Google Drive para Windows e para OSX está mais inteligente
Os serviços Cloud dependem sempre de boas aplicações para acederem aos ficheiros que albergam e para se manterem sincronizados com as diferentes plataformas.
A Google entendeu isso e quando lançou o seu serviço Cloud tratou de disponibilizar um cliente para os principais sistemas operativos, garantindo assim que partia numa boa posição nesta corrida.
A versão para Windows e para OSX recebeu agora uma actualização de peso que lhe dá novas funcionalidades e a que torna um pouco mais "inteligente".
As versões para os diferentes sistemas móveis do Drive têm sido actualizadas com bastante frequência, garantindo sempre as melhores funcionalidades e a melhor interacção com os utilizadores.
Mas no que toca os sistemas de desktop esta evolução tem sido muito mais lenta e com as novidades a serem apenas na melhoria das actuais funções e não no surgimento de novas.
Devido aos desenvolvimentos serem mais lentos todas as novidades que surgem neste cliente acabam por ter um peso maior e serem sempre mais esperadas.
É por esta razão que esta nova versão está a ter uma especial atenção. As novidades são apenas duas, mas trazem para o cliente do Drive algo que era já há muito esperado e pedido pelos utilizadores.
A nova versão implementa uma funcionalidade que vai passar a dar aos utilizadores a capacidade de verem se as sincronizações dos seus ficheiros estão a decorrer e serem informados sempre que estas terminarem.
A informação será dada de forma visual e será mostrada no menu da aplicação, apresentando o nome do ficheiro e o seu estado de sincronização. Será agora simples perceber que ficheiros estão sincronizados.
Se o utilizador pretender pode agora fazer a partilha de ficheiros directamente deste menu, sendo dada essa opção ao passar com o rato por cima dos ficheiros.
A segunda novidade é talvez a mais pedida e que mais ajuda dará aos utilizadores. Falamos da possibilidade de os utilizadores controlarem a largura de banda que vai ser usada pela aplicação para sincronizar ficheiros.
Até agora este controlo não existia e a aplicação Drive fazia uso da largura de banda que estivesse disponível, o que por vezes provocava alguns problemas na utilização da Internet em acessos mais lentos.
Como é normal na Google, esta novidade vai ser lentamente distribuída pelos utilizadores e dentro de algumas semanas estará disponível para todos.
Estas duas novidades vêm tornar ainda melhor a utilização do serviços cloud da Google, que tem uma competência feroz para combater. São pequenas melhorias que tornam muito mais precisa a utilização deste serviço e que melhorará os processos de sincronização de ficheiros.
É o Google Drive uma boa alternativa a serviços Cloud mais maduros?
Homepage: Google Drive
Este artigo tem mais de um ano
Eu no ano passado preferi comprar um acesso na dropbox. Achei a app do Drive com problemas de sync, tal como a do copy, nunca sync direito ou adicionavam novos ficheiros em vez de sobreporem..
Confundo sempre “Google Drive” com “Google Maps” 🙁
Estou para comprar um macbook air mas sera a primeira experiencia com osx, acham que vale a pena ou o windows e melhor? Obrigado
Eu neste momento tenho OSX, já tive windows, linux. Gosto de ir experimentando, digo te que não te vais arrepender e a adaptação é muito fácil. Agora a escolha só depende de ti, e tens que ter a noção de quais serão as tuas principais tarefas :). A estabilidade do sistema e o facto de teres um computador sempre pronto com uma bateria muito fiável (algo que também já encontras nos “PC’s”) é algo que te vai agradar muito.
Depende do que pretendes fazer com ele…
Carlos, faz 1 ano que entrei no mundo OSX, digo-te, na primeira semana fiquei com dores de cabeça até entender por completo o funcionamento. Passado o período inicial, não tenho queixas a fazer, adoro o sistema operativo, tenho ao meu lado um outro computador com windows e sempre que la tenho de ir mexer chateia-me, não que não seja um bom sistema operativo, mas depois que te habituas a usar OSX (trabalhar num macbook), os gestos, o scroll, todas essas coisas, sempre que mexes num windows estranhas imenso.
E que tem isso relacionado com o artigo…..
So falta app pra wp
Existe hangouts para OS X? O simbolo ao lado do gDrive não é o do hangouts?
É a extensão para o chrome.
obrigado, como não uso o chrome
Tinha a app instalada, mas parece que não tem update automático.
De qualquer maneira, apenas noto a aproximação à app da Dropbox, continuando a não suportar o dark theme do OSx.
O Google Drive tem um potencial enorme, mas a Google não está a dedicar o tempo suficiente à evolução das desktop apps.
Espero que futuramente tragam mais suporte offline e às desktop apps.
Enquanto isso, os hipócritas dos Linux nerds que dão graças e louvores à Google por ser “amiga” do open-source e estão sempre a criticar a Microsoft continuam à espera de uma versão do Google Drive para Linux… pois…
Enquanto isso, os hipócritas dos Linux nerds que dão graças e louvores à Google por ser “amiga” do open-source e estão sempre a criticar a Microsoft continuam à espera de uma versão do Google Drive para Linux… pois…
Pelo teu comentário deves ser muito ingénuo ou apenas um mero troll.
Já faz tempo que a Google deixou de ser open-source friendly para ser uma empresa com foco comercial. O Google Drive e outros produtos são prioritários para Windows porque o universo de computadores pessoais com Windows no mundo é de 90,94% (fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems).
Assim é óbvio que a Google aponte armas ao SO dominante, pois assim consegue vender mais facilmente os seu produtos.
O Linux não traz mais valias financeiras à Google por representar 1,34% do mercado.
Alguém sabe quando sairá o sync grafico oficial para linux?
Tenho agora um portátil, em vez de desktop, que se estragou e queria instalar a dropbox e o google drive. Existe forma de instalar em discos de rede, para não estar a ocupar a memória do portátil, pois tenho bastante espaço ocupado nas clouds? Que alternativas existem? Queria ter um backup físico dessas clouds.