devia ser através da comparação da hash da fotografia com uma base de dados deste tipo (como da NCMEC). O problema é que este método não funciona para fotografias “novas” que não estejam na base de dados. A Google decidiu avançar por o método de IA, mas sem considerar falsos positivos nem maneiras para gerir esta situação
Dá para desativar as opções de auto-upload para a cloud.
É preciso ir ás configurações especificas de cada aplicação.
Outra solução, ter telemóvel separado para isso (sem login em conta nenhuma).
Também reconheço que podem fazer o hash e comparações. Nas definições pus para não fazer cloud upload (não me aparece no GDrive).
Mas certezas de que nenhum metadado é enviado, sem certeza.
Mas neste caso o médico pediu que lhe fosse enviada a foto, para poder diagnosticar remotamente.
Ao enviar, mesmo com a cloud desligada, tendo em conta que esta pessoa utiliza o serviço de comunicações da google, fica na mesma com a conta bloqueada.
A Google devia pagar uma indemnização exemplar àquele pai.
+1
+2
Eu acabava logo com os serviços Google no meu telemóvel.
Através de que plataforma foi efetuada a chamada? Isto é muito mau mesmo que seja qualquer uma das plataformas da Google, mas será ainda pior se for uma third party e a Google conseguir analisar os dados dessas :/