Google já alerta utilizadores para páginas mais lentas a carregar
O paradigma da Internet e dos acessos a conteúdos está a mudar de forma drástica. Deixámos de estar concentrados nos acessos via computadores e portáteis, tendo passado a olhar, de forma muito mais intensiva e preocupada, para os dispositivos móveis.
É aqui que está o futuro e a Google tem disso consciência. Por essa razão voltou a melhorar a informação que dá nas pesquisas nos dispositivos móveis.
A Google tem trabalhado de forma intensa na melhoria do seu serviço de pesquisa para os dispositivos móveis. Esta é uma classe especial de dispositivos, muitas vezes com velocidades de acesso à Internet baixa ou com variações grandes, o que por vezes impede que exista qualidade.
Por essa razão, é importante os utilizadores saberem que as páginas que são sugeridas na pesquisa vão ser problemáticas e que podem demorar mais tempo que o normal a carregar.
A novidade que agora surgiu, e que ainda não está implementada de forma transversal, permite que os resultados das pesquisas apresentem de imediato um alerta das páginas que vão ser mais lentas para o utilizador. Desta forma, fica de imediato a saber quais as páginas que podem apresentar problemas.
Mas a Google não faz qualquer distinção e faz alertas de forma indistinta, mostrando aos utilizadores alertas mesmo para as páginas do YouTube, por exemplo, e que são naturalmente mais exigentes e mais demoradas a carregar. O factor de peso está mesmo na experiência de utilização, independentemente de ser ou não um serviço seu.
Provavelmente, a Google não irá tomar em conta a velocidade dos dispositivos e das ligações dos utilizadores à Internet. Será uma avaliação geral e para uma ligação móvel "generalista".
Esta novidade começou já a ser vista por alguns utilizadores e deverá ser tornada pública, de forma geral, muito em breve. Será mais uma melhoria centrada nos dispositivos móveis, preocupada em dar a melhor experiência de utilização.
Mais uma vez a Google mostra que está centrada em adaptar-se às novas realidades e que sem qualquer dúvida o caminho a seguir é o dos dispositivos móveis.
Este artigo tem mais de um ano
Boa info =D
Mais uma maneira de controlar e redireccionar os utilizadores para os conteúdos que eles entenderem mesmo que para isso tenham que sacrificar algumas páginas deles com menos hits para parecerem que fazem isto com boas intenções.
É um poder que eles não abdicam.
Eles não podem mandar no que é deles?
Eles mandam no que é deles e até no que é nosso, sem nos apercebermos. São uns bacanos.:-)
Exacto.
E mais o facto de que ser mais lento não significa que não tenha melhores conteúdos.
A velocidade não me parece ser um factor credível de diferenciação. É apenas mais uma maneira de controlar o fluxo de tráfego.
Existem alternativas credíveis à Google por isso só lá vai quem quer.
A Google não vai omitir esses resultados que têm um load-time maior…
Existem tarifários que só têm tipo 200MB/mes e se vais entrar em um site que tem logo 50MB em imagens já é demasiado tarde quando te apercebes com as velocidades LTE. Acho que a Google teve uma boa ideia, mas também espero que seja possível desativar está opção para quem não precise.
Quem tem poucos megas de tráfego ou só está preocupado com imagens que desactive o carregamento das imagens no browser.
A mim o Google no telemóvel está bugado e aparece a versão desktop(é mesmo na aplicação Google)
Não terás essa opção activa?
so falta a google anunciar que o android e lento e o iphone e melhor.
A google nunca mentiria
xD
e tao verdade isso como n venderem dados de users
Se eles explicassem porque raio num Tablet Windows com processador Intel® Atom™ Z3735F (Quad Core, 1.83 Ghz) ou até superior e é transversal a vários seja de que marca for, temos que utilizar o raio do Internet Explorer visto que Chrome arrasta-se, também agradecíamos…isso é que era informação de valor.
Qual o tamanho de ecra do tablet costinha?
a resposta é simples, optimizacao nao e com a google e basta ver o que se passa no android para perceberes isso
Vem um fanboy falar de otimização quando a Apple tem uns poucos telemóveis para atualizar e não consegue que iPhone 4s e iPhone 5 consigam estar otimizados
De estranhar seria se não viessem os comentários dos anti-google (mas que muitos devem usar o motor de busca, e até o Chrome, deles…).
Eles vão começar a apresentar essa info, somente isso; quem quiser visitar na mesma esses sites, visita! Agora virem com essa conversa estragada de que a Google quer redireccionar as pessoas para as páginas que eles querem, é cair no ridículo!
Enfim…
Toda a gente sabe que o Google faz com que as páginas que eles não gostam demorem mais tempo a carregar… acreditem se quiserem!
Yeah, right…
Tá difícil crescer.
Nem mais “Chico” estes gajos quando vêem uma placa na estrada a dizer lisboa via A1 150 kms, via nacional 1 200 km.
O que fazem?
Param o carro no meio da estrada (para todos verem q esta contra ) e inventa a teoria da conspiracao do alcatrao. Entretanto juntam se alguns apoiantes q nem carta de condução teem.
Fazem uma manifestação no cafe da esquina, e exigem uma nacional 789.1.
Entretanto o gajo q começou isto tudo, saiu de fininho para nao apanhar transito na A1.
Alguns não deviam ter carta. Conduzem com muito álcool ou impurezas no sangue.
Não vêm bem a estrada por onde andam e vão mais ou menos ceguinhos no caminho que seguem.
São os Ayrton Sennas lá no bairro.