Google traz para o Gmail uma nova medida de segurança muito importante
Sendo um dos principais serviços de e-mail da Internet, a Google tem de garantir ao Gmail o máximo de segurança e proteção dos utilizadores. Por vezes esta surge de pequenas medidas, com impacto muito grande. Agora, a Google anunciou mais uma dessas medidas, que garante um novo nível de segurança importante.
Pode parecer uma contradição, mas no campo da segurança, por vezes as medidas mais simples são as que têm maior impacto. A verdade é que sendo uma parte importante desta equação, os utilizadores precisam de ser levados a proteger-se.
A Google acaba de anunciar que terá uma nova medida de segurança que ira ter um impacto similar no Gmail. É muito simples, mas será pedida em momentos chave da utilização deste serviço. Assim, todos acabam por ganhar com esta novidade.
Foi apresentado o que a Google chamou de "Verify it’s you". Esta é uma verificação adicional que será usada em alguns momentos chave. O Gmail irá requerer este passo sempre que os utilizadores realizarem as seguintes ações.
- Filtros: Ao criar um novo filtro, editar um filtro existente ou a importar filtros.
- Encaminhamento: Ao adicoinar um novo endereço de encaminhamento nas configurações de Encaminhamento e POP/IMAP.
- Acesso IMAP: Ao habilitar o estado de acesso IMAP nas configurações.
O utilizador só precisará de aceder ao seu smartphone e confirmar que requereu essa ação, como já o faz quando acede à conta num novo dispositivo. A mensagem que surge só pede mesmo que autorize esse acesso, neste caso, essa ação.
Se um desafio de verificação falhar ou não for concluído, os utilizadores receberão uma notificação de “Alerta crítico de segurança” em dispositivos confiáveis. Assim, vão poder reagir e prevenir ações indesejadas na sua conta.
A Google está já a disponibilizar esta novidade a todos os utilizadores. Os seus planos preveem que no espaço de 15 dias todos comecem a usar a novidade e assim garantir mais segurança no Gmail.
Este artigo tem mais de um ano
O que vai acontecer com utilizadores que tenham o smartphone com a bateria descarregada, ou com utilizadores sem smartphone com Android, ou que não possuam nenhum smartphone, quando a verificação ocorrer? Ficarão impedidos de usar o Gmail, ou teremos alternativas de ser verificados?
Claro que têm: chaves de segurança FIDO U2F.
Teoricamente até será mais seguro que notificações no smartphone.
Resta saber se a Google implementou isso.
Sei que eles já pedem a chave de segurança há muito tempo por exemplo para obter acesso a certas áreas consideradas mais delicadas na parte de “developer”, mas aqui não sei, suponho que vá ser igual.
há sempre um negacionista que vive na idade da pedra, cada vez mais os sistemas estão interligados como medida de segurança e isto não é nada de novo, e ficar sem bateria nos dias que correm é extremamente difícil…
Quem sabe um dia eles vão também exigir esse “segundo factor” para deixar mudar senhas e os próprios segundos factores de segurança… muitas contas teriam se mantido no controlo dos legítimos proprietários das mesmas se a Google tivesse tal activo.
Do contrário o atacante pode mudar a senha e acrescentar um segundo factor seu e ultrapassa tal “protecção”.
as senhas tem os dias contados, mais provável é surgir um mecanismo que te envia uma chave de acesso válida durante 5 minutos para acederes, já é assim em muitos sistemas, de forma a evitar hacks…
Já andam a dizer que as senhas têm os dias contados há mais de 20 anos. Eu uso senhas difíceis e impossíveis de adivinhar, não são essas que os asnos usam.
Andam, mas pelos vistos ainda não deves usar sistemas cifrados em que os acessos já não usam passwords, e amigo podes usar passwords difíceis de usar que isso para a malta que hack aos sistemas é com uma perna as costas, não existe sistemas infaliveis…
Não abras tu os olhos que um dia quando te descuidas é como qualquer outros ficas sem nada nem sabes como foi, depois vens dizer que meteste passwords difíceis LOL
Pois pois mas esses sistemas supostamente cifrados já foram invadidos pela malta do hack. Já uso Linux há anos e nada me aconteceu.
Isto não é novo. Já me aconteceu! O chato é que torna o simples visionamento dos nosso email mais moroso! É muito chato quando não temos o telemóvel connosco! Não sei se se justifica! No homebanking tudo bem, agora num simples email?? Depois isso evita receber aquelas msg verdadeiramente perigosas? Evita spam?
100% de acordo.
Realmente acabar com o spam, fishing e outras técnicas para o roubo não fazem nada.
Se calhar porque também lhes interessa, principalmente pelo o spam.