PplWare Mobile

Google traz para o Gmail uma nova medida de segurança muito importante

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Alejandro says:

    O que vai acontecer com utilizadores que tenham o smartphone com a bateria descarregada, ou com utilizadores sem smartphone com Android, ou que não possuam nenhum smartphone, quando a verificação ocorrer? Ficarão impedidos de usar o Gmail, ou teremos alternativas de ser verificados?

    • Joao Ptt says:

      Claro que têm: chaves de segurança FIDO U2F.
      Teoricamente até será mais seguro que notificações no smartphone.
      Resta saber se a Google implementou isso.
      Sei que eles já pedem a chave de segurança há muito tempo por exemplo para obter acesso a certas áreas consideradas mais delicadas na parte de “developer”, mas aqui não sei, suponho que vá ser igual.

    • bat says:

      há sempre um negacionista que vive na idade da pedra, cada vez mais os sistemas estão interligados como medida de segurança e isto não é nada de novo, e ficar sem bateria nos dias que correm é extremamente difícil…

  2. Joao Ptt says:

    Quem sabe um dia eles vão também exigir esse “segundo factor” para deixar mudar senhas e os próprios segundos factores de segurança… muitas contas teriam se mantido no controlo dos legítimos proprietários das mesmas se a Google tivesse tal activo.
    Do contrário o atacante pode mudar a senha e acrescentar um segundo factor seu e ultrapassa tal “protecção”.

    • bat says:

      as senhas tem os dias contados, mais provável é surgir um mecanismo que te envia uma chave de acesso válida durante 5 minutos para acederes, já é assim em muitos sistemas, de forma a evitar hacks…

      • mikado says:

        Já andam a dizer que as senhas têm os dias contados há mais de 20 anos. Eu uso senhas difíceis e impossíveis de adivinhar, não são essas que os asnos usam.

        • bat says:

          Andam, mas pelos vistos ainda não deves usar sistemas cifrados em que os acessos já não usam passwords, e amigo podes usar passwords difíceis de usar que isso para a malta que hack aos sistemas é com uma perna as costas, não existe sistemas infaliveis…

          Não abras tu os olhos que um dia quando te descuidas é como qualquer outros ficas sem nada nem sabes como foi, depois vens dizer que meteste passwords difíceis LOL

          • mikado says:

            Pois pois mas esses sistemas supostamente cifrados já foram invadidos pela malta do hack. Já uso Linux há anos e nada me aconteceu.

  3. Pedro Antunes says:

    Isto não é novo. Já me aconteceu! O chato é que torna o simples visionamento dos nosso email mais moroso! É muito chato quando não temos o telemóvel connosco! Não sei se se justifica! No homebanking tudo bem, agora num simples email?? Depois isso evita receber aquelas msg verdadeiramente perigosas? Evita spam?

  4. !Eu says:

    100% de acordo.
    Realmente acabar com o spam, fishing e outras técnicas para o roubo não fazem nada.
    Se calhar porque também lhes interessa, principalmente pelo o spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.