Google é original até no subsídio de Natal!
Google dá G1 como subsídio de Natal Dei uma boa gargalhada quando li esta notícia, principalmente porque alega dificuldades financeiras numa das maiores empresas deste nosso mundo. Ao que parece a Google vai entregar aos seus funcionários um smartphone G1 em vez do do subsídio de Natal.
Bom, se pensarmos que, como consta, cada funcionário leva em média mil dólares de subsidio, fora os que ganham mais de 20 mil, oferecendo um G1 a poupança será incrível. Claro que para o funcionário será uma porcaria, pois o dinheiro seria bem mais útil, mesmo que o G1 seja uma excelente máquina e venha completamente desbloqueada. Se não os conseguimos vender, vamos impingi-los.
O telefone custa 400 dólares, aproximadamente 285 euros, isto em revenda, pois a Google certamente consegue um melhor preço, logo por aqui vemos o péssimo negócio (para o funcionário) que está em jogo. A empresa diz que tomou esta decisão pois nunca desenvolveu «nada como a plataforma Android e esta é uma oportunidade única para celebrar o feito (…) Em segundo lugar, a crise obriga-nos a sermos mais conservadores em relação a gastar dinheiro». Haja quem lhes bata palmas por este acto.
Já na China e na Rússia, por impedimento legal (pois não foi autorizada a venda deste equipamento nesses países), os funcionários da Google irão receber os tais 400 dólares em dinheiro.
Este artigo tem mais de um ano
LOL
É a crise 🙂
Google em crise, right. Deve ser mesmo isso.
Mas sim, preferia o dinheiro ao telemóvel…
“ferecendo um G1 a poupança será incrível. ”
Convém lembrar que o não pagamento do subsídio de Natal não é uma poupança, é um roubo. Ao trabalhador.
Lamentável de uma empresa com milhares de milhões de USD, “obrigar” o trabalhador a usar um aparelho que lhe pode ser comletamente inútil e tirar-lhe assim o seu subsídio, mas neste mundo…
Infelizmente esas situações estão-se a tornar cada vez mais comuns. Aqui em Ovar, já a Aerosoles tentou não pagar o subsídio, mas felizmente recuou.
Abraço
A empresa não é obrigada a dar estes 1000 Euros. Todos os anos, a empresa oferece uma prenda de Natal – não vem no contracto nem é uma promessa mas sim algo que tem vindo a acontecer. Este ano, fez todo o sentido que a prenda fosse o G1.
As questões de subsídios de Natal, bónus, etc, são perfeitamente distintas desta prenda.
e voçes estão preocupados com esses Milionários bahh
———————————————
http://forum-maximus.net
Trocar o subsidio de natal por um aparelho da própria empresa? ei altamente, agora a Subaru ta em crise vai começar a oferecer pastilhas dos travões no 13º e os men’s da GoodYear Pneus aos queridos funcionários.
Sinceramente… Ridiculo. Nem sei até que ponto isso é legal, porque tecnicamente é roubo. O trabalhador fica SEMPRE prejudicado. Se fosse na Grécia já tinha morrido gente 😀
ui… em janeiro vou andar atento ao ebay. deve haver uma enchente de g1 a venda a preços de uva mijona.
Não há nenhuma empresa imune à crise, e ao contrário da Microsoft e da Apple, o Google vive sobretudo de publicidade, é aí que estão as suas receitas. Se estamos em crise, há menos dinheiro para investir em anúncios, logo se há menos dinheiro / investimento em anúncios, significa que é expectável que haja menos consumo, e que as pessoas irão ter menos dinheiro para ir/comprar os produtos que o Google vende através dos anúncios.
O Google parece uma empresa muito forte – e realmente o é -, mas julgo que, apesar de tudo, das três que referi é a mais fraca numa altura de crise profunda, algo ainda pior do que aquilo que é hoje e que algum de nós viu na vida
Mas o Google tem vantagens que a MS e Apple não têm. Quer a MS e a Apple, são empresas muito coladas aos seus líderes: Gates & Jobs. Mesmo que não seja o Gates a mandar, a influência dele na empresa é imensa; e na Apple / Jobs é o mesmo. No dia em que estes senhores se afastarem da empresa totalmente, vai ser giro ver o que acontece.
Os SO da MS têm sido mudados, alterados, modificados, mas assentam sempre sob o mesmo package: Win95/98. Claro que levam o AERO, mudandas profundas ou não, mas continua a ter sempre aquela origem. A questão pungente que se coloca, é: será a MS capaz de criar algo verdadeiramente novo nos PCs tal e qual como a Apple fez com o iPhone, revolucionando o modo como as pessoas se relacionam com um telefone? Esse é o desafio da MS para os PCs de amanhã; quanto ao Jobs, parece-me ainda pior: a era do iPod / iPhone já lá vai. É preciso algo novo. Os preços de elite, o design, etc., é muito bonito, mas não é tudo.
Isto tudo para dizer o quê: O Google está mais frágil em momentos de crise do que os seus rivais, pois o sucesso anual da empresa depende muito de como está o mercado financeiro; MS e Apple, nas mesmas condições, safam-se melhor; mas por seu lado, quando os seus líderes derem o berro, das três empresas, o Google será a empresa mais versátil e capaz de lidar com o futuro.
