Google Photos oferece mais ao iPhone do que ao novo Pixel 4
O Google Photos é um dos serviços que os utilizadores mais usam para armazenar as suas fotografias. Com funcionalidades brutais e uma dinâmica inteligente, está disponível para quem tenha iPhone, Pixel ou outros smartphones Android.
No entanto, com o lançamento do Pixel 4, a Google retirou uma das maiores regalias que era típica dos Pixel. Por outro lado, agora há um truque exclusivo que só funciona no iPhone.
Uma das características que diferenciava a gama Pixel de todos os outros smartphones era a possibilidade de ter armazenamento ilimitado no Google Photos. Ao passo que os outros smartphones apenas têm armazenamento ilimitado gratuita em "Alta qualidade", o Pixel tinha na opção de tamanho "Original" sem compressão.
Ou seja, o modo mais básico permite fazer upload das nossas fotografias de forma gratuita e com bastante qualidade, mas num formato que foi comprimido e reduzido. Não obstante, o Pixel 4 perdeu a regalia que todos os seus antecessores tiveram.
Assim, o Pixel 4 passa a ser um smartphone igual à concorrência no que toca ao uso do Photos. Por outro lado, o iPhone aparenta ter uma capacidade especial! Segundo um utilizador do Reddit, foi descoberto que as fotografias captadas pelo iPhone são armazenadas no serviço da Google no seu tamanho original!
Esta informação, apesar de parecer descabida, faz todo o sentido. Desde o lançamento do iOS 11, em 2017, que a Apple passou a usar o formato HEIC/HEIF ao invés de JPEG. Sucede que, caso a Google quisesse converter para JPEG e comprimi-lo, este ocuparia mais espaço que o original HEIC/HEIF.
Para além disso, a gigante tecnológica teria ainda de despender poder computacional no processo. Desse modo, as fotografias tiradas no iPhone são simplesmente armazenadas com o tamanho original no Google Photos... O que decerto poupa quantias avultadas de dinheiro à gigante tecnológica, que assim não tem de comprimir e reduzir as fotografias!
Isto deve-se sobretudo à natureza do ficheiroHEIC/HEIF usado como padrão no iOS. No entanto, este truque não se verifica com vídeos, apenas em fotografias.
Ative o reconhecimento facial no Google Photos
Este artigo tem mais de um ano
Acabei de confirmar, e as fotos tiradas num Samsung (S10 neste caso), em formato HEIC também ficam no tamanho e resolução original no Google Photos tal como relata o artigo para o iPhone. (Enquanto as ditas normais ficam comprimidas e nota-se no tamanho do ficheiro que fica no Google Photos versus no telemovel.
Obrigado PPLWare, a custa disto quem tiver telemóveis que suportem o codec HEIC como o iPhone, e os Samsung, podem usar o armazenamento gratuito do Google Photos mantendo a qualidade original.
Das leituras que fiz, a coisa é assim – o Google Photos concede espaço ilimitado mas é para quem aceitar recompressão
– Mas no caso do iPhone as fotos são guardadas no formato original, sem recompressão – mantendo o espaço ilimitado. Isto porque o iPhone usa o formato padrão HEIC/HEIF, que dá ficheiros menores.
– Embora o Android 10 já admita o formato HEIC/HEIF o Pixel 4 (tal como o Pixel 3) não o tem – por isso as fotos do Pixel 4, para terem espaço ilimitado no Google Photos – têm ser sujeitas a recompressão.
Exato!
O Android 9 não permitia?
Como é que os Samsung com Android 9 usam o formato HEIC (e que conforme disse, tal como no iPhone, ao enviar para o GPhotos ficam no formato original sem recompressao?
É coisa que não sei nem me interessa se os Samsung com Android 9 tinham o formato HEIC e o Nexus 4 com Android 10 não tem.
Protesta com o autor do post que diz “Por outro lado, agora há um truque exclusivo que só funciona no iPhone” – que é o formato HEIC/HEIF.
Só tentei perceber a trapalhada quanto ao Pixel 4 vs iPhone quanto ao alojamento ilimitado de fotos no Google Photos com e sem recompressão.
… Não é Nexus 4, é Pixel 4.