Google está a testar uma mudança que pode revolucionar como pesquisamos na Internet
Parte do quotidiano de muitos utilizadores, desde estudantes a profissionais de várias áreas, pesquisar coisas na Internet tornou-se natural. Agora, a Google estará a testar uma mudança importante no seu motor de pesquisa - alimentada, claro, por Inteligência Artificial (IA).
Não sendo o motor de pesquisa de todos os utilizadores, é aquele que muitos não trocam. De facto, a Google conseguiu criar uma legião de adeptos que recorrem a si para saber mais sobre qualquer coisa, da mais simples à mais complexa.
Entretanto, com a ajuda da IA, a empresa estará a trabalhar numa mudança: uma alternativa no seu motor de pesquisa totalmente baseada na tecnologia.
A versão experimental, de nome AI Mode, foi lançada na quarta-feira, 5 de março, e está acessível para utilizadores selecionados, subscritores do Google One AI Premium.
Os utilizadores selecionados podem experimentar esta alternativa de pesquisa, ativando o AI Mode a partir da página de resultados da pesquisa, e selecionando um separador dedicado juntamente com as opções existentes, como Imagens e Mapas.
De acordo com Robby Stein, vice-presidente de produto da Google, o IA Mode foi introduzido, tendo em conta o feedback dos utilizadores. Estes solicitaram respostas geradas por IA para uma gama mais vasta de resultados.
🔀 Conforme partilhado pela imprensa, ao contrário dos resumos, que têm vindo a aparecer gradualmente acima dos resultados de pesquisa tradicionais em mais de 100 países, o AI Mode apresenta resumos mais detalhados, juntamente com links para as fontes citadas.
Além disso, ao invés das familiares hiperligações azuis, os utilizadores têm à sua disposição uma barra de pesquisa concebida para perguntas de seguimento.
Segundo a Google, o AI Mode é alimentado por uma versão personalizada do seu modelo Gemini 2.0, otimizado para processamentos complexos e tratamento avançado de pedidos.
Este teste vai ao encontro do que Ruth Porat sublinhou recentemente. A diretora de investimentos da Alphabet, empresa-mãe da Google, disse que a integração da IA na pesquisa continua a ser a principal prioridade da empresa.
Portanto…
É uma cópia do Copilot da Microsoft…
Podiam era permitir a opção de pesquisas apenas dentro do sistema de informação de um País sem misturas de outros ! Por exemplo…permitir aceder a informação em Portugal sem vir o Brasil atrás !!
Nas velhinhas aulas de TIC há 22 anos atrás aprendíamos a pesquisar no motor do google com mais eficacia 😛
Para te dizer que podes acrescentar “site:.pt” à tua pesquisa e vai te aparecer apenas sites pt sobre o assunto.
Eu sei que era mais fácil a google ter la um botão por região, mas há conteudo que lhes rende mais dinheiro que tem de aparecer 1º.
Btw, e sem ser uma critica a ti é apenas uma contestação, é engraçado como é que eu com 12 anos era obrigado a aprender a base e lógica deste assunto, e passados 23 anos conseguir informar uma geração muito mais ligada à tecnologia, a resolver algo simples.
🙂 A crítica introduzida não se reporta a assuntos básicos e triviais 🙂 A questão reporta-se a estudos universitários e pesquisas/dúvidas profissionais, Direito, Economia, Gestão… por ex onde se buscam matérias nacionais e que não se estendem científicamente a outras zonas geográficas. A malta que estuda, mesmo no liceu e afins, não tem um suporte científico básico e rápido para obter resultados.
Isso é muito bonito quando o site é ‘.pt’.
Mas se for um site .com? . org? .xpto? em português de Portugal?
Não vai aparecer
O ‘filtro’ deveria ser “PT/PT” e não “.pt”
E mesmo usando a região Portugal como diz o Nuno Almeida… muitos dos resultados não são PT/PT
Exato. Nem todos os sites portugueses são .pt
Se usares o google.pt, fores a opções de pesquisa > outras definições > Idioma e Região > Portugal
Quando fizeres uma pesquisa, tens em “ferramentas” a opção Que podes mudar de “qualquer país” para “Portugal”
Isto!
Aparecem muitos sites brasileiros nas pesquisas.
E mesmo no google académico, que não tem as opções do google geral, não nos livramos de páginas brasileiras !
Podem vir “pintados de ouro”. Tiveram o seu tempo e esse já passou. Não vão deixar saudades.
Google está a testar uma mudança que pode revolucionar como … melhor apanhar os dados dos utilizadores.