Aos funcionários do Google que não queiram o G1, saibam que aceito doações! 😛
Acho que não ha 13º nos EUA… só em Portugal!…
@ Ninguem
No Brasil também!
Pois. Não está em causa o equivalente ao 13.º mês – subsídio de Natal.
Agora dá 400 dólares ou um “smartphone” – também se fala no HTC Dream Android.
A questão é saber quanto é que o Google costumava dar por empregado. Há quem fale em valores entre 20.000 e 30.000 dólares
http://valleywag.gawker.com/5115653/google-hands-out-dogfood-as-christmas-bonus
Sobre a crise da publicidade no Google tenho as minhas dúvidas. As grandes campanhas publicitárias, envolvendo vários “media”, certamente levam um corte. Mas continua a ser preciso, mais do que nunca, fazer publicidade. Pela mesma razão que a venda de cosméticos aumenta em tempo de crise.
E eu nem ganhei nada, =/
Oh, pessoal, não foi o subsídio de Natal que foi alterado, mas o PRÉMIO que a Google costuma adicionar nesta época! As boas empresas fazem isso para atrair bons funcionários! Eu não me importava nada que, para além do vencimento, a minha empresa, para reduzir custos, me desse este ano apenas um G1, mas a inveja é uma coisa feia…
Pontos verdadeiros:
* Nos EUA não existe o 13º mes como subsidio obrigatorio.
* A google já antes cortou em despesas que tinhas como ofertas diarias de varios tipos de bebidas e outras coisas, que os funcionarios levavam para casa..
* A google esta a ganhar cada vez menos (da sua vaca leiteira) as pesquisas no google.com e por isso esta a levar a publicidade a outros campos..
* Com esta prenda obrigada, vai dar uma prenda ao trabalhador e ao mesmo tempo ajudar a empresa a aumentar a sua taxa usuarios com HTC G1.
* Em Portugal não é o pais que existe apenas o 13º mês. Em Espanha existe por exemplo 14ºmeses para todos os trabalhadores.. (12meses + sub. natal + sub. férias). Em Portugal existe tb 14meses nos funcionarios publicos e em algumas empresas.
O título de “subsídio” não está muito correcto. Trata-se mais de um “bónus” que é dado pelas empresas aos seus colaboradores quando assim o entendem. Este bónus não é obrigatório por Lei.
E eu como Técnico Oficial de Contas, se me permitem o desabafo, sou completamente contra esta nossa política de subsídio de férias + subsídio de natal. Para mim faria muito mais sentido repartir esses 2 vencimentos extra pelos outros 12 meses do que estar a processar 2 vencimentos extra.
Ainda por cima temos que fazer a especialização de exercício relativamente ao subsídio de férias…
Claro que isso obrigaria que as pessoas soubessem economizar o dinheiro extra que receberiam todos os meses, sem o gastar. Caso contrário quando chegassem ao mês de férias ou de Natal não tinham dinheiro 🙂 .
@ Marco Sousa
“Em Portugal não é o pais que existe apenas o 13º mês. Em Espanha existe por exemplo 14ºmeses para todos os trabalhadores.. (12meses + sub. natal + sub. férias). Em Portugal existe tb 14meses nos funcionarios publicos e em algumas empresas.”
FALSO!!! Em qualquer empresa portuguesa (estatal ou privada) existe a obrigatoriedade de pagar 14 meses (12 meses + subsídio de Férias + subsídio de Natal).
Sinceramente..
Não acredito nesta noticia, estando no contrato, o subsidio de NATAL é obrigatorio.. Qual é a fonte desta noticia?
Se a prenda dos meninos foi de valor mais baixo, é uma coisa, não ter subsidio é outra. Eu cá recebi 50euritos em cheque oferta e uma smartbox. Não me importava nada de ter antes recebido esse smartphone, era um “mimo”.
Boas festas! =D
O site Google Operating System resumiu o ano 2008 do Google em 12 imagens.
Não deixem de ver o vídeo do link
February – a Russian ad recreates Gmail’s interface in real life.
http://googlesystem.blogspot.com/2008/12/google-2008-in-12-pictures.html
Posto isto, deviam corrigir no título.
Abraços pessoal
Nos países de língua EN não existe 13º nem 14º mês . O sub. de férias é descontada uma percentagem todos os meses ou semanas para esse fim.
Portanto isso do 13º+14º foi uma estória criada pelo 25 Abril e tanto andou que até hoje continua, salvo erro pelo menos o 14ª. E como eu já li por aqui que é um roubo , é pura ignorância de quem escreve. E mais, existem empresas e em determinados cargos que até dão o 15º, mas só em muito boas empresas.
20.000 dolares de ‘subsido de natal’ eles ganhavam?? o.0
se eu ganhasse essa soma AO ANO, já estaria satisfeito.
Mas se os funcionarios nao gostaram do G1, é só pedir demissão; Garanto que a vaga será ocupada rapidamende 😀
@Paulo
O não pagamento do subsídio de Natal é um roubo. Isso é certo.
Se o artigo está mal escrito, referindo-se a um subsídio que não existe, é ignorância de quem escreveu o artigo, não de quem o comentou com a boa-fé de que quem o escreveu sabia do que estava a falar. E é também ignorância tua; se tivesses lido o meu comentário com atenção, terias visto que parti dessas premissas.