Google URL Shortener encerrará em Março de 2019
Se tem um link para copiar, mas esteticamente fica mal porque é longo, então certamente que já recorreu aos populares encurtadores de URL.
Um dos mais conhecidos é o Google URL Shortener (goo.gl), mas este serviço tem os dias contados e será encerrado já daqui a 1 ano.
Para facilitar a vida a quem pretende copiar URL extensos, foi criado em 2009 o encurtador de links da Google, o Google URL Shortener.
Em 2011 escrevíamos sobre este serviço aqui que passou a ser massivamente utilizado pelos internautas, uma vez que permite não só encurtar URL, como guardar URLs anteriormente encurtados e ainda saber quantos cliques foram feitos sobre aquele link curto.
Se utiliza este serviço, certamente ficará desanimado ao saber que a equipa de developers da Google anunciou hoje que o Goo.gl será encerrado exatamente daqui a um ano, a 30 de março de 2019.
O processo de encerramento terá início já em abril, sendo que os links criados até aqui manter-se-ão ativos. Porém, após dia 13 de abril, os utilizadores que nunca tenham utilizado o serviço, ou que o tenham utilizado anonimamente, já não poderão criar links curtos.
Aqueles que utilizam o serviço, poderão continuar a fazê-lo até à data do encerramento.
A Google refere que este encerramento prende-se com a intenção de promover a utilização do serviço Firebase Dynamic Links, que permite, com o mesmo link, aceder a locais diferentes, dependendo do dispositivo no qual acede.
Porém, para quem pretende apenas encurtar URLs, a Google recomenda a utilização de serviços como o Bitly e Ow.ly.
Este artigo tem mais de um ano
Usar encurtadores de 3rd não é grande ideia, imaginem os blogs e sites que tenham mais de 400 artigos e metade deles com Goo.gl, a maioria dos links vai “morrer”. Agora multipliquem por 5x ou 15x de artigos no total e vão ver o trabalho que iria dar.
As restantes alternativas podem ir pelo mesmo caminho. É de evitar usar.
a novela do RSS se repete. Um serviço excelente, muito utilizado vai morrer . Um dia será o youtube
n porque esse da dinheiro com a pub nos videos.
Não dá dados sobre os utilizadores por isso tem de morrer.
o ruim do google é isso, imagina empresas que usam isso, mas por um lado é bom porque acabara com os links disfarçados de vendas.
um serviço que o google deveria terminar é o blogger! depois, o gayoogle+ e por ultimo google filmes.
E por fim o Google todo, seguido da Alphabet Inc. seria um mundo tão melhor…
E já agora, a Apple e a Microsoft, seguindo-se mais umas empresas com a mesma dimensão… E depois volta-se a 1940… 🙂
Depois de terem melhorado o design, decidem acabar com o serviço.
Eu, normalmente, quando clico num link, prefiro saber de antemão aonde me vão levar.
qdo temos uma página do FB , por exemplo, alguns links ficam muito extensos, prejudicando a estética do post. Vale a pena encurtar. O mesmo para colocar em imagens (instagram por exemplo)
acho muito bem, esses links curtos na esmagora maioria são links de paginas de markting disfarçadas, o que engana muitos…
Estes serviços são muito maus, pois o utilizador nunca sabe no que está a clicar. É uma boa notícia. Podem até existir outros similares, mas é sinal que a moda está a desaparecer. Creio que nunca cliquei num destes links, mas se o fiz tenho a certeza que o meu estômago deu uma volta nesse momento
Tens sites para descobrir o link de origem, URL RAY X 😉
O Chrome 64 encurta URLs automaticamente. Provavelmente passará por aí o motivo da descontinuação do serviço.
Dia das Mentira?!
Eu utilizo o usar.ml funciona bem, não tem propagandas chatas, não precisa de cadastro, top.