A Google trouxe novidades para o Gmail no seu 15.º aniversário
O serviço de email da Google, o Gmail já tem 15 anos. Por certo já o terá utilizado uma ou outra vez para os mais diversos fins, sendo uma das plataformas mais populares da gigante norte-americana. Ao mesmo tempo, este produto já é um dos mais populares e bem conhecido, mas agora ficou ainda melhor.
Ainda se lembra quando era preciso um convite para aderir ao serviço? Uma modalidade que vigorou três anos, até que em 2007 o Gmail se tornou livremente acessível. Entretanto, já é a maior plataforma de email.
Marcando o seu 15.º aniversário a tecnológica norte-americana reforçou todo o seu serviço de email e temos boas notícias para si. Já que provavelmente também utiliza o Gmail, temos várias melhorias como a calendarização ou agendamento do envio de emails e, além disso, um poderoso algoritmo.
Agende o envio do seu email
A saber, pode já planear com antecedência o envio do seu correio eletrónico para que determinado email chegue exatamente à hora que pretende. A fim de facilitar a utilização de todo o seu serviço, a Google já deixa os utilizadores escrever o email e definir uma hora, posterior, para o seu envio.
Será ainda mais útil para empresas e utilização profissional. Por conseguinte, se o destinatário está, por exemplo, num fuso horário diferente, esta nova opção será valiosa. Por outras palavras, evitará enviar a sua correspondência fora das horas de expediente.
Assim, pode preparar calmamente o seu texto e definir quando o quer enviar. Algo que libertará o remetente, para além de não saturar o destinatário. Por isso mesmo, a Google insere esta nova função como uma ferramenta promotora do bem-estar digital, uma nova tendência entre as principais tecnológicas.
Planeie e defina a data e hora de envio do email
A fim de tornar esta função - agendamento do envio - perfeitamente personalizável, a empresa disponibiliza desde logo alguns horários predefinidos. Porém, será o livre arbítrio do utilizador que definirá a data e hora exata para o envio do email. Em síntese, escolha o dia e a hora mais conveniente.
Ainda que seja uma novidade extremamente útil, já existiam algumas formas - não oficiais - de o fazer, nomeadamente através de algumas extensões e serviços de terceiros. Contudo, é inegavelmente mais apaziguador vermos esta função a ser devidamente fornecida pela Google.
Está disponível em todas as vertentes. Seja em mobile (Android e iOS), bem como na versão Web (para computadores). Encerrando este capítulo cumpre ainda ser dito que após definir o horário de envio, a Google notifica o utilizador de que pode reverter ou alterar as definições guardadas para evitar erros.
A Google traz a IA para o seu Gmail
Foi em maio de 2018, durante a conferência I/O deu a conhecer a composição inteligente para o seu serviço de correio eletrónico. Por outras palavras, o Smart Compose que só agora chega definitivamente ao Gmail para todo e qualquer utilizador e tudo isto, graças aos seus poderosos algoritmos de inteligência artificial (IA).
Com efeito, o Smart Compose vai ajudá-lo a completar a sua escrita, além de poder preencher automaticamente algumas palavras ou expressões. Além disso, saberá também como começar ou terminar cordialmente um texto. Teremos um assistente virtual, ciente do que escrevemos e para quem o escrevemos.
Esta segunda novidade, a composição inteligente ou assistida dos emails, demorou bastante a chegar a todos os utilizadores. A função foi anunciada em outubro passado pela Google e chegou, em primeiro lugar, à aplicação para dispositivos móveis para Android da linha Pixel. Agora, chega a todos os dispositivos Android.
O Smart Compose
Se tem um dispositivo iOS, de acordo com a publicação da Google no seu blog oficial, chegará "em breve" aos dispositivos iOS. A partir daí, terá sugestões de preenchimento automático personalizadas e cientes do contexto. Mais ainda, também já está disponível em português do Brasil.
A tecnológica norte-americana tem estado a trabalhar afincadamente nesta ferramenta. Sempre com o intuito de a deixar mais útil, torna-a mais adaptável ao registo e estilo de escrita do utilizador. Assim, se começa quase sempre um email com a mesma expressão, o Smart Compose terá isso em consideração da próxima vez que estiver a escrever um email.
De igual modo, este algoritmo saberá reconhecer o contexto do correio eletrónico. Seja uma correspondência profissional ou, por outro lado, um email mais casual para algum dos seus amigos, ajustando assim as suas sugestões de preenchimento automático das frases.
Por fim, a Google quer manter o seu serviço de correio eletrónico sempre a par das novas tendências. Para tal, já fez saber que tornará esta plataforma ainda mais atraente para os utilizadores profissionais. Nesse sentido, vimos a empresa a anunciar recentemente a integração do AMP com o Gmail.
Isto permitirá aos programadores tornar o serviço de email mais dinâmico. Note-se que esta integração do AMP abrirá novas portas como a utilização de vários serviços como o Google Docs.
Costuma utilizar o Gmail como serviço de correio eletrónico?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google (Twitter)
eu utilizo a muito tempo… e evoluiu muito esta anos…. espero que evolua cada vez mais…
não tenho a função ativa!
Este é o melhor serviço de e-mail, não há dúvidas sobre isso.
Tenho conta Google mas não tenho Gmail há vários anos e nem penso ter. Tive no inicio mas esse serviço na altura não me permitia ter pastas de arquivo para os emails que na altura recebia. Migrei então para o Outlook e até hoje tem sido um dos serviços meus favoritos (para além do Sapo ou do Mail.com)…
sapo mail? mail.com? estamos em 2019 ou ainda em 1995?
Desparasita lá o teu cérebro e explica lá a tua teoria sff…
A minha conta foi criada assim, por convite. Depois recebi alguns que distribuí por alguns amigos. Desde essa altura que uso o gmail
o melhor email para quem quer ser espiado e ver os seus dados usados para marketing e spam!
sim, os outros não fazem. Podes voltar para a caverna.
né
Claro que me recordo…
Na altura era necessário um convite, e onde os concorrentes ainda andavam na fasquia dos 10/20 mb de tamanho admitido na mailbox o Gmail já tinha 1Gb (daí o GigaMail).
Ainda apareceram outras empresas nao só com interfaces similares como também com mais espaco, mas nenhuma teve muito sucesso.
Muito bom.